Filmes em Paris, França

by • December 6, 2014 • GeralComments (0)5954

+
-


Print Friendly

Separamos alguns destaques de locais e de filmes. Não vamos citar todos, porque às vezes nem dá para associar o filme ao local e vice-versa.
Talvez por ser uma cidade tão poderosa (diz muito sem falar nada) e carismática, não houve tantos filmes recentes voltados à cidade em si – isso desviaria um pouco sua atenção da trama do filme. Woody Allen mesclou bem o cenário e enredo no Meia-Noite em Paris.

POR LOCAÇÃO:

  • Gare De Lyon - a estação de trem, a leste de Paris, pode ser lembrada pelo suntuoso restaurante Le Train Bleu onde se passa as Férias de Mr. Bean, onde ele deve provar escargot e ostras frescas pela primeira vez. Lá ainda tem cenas de Fabuloso Destino de Amelie Poulain, Nikita e O Turista. Afinal, estações de trem são ótimos lugares para fugas e despistar pessoas.
  • Já a Gare Du Nord, faz rotas da Eurostar (Paris – Lille – Londres – Bélgica), foi palco de Identidade Bourne e 12 Homens e Um Segredo, quando os personagens vão pegar o trem para a Itália (embora não tenha trens para a Itália dessa estação).
  • Sacré Coeur – teve até novela das 9 global “Viver a Vida” na frente dessa igreja. Sorte de Taís Araujo e José Mayer, que pegaram céu azul e um tempo fabuloso em Paris (pena que isso não ajudou a novela a deslanchar). Falando em fabuloso, é onde se passa também cenas de Fabuloso Desino de Amelie Poulain (ver abaixo). Também se passa Antes do Pôr-do-Sol
  • Museu do Louvre - foi destaque no Código de DaVinci, que afinal, tem seu desfecho na pirâmide invertida. Também pode ser lembrado pelo filme Uma Cinderela em Paris (Funny Face) com a Audrey Hepburn, pois alguns posters do filme era ela com uma encharpe e vestidos vermelhos, posando na escadaria do Louvre, bem na frente de uma das esculturas de maior destaque do Museu, o Winged Victory of Samothrace. Veja outros filmes em IMDB Louvre.

POR FILMES:

  • Meia-Noite em Paris - filme de Woody Allen – é claro que tem vários lugares em Paris. A margem do rio no Quai de Montebello e a rua em que ele espera mudar de época – Rue Montagne Ste Genevieve. A livraria Shakespeare and Company, na 37 rue de la Bucherie (St. Michel) está nesse filme e também é mostrada no filme Antes do Por-Do-Sol. Fora a importância histórica essa pequena livraria.
  • O Fabuloso Destino de Amelie Poulain - o filme que deu estrelato a Audrey Tatou – a maior parte do filme se passa em Montmatre (distrito 18), como o café em que ela trabalha – Café des Deux Moulins, 15 rue Lepic – e o parque aos pés da Catedral de Sacre Coeur, onde ela espera. E ela mora na Rue des Trois-Frères.
  • Casablanca – o filme tinha o mote “Nós sempre teremos Paris”. Embora a maioria das cenas fosse dentro de estúdios, algumas cenas mostram a cidade. E, na verdade, o filme não foi gravado em Marrocos, como daria para entender pelo título…
  • Um Americano em Paris – filme com Gene Kelly e Leslie Caron tem cenas na Rue Chappe (Montmatre, Distrito 18), onde também foram gravados os filmes Paris Blues, Forget Paris e An Education. A rua (uma escadaria) passa paralela àquela onde tem o funicular para Sacre Coeur.
  • Munique e A Origem (Inception) vão passar pela ponte que liga o metrô Bir Hakeim para a Torre Eiffel. Também é onde gravaram cenas de O Último Tango em Paris.
  • Identidade Bourne - a sede da Treadstone fica em Place de Marche Ste Catherine e ele vai fazer uma importante descoberta no Hotel Regina (2 place des Pyramides).
  • O Código de Da Vinci - do bestseller de Dan Brown, o filme tem Tom Hanks desvendando segredos, a partir de um assassinato no Museu do Louvre. Silas, um dos vilões, mora na rue Becquerel, em Montmatre, região que já apareceu em muitos filmes.
  • O Turista - filme com Angelina Jolie e Johnny Depp – se passar quase inteiramente em Veneza, mas a cena inicial começa em Paris, mais precisamente na Nemours (Distrito 11, metrô Parmentier)
  • Julie e Julia – no mercado de rua Mouffetard (Distrito 5, Metrô Censier)
  • Liberdade é Azul - filme com a Juliette Binoche – mostra a piscina de Pontoise (Distrito 5). Leia mais sobre essa super piscina em http://www.heard-journal.com/post/73980909967/swimming-pools
  • Em O Diabo Veste Prada, vê-se a transformação pela qual passa a personagem de Anne Hathaway em Paris, para acompanhar a chefe na Semana da Moda de Paris (Fashion Week). Ela vai perder o celular na fonte da Place de la Concorde.

Ronine Leon são dois filmes com algumas coisas em comum: se passam em Paris, tem o ator francês Jean Reno como protagonista, são filmes de suspense – ação; são filmes contracenados com atores norte-americanos. E são dois filmes ótimos.

Alguém poderia perguntar se eu não vou citar A Invenção de Hugo Cabret: bem, a maioria das cenas foram feitas em estúdios, para dar maior valor às cenas 3D. Até a estação de trem não é nenhuma das estações da cidade…  e também tem filmes menos lembrados como Eu Te Amo Paris e Moulin Rouge (o musical).

É claro que essa lista não é completa, dá apenas uma idéia de como uma cidade pode dar tom ao filme.
Veja mais filmes em:http://www.parisperfect.com/blog/2011/02/movies-set-in-paris-to-put-you-in-the-mood/

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification