Bagagem de mão

by • 29/12/2007 • BagagemComments (205)178318

+
-


Print Friendly

(Atualização: março de 2010)
Descrição adicional: carry-on baggage, hand luggage, produtos permitidos na bagagem de mão, bagagem de bordo
=============================================================
TAMANHO
O padrão internacional é de 115cm (altura +largura + comprimento). A maioria dos fabricantes de malas de mão já seguem o padrão. Verifique se as malas com expansores também irão obedecer ao tamanho máximo

PESO
A bagagem de mão varia para cada companhia aérea. Algumas deixam pouco peso (como a TAM e Gol: 5kgs) e outras deixa levar uma mala inteira (American e United: 18kgs), mas a média é de 10kgs. Convém o passageiro ver esses detalhes na hora de comprar a passagem, isso pode fazer muita diferença depois, especialmente porque as multas para excesso são altas.

Em relação a peso e tamanho, as malas com rodinhas (roll-on bags) chamam mais atenção no check-in e, geralmente, tem o peso limite confirmado pela atendente. Usualmente, as companhias pedem que o passageiro coloque uma etiqueta de identificação, com nome e telefone, em sua bagagem de mão.

VALORES e DUTY FREE
Em geral, items comprados depois da área de inspeção e segurança dos aeroportos (Duty Free) não tem restrição de peso e segurança, podem ser levados normalmente. Porém, quanto ao valor permitido na Alfândega, os items comprados no exterior entram dentro da quota brasileira de isenção ($500 dólares). Items comprados no Brasil são contados em outro limite (mais $500). Nos Estados Unidos, fazendo conexão para a Europa, não é permitido comprar itens líquidos de mais de 100ml.

SEGURANÇA
Não se deve, sob hipótese alguma, deixar a bagagem de mão sozinha em qualquer parte do aeroporto. Não deixe aos cuidados de terceiros. Em virtude de medidas de segurança, largar a mala de mão, desacompanhada, pode ser visto como crime.

CONTEÚDO:
Líquidos, sprays e aerosols para higiene/beleza devem ser dispostos em um saco plástico transparente com ziper (pequeno, de até 1 litro – 20cm x 20cm). O conteúdo total não pode ultrapassar 2 litros e cada frasco não pode ter mais de 100ml. Procure comprar itens já fabricados em tamanhos menores (pasta de dentes, gels, etc). Isso também vale para comidas que tenham aspecto pastoso e líquido (cremes, pastas, bebidas, etc.).
Produtos restritos a 100ml e que devem estar em saco plástico ziplock: xampu, creme dental, enxaguante bucal, cremes, gels, gloss líquido, bebidas, iogurtes, misturas de sólidos com líquidos, perfumes, óleos, desodorantes – incluindo roll-on, xaropes, sprays, sopas, enlatados com líquidos, queijos e pastosos.
O recomendável é não levar produtos desse gênero na mão, mas despachá-las.
Esse saco plástico (um por passageiro) deve ser colocado na bandeja de inspeção, na área de segurança do aeroporto (screening checkpoint).
Remédios estão liberados para serem levados na bagagem de mão. Mas, se forem líquidos, deixe separado.

OUTROS ITENS:
Além da mala de bordo, os passageiros podem levar mais algum item na mão, como seu casaco ou o laptop.
Em esquemas rígidos de segurança, aeroportos permitirão apenas um item na mão. Em tempos mais brandos, permitem até 2 itens, mas isso pode mudar de aeroporto para aeroporto.

Veja a lista de outros items que podem ser levados na mão:

Itens permitidos para adultos ou crianças.

Uma bolsa de mão, ou maleta, ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro, ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;

  1. Um sobretudo, manta ou cobertor;

  2. Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);

  3. Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;

  4. Material de leitura para viagem;

  5. Alimentação infantil para consumo durante a viagem;

  6. Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

  7. Instrumentos musicais ( desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança).

  8. Isqueiros cujo combustível seja fluido. (apenas em bagagem de mão)

ITENS PROIBIDOS
• Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete etc.;
• Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).

Outros Posts relacionados:

  • Fazendo as malas
  • Alfândega: valores máximos, mercadorias permitidas
  • Fazendo as Malas
  • Limite de Peso de Bagagens
  • Pin It

    Related Posts

    205 Responses to Bagagem de mão

    1. Isabella disse:

      Olá, gostaria de saber se posso levar um narguilé na bagagem de mão. Voo nacional pela Gol.
      =====================================
      Resposta á pergunta:
      Não há restrição por normas da aviação, mas poderia haver pela companhia aérea.

    2. Davila bischof disse:

      Olá
      Estou indo da Suíça para França e gostaria de levar massa de tapioca para minha amiga
      É possível levar na bagagem de mão?
      Agradeço a resposta

      ====================================
      Resposta à pergunta:
      Sim, é possível

    3. sueli leodoro disse:

      ola estou indo para foz do iguaçu pela companhia gol pretendo trazer um narguilé perfumes maquiagens, bijuterias, azeites, azeitonas e algumas bebidas doces a gol me informou que posso trazer 23kg na bagagem e 10kg na bagagem de mao mas nao faço ideia com isso funciona sempre vou pra foz mas e primeira vez que vou e volto de aviao mais uma duvida eu e minha filha temos iphone preciso declarar? por favor me ajuda ja estou com receio de ir de avião
      =======================================
      Resposta à pergunta:
      Pode ter fiscalização como se fosse um vôo internacional.
      Não precisa declarar o celular. Cada viajante tem direito a levar um celular como item de uso pessoal.
      Quanto aos demais produtos, não havendo quantidade grande que possa confundir com intuito comercial (produtos para venda), não haverá problemas. Também convém não exagerar em comprar produtos falsificados, pois eles são considerados ilegais e podem ser confiscados.

    4. Marcelina Klement disse:

      Boa noite!!! Gostaria de saber se posso levar panelas, pratos e talheres na bagagem que vai ser despachada (voo nacional)?
      =======================
      Resposta à pergunta:
      Pode, até em vôo internacional poderia.

    5. Renato Damião pires disse:

      Ola, bom dia. Vou viajar de volta ao Brasil do Haiti passando pelo Panama. Minha duvida é a seguinte: quando sair do Brasil levava comigo dois celulares na bagagem de mão, para uso pessoal. agora estou voltando com mais dois que comprei no Haiti (um dos celulares que comprei no Haiti foi para usar lá, pois os meus dois não eram compativeis com a telefonia de lá; o outro esta na embalagem e é para dar de presente a uma pessoa no brasil. como devo proceder para levar comigo estes quatro celulares? OBS: NÃO TENHO NOTA DE COMPRA DOS CELULARES OU NOTA FISCAL.
      Abraços.

      =============================
      Resposta à pergunta:
      Apenas um (talvez até o segundo) sejam considerados de uso pessoal, segundo a legislação, o resto fica a critério do fiscal.
      A fiscalização é subjetiva, mas se fosse só pelos celulares você não seria parado, a não ser que fossem modelos de revenda aqui (porque aí poderiam entender que é para revenda).
      O fato de ter ou não a nota não altera: eles atribuiriam o valor de acordo com o praticado no mercado.

    6. JÉSSICA ZANATTA disse:

      Bom dia! Para vôos internacionais, posso despachar na mala itens domésticos como panela, canecas, potes, etc? Nada pontiagudo como talheres claro, mas esses outros itens são liberados ou corre o risco de mandarem tirar da mala? Obrigada!!
      =======================
      Resposta à pergunta:
      Não corre o risco de tirarem se for na bagagem despachada. Não pode objetos pontiagudos na mala de mão (bagagem de bordo).

    7. Charles disse:

      Estou indo para Colombia pela TAM e gostaria de saber se posso levar meu Drone Mavic (Nota fiscal e homologacao da Anatel) na bagagem de mao, e 2 baterias em sacos proprios?
      =========================
      Resposta à pergunta:
      Para entrar na Colombia, provalmente não teria problemas. Já para embarcar na aeronave, o mais seguro seria contactar a TAM e ter essa informação por escrito. Usualmente, os maiores problemas ocorrem entre os operadores em diferentes aeroportos.
      Já quanto ao uso na Colômbia, eles já tem normas específicas, então veja atentamente onde pode usá-los para não sofrer uma apreensão lá por uso indevido. Parece ser permitido apenas em áreas sem prédios ou pessoas, de preferência em pistas de aeromodelismo.

    8. Vania Candida disse:

      Oi, vou viajar pela Gol para Porto Seguro e queria de levar, além da minha mala uma bolsa térmica c carne,queijo, e banana congelada,será que pode?
      =======================
      Resposta à pergunta:
      Vôos domésticos: sem problemas, exceto se tiver embarque em terminal internacional, que não permite líquidos.
      Mas não há qualquer problema quanto alimentos.

    9. Patrícia disse:

      Olá, boa noite, queria saber se eu posso levar a minha balança portátil/digital de bagagem na mala de mão ou na minha bolsa?
      =======================================
      Resposta à pergunta:
      Tanto faz.

    10. Kako disse:

      Olá vou fazer voo naciona, no réveillon pretendo levar uma garrafa térmica de 3 litros para consumo de tereré,pode estar levando na bagagem de mão…….
      ===================================
      Resposta à pergunta:
      Se estiver vazia, poderia até levar em vôo internacional.
      Sem problemas.

    11. Edmar disse:

      Olá. Gostaria de saber se uma chave de carro do tipo canivete com alarme pode ser transportada como bagagem de mão numa viagem aos EUA. Pergunto isso porque vi que há restrições da ANAC em relação a alguns “dispositivos de alarme”. Obrigado.
      ==================================
      Resposta à pergunta:
      Não tem problema a chave do carro. Na dúvida, deixe na bagagem despachada.

    12. Nathalia disse:

      Olá.
      Para levar anticoncepcional na bolsa de mão precisa de receita médica nas viagens internacionais?
      ==================================
      Resposta à pergunta:
      Não precisa

    13. Qual o peso Real que pisso levar de Madri a Brasilia? 2de 23 ou 2 de 32 ?
      ==================================
      Resposta à pergunta:
      Depende da companhia áerea. Se for a Iberia, tem direito a levar 2 x 32kgs.
      Mas cada companhia é diferente, especialmente se o vôo começa na Europa, sem ter iniciado no Brasil.

    14. Rhanyere da Mata disse:

      Olá gostaria de uma informação
      Pretendo fazer um voo nacional e levar meu narguilé na minha mala de mão , poda haver algum problema de embarque ?
      =================================
      Resposta à pergunta:
      Não teria problema.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification