Aldeias Históricas de Portugal

by • 24/04/2018 • Europa, guiasComments (0)167

+
-


Print Friendly

As Aldeias Históricas de Portugal, no Centro de Portugal, reúne alguma cidades com construções de pedra (granito ou xisto), em que são preservadas as tradições de artesanato e produções caseiras de bebidas.


A maior parte das cidades tem população reduzida e bem idosa, porem com boa qualidade de vida.
As principais que podemos citar são Belmonte, Castelo Novo, Almeida, Idanha a Velha, Monsanto, Sortelha e Trancoso, de um total de 12 aldeias.
O trajeto não está entre os principais de Portugal, já que a maioria das rotas estão no eixo Lisboa – Porto, cujo acesso por carro ou transporte público é bem mais fácil.
Por isso mesmo, as aldeias são jóias escondidas.

Não perca
* percorrer as ruas estreitas de Piódão e avistar as janelas e portas azuis
* vá de parapente em Linhares da Beira
* saboreie as “sardinhas doces” de Trancoso (doces em forma de sardinha)
* admire as ruínas do castelo e a antiga Câmara Municipal de Marialva e o Palácio de Castelo Rodrigo
* ande pelas paredes em forma de estrela de Almeida
* descobrir os rostos de Mendo e Menda em duas casas em Castelo Mendo
* descubra a história de Belmonte no Museu interativo
* Descanse na Fonte Chafariz da Bica em Castelo Novo e desfrute da arquitetura da praça da cidade
* descubra as várias etapas da construção da Catedral em Idanha-a-Velha
* traga um pandeiro ou uma boneca de pano da Monsanto
(Fonte: Visitportugal.com) LINK

FOLHETO COM MAPA DA REGIÃO
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/media/documentos/AF_FOLHETO_MAPA_cv.pdf

COMO CHEGAR
As principais rotas de transporte público saem de Lisboa e Coimbra. De Coimbra, há acesso de trem a Guarda. Já de Lisboa, a ligação ocorre em Covilhã. Há um trajeto de ônibus de Lisboa Sete Rios a Monsanto Relva, via Castelo Branco. 
Já as aldeias mais ao sul (Monsanto, Idanha, Castelo Novo) ficam mais próximas de Fundao ou Castelo Branco. Seja por ônibus ou trem, não há muitos horários, por isso não há muita flexibilidade de escolha. ou seja, se você não estiver de carro, terá que ter paciência para traçar um roteiro.

TREM https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/aldeias-historicas
Os trajetos de trem de Lisboa ocorrem para Guarda e Covilhã. Horários (pdf) Lisboa – Covilha (3h40min, Preço15EUR – 21EUR) e Lisboa Guarda (4hrs, Preço 18-25EUR). Distância Porto – Guarda 4hs (15 a 20 EUR). Coimbra – Guarda 2h40min, 13 EUR.

ÔNIBUS
https://www.rede-expressos.pt/

Porto – Guarda 3hs (13 a 15  EUR) | Lisboa – Guarda 4h30m, 17EUR  | Lisboa Monsanto 4h10m, 17EUR. Coimbra – Guarda (3hrs, com troca em Viseu, 13EUR)  |  Coimbra – Viseu 1h20min 8EUR  |  Coimbra – Castelo Branco 2h30mn, 13EUR  | Coimbra – Covilhã 3hrs, 15EUR | Coimbra – Fundao 2h35min 15EUR.


PASSEIO TURÍSTICO PELA COMBOIOS DE PORTUGAL
https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/aldeias-historicas. Custo 50 euros, aos sábados (dia inteiro), via Rodão e volta por Castelo Branco, passando por Monsanto e Idanha-a-Velha.

Mapa: os selinhos amarelos marcam as aldeias históricas. Na parte inferior esquerda está Piodão. Já na Direita, Belmonte, Sortelha. Subindo, Castelo Mendo e Almeida, na direita. Na parte central superior, Trancoso. A linha preto e branca é a estrada férrea. Na grande área verde central, que é a Serra da Estrela, está Linhares.

PIODÃO
Na Serra de Açor, em Arganil, esconde-se esse pitoresco vilarejo, com apenas 220 habitantes. As paredes de pedregulhos de xisto escuro ou madeira contrastam com a vegetação e as portas azuis. A cidade tem um hotel, o INATEL, ao pé da serra.
Ou você pode escolher o Chalés InXisto, em Chãs d’Égua, a 10minutos (5km) de Piodão.
Você precisa estar em boa forma para andar nessas ladeiras íngremes.

BELMONTE
Terra de Pedro Alvares Cabral, fica em Castelo Branco. Com várias construções de granito, foi abrigo a judeus refugiados dos séculos XV e XVI, e ainda hoje tem uma comunidade judaica. Hoje tem museus dedicados ao Descobrimento, à Cultura Judaica, além, é claro, do destaque ao Castelo. Trem mais próximo: Guarda ou Covilhã. Ônibus pela Rede Expressos via Porto

SORTELHA
A 760m acima do nível do mar, eis outra cidade encravada na montanha. Não perca a vista da Torre do Castelo. As construções de granito são cercadas por um muro medieval.

TRANCOSO
A maior das cidades também palco de acontecimentos históricos de Portugal que datam antes da Idade Média, dada sua proximidade com a Espanha. A cidade está estruturada no entorno do Castelo e a muralha. Trem mais próximo: Celorico da Beira.

ALMEIDA
Dentro de uma estrela de doze pontas, protege-se essa vila medieval. Trem mais próximo: Guarda

LINHARES DA BEIRA
Na Serra da Estrela, cujo destaque é seu castelo

A área sul começa no Geoparque. A principal cidade é Castelo Branco.

MONSANTO
Chamada carinhosamente de “a aldeia mais portuguesa em Portugal”, as casas estão literalmente encrustadas na pedra de granito. Você pode conversar com as senhoras que fazem artesanato na porta de suas casas. Há também algumas hospedagens dentro de construções originais da cidade e apenas um hotel, o GeoHotel Escola.

Idanha a Velha
Com uma população de menos de 100 pessoas, é uma das mais antigas vilas de Portugal e esconde uma história bem mais agitada. Por lá, passaram romanos, visigodos, árabes antes mesmo da Idade Média.

CASTELO NOVO
A 650 metros da encosta da Serra da Gardunha, fica Castelo Novo (pouco se sabe do que seria o castelo velho, sendo que este Castelo é do século XII e resta apenas sua torre. Por toda a cidade há construções históricas fabulosas.
Das poucas cidades com estação de trem.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification