Bagagem de mão

December 29, 2007

(Atualização: março de 2010)
Descrição adicional: carry-on baggage, hand luggage, produtos permitidos na bagagem de mão, bagagem de bordo
=============================================================
TAMANHO
O padrão internacional é de 115cm (altura +largura + comprimento). A maioria dos fabricantes de malas de mão já seguem o padrão. Verifique se as malas com expansores também irão obedecer ao tamanho máximo

PESO
A bagagem de mão varia para cada companhia aérea. Algumas deixam pouco peso (como a TAM e Gol: 5kgs) e outras deixa levar uma mala inteira (American e United: 18kgs), mas a média é de 10kgs. Convém o passageiro ver esses detalhes na hora de comprar a passagem, isso pode fazer muita diferença depois, especialmente porque as multas para excesso são altas.

Em relação a peso e tamanho, as malas com rodinhas (roll-on bags) chamam mais atenção no check-in e, geralmente, tem o peso limite confirmado pela atendente. Usualmente, as companhias pedem que o passageiro coloque uma etiqueta de identificação, com nome e telefone, em sua bagagem de mão.

VALORES e DUTY FREE
Em geral, items comprados depois da área de inspeção e segurança dos aeroportos (Duty Free) não tem restrição de peso e segurança, podem ser levados normalmente. Porém, quanto ao valor permitido na Alfândega, os items comprados no exterior entram dentro da quota brasileira de isenção ($500 dólares). Items comprados no Brasil são contados em outro limite (mais $500). Nos Estados Unidos, fazendo conexão para a Europa, não é permitido comprar itens líquidos de mais de 100ml.

SEGURANÇA
Não se deve, sob hipótese alguma, deixar a bagagem de mão sozinha em qualquer parte do aeroporto. Não deixe aos cuidados de terceiros. Em virtude de medidas de segurança, largar a mala de mão, desacompanhada, pode ser visto como crime.

CONTEÚDO:
Líquidos, sprays e aerosols para higiene/beleza devem ser dispostos em um saco plástico transparente com ziper (pequeno, de até 1 litro – 20cm x 20cm). O conteúdo total não pode ultrapassar 2 litros e cada frasco não pode ter mais de 100ml. Procure comprar itens já fabricados em tamanhos menores (pasta de dentes, gels, etc). Isso também vale para comidas que tenham aspecto pastoso e líquido (cremes, pastas, bebidas, etc.).
Produtos restritos a 100ml e que devem estar em saco plástico ziplock: xampu, creme dental, enxaguante bucal, cremes, gels, gloss líquido, bebidas, iogurtes, misturas de sólidos com líquidos, perfumes, óleos, desodorantes – incluindo roll-on, xaropes, sprays, sopas, enlatados com líquidos, queijos e pastosos.
O recomendável é não levar produtos desse gênero na mão, mas despachá-las.
Esse saco plástico (um por passageiro) deve ser colocado na bandeja de inspeção, na área de segurança do aeroporto (screening checkpoint).
Remédios estão liberados para serem levados na bagagem de mão. Mas, se forem líquidos, deixe separado.

OUTROS ITENS:
Além da mala de bordo, os passageiros podem levar mais algum item na mão, como seu casaco ou o laptop.
Em esquemas rígidos de segurança, aeroportos permitirão apenas um item na mão. Em tempos mais brandos, permitem até 2 itens, mas isso pode mudar de aeroporto para aeroporto.

Veja a lista de outros items que podem ser levados na mão:

Itens permitidos para adultos ou crianças.

Uma bolsa de mão, ou maleta, ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro, ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;

  1. Um sobretudo, manta ou cobertor;

  2. Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);

  3. Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;

  4. Material de leitura para viagem;

  5. Alimentação infantil para consumo durante a viagem;

  6. Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

  7. Instrumentos musicais ( desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança).

  8. Isqueiros cujo combustível seja fluido. (apenas em bagagem de mão)

ITENS PROIBIDOS
• Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete etc.;
• Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).

Outros Posts relacionados:

  • Fazendo as malas
  • Alfândega: valores máximos, mercadorias permitidas
  • Fazendo as Malas
  • Limite de Peso de Bagagens
  • Share on Facebook

    Tags: , , , , ,

    62 Responses to Bagagem de mão

    1. Amanda
      March 30, 2014 at 10:37 pm

      Boa noite! Tenho uma câmera Gopro, recentemente comprei uma haste/bastão retrátil que eu encaixo a câmera para que eu tire foto de mim mesma. É de plástico, com a base em metal, você acha ou sabe se posso levar a haste comigo na bagagem de mão? O modelo é esse: SP-Gadgets 36″ P.O.V. Pole for GoPro HERO.
      Ficarei muito grata com a resposta!

      ==============================
      Resposta à pergunta:
      Em geral, sim, pois não tem proibição legal, mas – exceto se muito frágil – o melhor é deixar mesmo na bagagem despachada

    2. António José costa da Silva
      March 17, 2014 at 1:33 pm

      Vou viajar para Fortaleza dia 11 de Abril do corrente ano.
      Gostava de saber se depois de passar o control no aeroporto se posso comprar uma garrafa de vinho de mesa e uma outra garrafa de vinho do porto e a transportar na bagagem de mão.
      E aonde posso comprar um saco de fecho Zip para levar um repelente de insectos uma caixa de aspirinas uma de Afrodisico natural um substituto do viagra

      =====================================
      Resposta à pergunta:
      Saco Zip: a maioria dos aeroportos tem disponível para os passageiros.
      Vinho: Sim, pode, mas apenas se o seu vôo não tiver escalas com troca de terminais.

    3. Natalia Ramos
      March 14, 2014 at 12:07 pm

      Oii,vou pra porto seguro em abril e gostaria de saber se vou poder levar qualquer tipo de creme de cabelo, pasta de dente, condicionador, shampo e etc na minha mala de mão ? to com medo de levar e lá ter que tirar tudo, obg pela ajuda
      ======================================
      Resposta à pergunta:
      Pode. Exceto se sua viagem tiver embarque em terminal internacional (alguns vôos domésticos tem embarque na área internacional, embora seja raro). Estará escrito o terminal no cartão de embarque, se fizer o check-in online.

    4. Kayla
      March 6, 2014 at 10:56 pm

      Oi, vou para França e gostaria de saber se posso levar uma bateria extra do Iphone(tenho NF e custou cerca de U$100) e o Iphone juntos na bagagem de mão ou é melhor colocar a bateria na bagagem de porão ?
      Posso levar 2 pacotes de 500g de café em pó, 500 g de café em grãos e pacote de 500 g de chocolate em pó na bagagem de mão ou melhor na mala de porão?
      existe limite para café?
      Se eu levar um tablet para Europa comprado no Brazil (com NF)contabiliza na cota de $500 que o viajante traz do exterior ou é considerado uso pessoal ?

      ============================================
      Resposta à pergunta:
      É indiferente em qual bagagem levar, mas produtos mais valiosos, como jóias e eletrônicos, devem ser SEMPRE levados na mão (o Seguro-viagem, caso tenha contratado, apenas paga por peso, e não por valor de produtos. Em caso de furto, mesmo dentro do aeroporto, apenas poderá ser indenizado após ação judicial).
      Pode levar café e chocolate, melhor na bagagem despachada (porão), em razão do peso, mas nada impede de levar na mão.
      Tablet comprado no Brasil é considerado Brasileiro. Se tiver selo da ANATEL atrás, como tem a maioria, então não precisa levar nota. Se não tiver selo, levar a nota.
      Não é considerado item pessoal, qualquer tablet importado sem prova de compra no Brasil fica sujeito a entrar na cota de $500.

    5. Jose Luiz de Freitas
      February 10, 2014 at 4:40 pm

      Vou viajar de BH para SP. Posso levar a garrafa de whisky a bordo?
      =============================
      Resposta à pergunta:
      Pode, se não for embarcar em terminal internacional.

    6. SAULO
      January 26, 2014 at 11:40 am

      Boa, estou indo para Barcelona e queria trazer um capacete para uso em motocicleta, será que tem algum problema??
      =============================
      Resposta à pergunta:
      Não há problema trazer acessórios. O que não é permitido são as peças.

    7. giumar
      November 13, 2012 at 7:40 pm

      Boa gostaria de saber se e permitido levar na bagagem de mão uma garrafa termica vazia em voo domestico
      obrigado

      ============================
      Resposta à pergunta:
      Sim, é permitido.

    8. antonio carlos de araujo
      September 29, 2012 at 11:20 am

      sou deficiente fisico e uso uma bengala tipo canadense, além disso tenho que levar um dispositivo na qual uso para colocar as meias nos pés – é de ferro será que vou ter algum problema? esse dispositivo é uma gancho com + ou – 80cm. como vou sozinho para o aeroporto gostaria de saber
      ===============
      Resposta à pergunta:
      Não haverá problema. Se for uma viagem internacional: deixar a bengala e outros pertences para serem passados no raio-x. Poderá ser possível que você tenha que passar por uma revista física, ou seja, um oficial irá verificar se você porta outros itens metálicos por examinação física.
      Se for Estados Unidos: a examinação física poderia ser substituída pelo Raio-X.

    9. Juliana
      September 25, 2012 at 9:05 pm

      Eu estou indo para a africa do sul e gostaria de saber se eu posso levar uma bagagem de mao no peso maximo de 9kilos +uma mochila com computador e camera celular …
      grata ..

      =======================================
      Resposta à pergunta:
      Depende da companhia aérea.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *