Zika vírus: países a evitar

by • January 27, 2016 • GeralComments (0)2599

Com o alastramento do Zika virus no Nordeste brasileiro e as dúvidas quanto ao efeitos em fetos nas mães contaminadas, surgiram alertas para que as grávidas evitem áreas com maior incidência do Zika. Veja quais países evitar ou o que fazer caso pretenda viajar em áreas com incidência do vírus.

O ZIKA e o AEDES
O Zika é passado pela picada do mosquito pernilongo, por enquanto só provaram o contágio pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da Dengue e da chikungunya. Ainda não há vacina para o Zika. A prevenção é feita com repelentes e inseticidas. A Citronella, com cheiro de limão, tem eficácia como repelente.
Os sintomas são parecidos com a dengue, mas mais fracos, incluem febre, pintas e manchas na pele, dor de cabeça e irritação nos olhos. A maioria nem desenvolve os sintomas.

Companhias aéreas norte-americanas como a United e a American Airlines anunciaram, nos Estados Unidos, a possibilidade de solicitar o reembolso de passagens aéreas para quem pretendia viajar para esses destinos, caso você esteja no grau de risco.
Isso porque na última terça-feira, 26 de janeiro, Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC) emitiu um aviso de alerta, já que estão aparecendo casos de Zika nos EUA entre os viajantes que retornaram de países como El Salvador.

No Brasil, o ideal é usar repelentes ou evitar as áreas mais afetadas, como a Bahia, Pernambuco e Paraíba.
Pernambuco foi o Estado mais afetado pelos casos de microcefalia no Brasil. Ainda não há estudos conclusivos sobre a relação de Zika com a microcefalia, mas o súbito aumento de incidência espanta os especialistas.

LEIA MAIS:

ÁREAS DE RISCO
 U.S. Virgin Islands, República Dominicana, 

América do Sul e Central: Bolivia, Brasil, Colombia, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana , Honduras, Mexico, Panamá, Paraguai, Suriname e Venezuela.

Caribe: Barbados, Guadeloupe, Haiti, Martinique, St. Martin e Porto Rico.

Cabo Verde, costa oeste da África, Samoa 

 

Print Friendly
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification