Dicas úteis para fazer bagagem e viajar melhor

by • February 13, 2016 • Bagagem, Geral, iniciantesComments (3)3134

+
-


Print Friendly

Como todos devem imaginar, a sugestão óbvia de bagagem é: não exagere.
Viajar leve tem seus benefícios, embora você tenha que abrir mão de levar vários sapatos, acessórios…
ROUPAS: prefira cores básicas, que você possa usar em diferentes ocasiões. Leve roupas com tecidos leves.
básico

Veja mais dicas úteis aqui abaixo e tenha uma boa viagem!!!

Jeans é sempre útil e lavagens escuras podem ser usadas até em jantares ou eventos noturnos. Se precisar de um sapato, tente se limitar a apenas um par. Use tênis nas outras ocasiões (pode não ser chique, mas seus pés agradecem).

>>> Rick Steves – Travel Light (em inglês) – https://www.ricksteves.com/travel-tips/packing-light/packing-smart

DICA 1: PARA LONGAS VIAGENS, SEPARE AS ROUPAS EM LOTES DE SEMANAS
Ao invés de colocar roupas na mala por tipo de roupa (uma pilha de camiseta, por exemplo), Divida as roupas em dois, três lotes, dividindo pelo número de dias da viagem, composta de calça, meias, roupas íntimas e camisetas, ao invés de guardá-los em pilhas de roupas únicas. Assim você não precisa tirar tudo de uma vez.
Assim você não precisará desmontar a mala inteira para depois montá-la antes de pegar um outro vôo, ônibus ou trem.
Além disso, dependendo da cidade, nem se recomenda deixar a bagagem inteira exposta, mesmo dentro do seu quarto de hotel.
Em locais de frio, agasalhos acabam sendo usados quase todos os dias, então não adianta muito separá-los. Se vai para locais frios, leve um casaco na bagagem de mão, mesmo se você estiver saindo de um calor de 30 graus. Quando chegar lá, você não corre o risco de passar frio se sua bagagem despachada chegar atrasada.
Para viagens internacionais, abra mão do luxo. Você deverá repetir algumas das roupas ou mandá-las lavar, se ficar mais de 15 dias fora.

DICA: SUA BAGAGEM MENOR
Existem sacos que fecham a vácuo, são ótimos para você diminuir o volume das roupas. Venda na Daiso Brasil ou Multicoisas – sacos tipo da ORDENE VAC BAG.
Funcionam bem melhor do que enrolar as roupas. Além disso, enrolar roupas leva mais tempo, ou seja, você vai ter que fazer o mesmo processo quando for voltar.

compressão

DICA 2: LÍQUIDOS BEM FECHADOS
Seja qual tipo de líquido for, uma bebida ou um pote de creme ou shampoo, deixe bem fechado e coloque em um plástico hermético.
Mesmo produtos novos e lacrados.
Motivo: a pressão do ar no avião é muito diferente, podendo os recipientes “explodirem”. E isso pode estragar todas suas roupas.
Por exemplo, garrafa de vinho na bagagem_ enrole em algo que proteja contra batidas, como plàstico bolha ou uma roupa velha. Depois, coloque em dois sacos plàsticos que náo vazem ar. Mantenha longe das paredes da mala, que sofrem maior impacto e náo deixe objetos duros ao redor) que podem transferir o impacto para a garrafa. O mesmo acontece com aqueles globos de neve com àgua.
DICA: LÍQUIDOS NA BAGAGEM DE MÃO
Se você não tem frascos pequenos para levar pequenos líquidos na bagagem de mão, que tal usar estojos para lentes de contato? Eles são feitos para não vazar líquidos e você pode colocar creme dental, creme hidratante, gel, etc… Pequenos recipientes de remédios também funcionam, como aqueles conta-gotas de novalgina.

DICA 3: BENS DE VALOR SEMPRE NA MALA DE MÃO
Em alguns aeroportos, a segurança de sua bagagem despachada não é das melhores. Pode ser verdade que você depois pode pleitear na justiça o ressarcimento, mas obviamente você não vai querer entrar na burocracia de uma ação em OUTRO PAÍS. Sim, vocë náo pode ajuizar uma ação no Brasil contra um aeroporto estrangeiro. Mesmo o atraso de entrega da bagagem pode atrapalhar muito sua viagem, se você deixou coisas importantes lá dentro. Bagagens extraviadas são ressarcidas pela companhia aérea por peso e nao por valor do conteúdo. É possível ajuizar ação para rever esses valores da companhia aérea, mas é melhor evitar a dor de cabeça.

FAQ: TRANCAR OU NÃO TRANCAR A MALA?
Se trancar com cadeados comuns, a segurança nos aeroportos pode abrir sua mala mesmo assim, e isso pode até estragar o zíper.
Se for cadeados com chave mestra (indicado pelo selo TSA), aí os seguranças podem abrir a mala sem avarias. O problema é que alguns funcionários não bem intencionados também conseguem abrir.
Sugiro então o uso de cadeado tsa com uso de um fecho tipo selo de plástico (abraçadeira de nylon), que só podem ser abertos se cortados. Assim você sabe se sua mala foi violada ou não. Isso funciona nos hotéis também. Vende em lojas de material de construção e algumas lojas de material de escritório, como a Kalunga.

abraçadeiraabraçadeira2
Atenção: nos hotéis, é possível abrir o zíper de sua mala sem que você perceba, bastando que a pessoa abra a separação do zíper e depois feche fazendo um vai-e-vem com o fecho do zíper. Ou seja, para evitar esse truque, prenda o fecho na alça da mala.

DICA 4: SEPARE TUDO ANTES DE GUARDAR NA MALA
O segredo da mala bem montada é montá-la ao final, quando tudo estiver pronto para ser guardado.
Quando montamos as malas “aos poucos” esquecemos do que já colocamos e acabamos levando mais do que o necessário.

DICA: COISAS ÚTEIS PARA SEMPRE TER
Sacos plásticos de tamanhos variados. Melhor com fecho (ziplock), mas é sempre bom ter sacos plásticos variados, limpos. Pode servir para guardar comida, coisas miúdas, etc.

Um saco simples como esse pode funcionar para proteger seu celular e câmera fotográfica da água!!

ziplock

Sacos plásticos para roupas sujas, assim você sabe o que usou ou não (creia, depois de alguns dias de viagem você não vai conseguir distinguir).

Se você leva muitas coisas pequenas, tais como acessórios, maquiagem, equipamentos elétricos, considere comprar pequenas necessaires com visor, assim fica mais fácil de colocar tudo na mala. Nos EUA, isso se chama PACKING CUBES. O melhor é que eles tenham formatos quadrados. Vejam esses da Eagle Creek

packing cubes

Pequenas utilidades: Pessoas práticas podem achar grandes usos para elásticos, ganchos e clipes tipo Binder.
Elásticos: Por exemplo, prenda sua carteira com um elástico e prenda com um cordão na alça da sua calça: você nunca mais será pego pelos trombadinhas.

Celular: coloque um elástico ou corda presa na ponta do fone de ouvido e prenda na bolsa ou na calça. Algo como o Phone Fetcher  (Você mesmo pode fazer um com aqueles adereços de enfeitar o buraco do plug do fone de ouvido). Ajuda se você não colocar em local de fácil acesso aos bandidos.

12004090-purse3
Fita Duct Tape: são aquelas mais grossas, de vinil. Servem para inúmeros consertos e reparos, especialmente para aqueles que vão acampar.
Clipes Binder: são uteis porque prendem bem e são de metal. Pode servir para prender papeis, fone de ouvido, etc.

binderclip

Buzzfeed: 54 utilidades de clipes Binder.
LEIA MAIS: 15 DICAS PARA QUEM VAI PARA TRILHAS

Entre outras coisas, você pode levar uma Tomada multiplicadora T (“Benjamim”). Se for para outro país, verifique se não é necessário um adaptador de tomada.

tomada T

Alfinetes de segurança: são aqueles com fecho. Serve para prender chaves, tecidos, etc.

Canivete multifunções – especialmente se você gosta de beber, assim conseguirá abrir garrafas de cerveja e vinhos sem problemas.

Balança portátil de bagagem: para nunca pagar peso extra.

DICA: CONSIDERE QUE SUA BAGAGEM CRESCE
O ideal é sempre ter um espaço vazio na mala ANTES mesmo de embarcar. É um espaço reservador para você colocar souvenirs e outras lembranças de viagem. Quem não quer trazer um biscoito ou doce tradicional, latas de chá, ou outra coisa típica de uma região?
Se você já sabe fazer uma mala prática, provavelmente você terá algum espaço sobrando na mala. Encha com plásticos os espaços vazios.

Mala dobrável – se você pretende trazer compras e produtos importados de sua viagem, sempre é útil levar uma pequena mala dobrável (ou de tecido maleável, que possa ficar bem compacta na mala). Depois, é só você encher de roupas ou papeis para despachá-la (lembre-se que ela é maleável e não protege itens frágeis). Dessa forma, você terá mais espaço na sua mala regular. Duffel bags

duffel bag

DICA: MEMÓRIA FRACA? FAÇA UMA LISTA.
Levar o celular mas esquecer o carregador. Levar a máquina fotográfica, mas esquecer o cartão de memória… E assim vai.
Não tem jeito, na pressa e na ansiedade de uma viagem, acabamos esquecendo coisas básicas.
Anote em um papel itens básicos que você usa, especialmente higiene, como pinça, cotonete, lâmina de barbear, escova, creme, etc… Não esqueça chinelos. Cada um tem sua mania, então basta anotar no papel para você depois ter uma viagem confortável.

complete packing list_s

DICA: COISAS QUE VOCÊ ESPERA NÃO PRECISAR
Algumas coisas parecem não necessárias, mas melhor prevenir do que remediar. Seguro-viagem é um desses itens (em muitos casos, basta ter o número de telefone e o número do certificado – leve impresso se achar melhor e carregue sempre consigo). Remédios básicos são outros. Tenha sempre remédios que costuma usar, como analgésicos. Coloque outros que possam ser úteis, como anti-gripais, anti-ácido, anti-gases e remédios para alergias e diarreias (nunca se sabe o que se pode descobrir em um país diferente). Todos esses não precisam de receita e podem ser levados tranquilamente. São remédios que podem dar alívio imediato em uma emergência.

alergia

DICA: SUA MALA É MAIS UMA NA MUTIDÃO
À noite todos os gatos são pardos. Na esteira do aeroporto, todas as malas são iguais.
Faça sua mala se destacar, colocando uma fita colorida, passando uma cinta ao redor, etc…
Aqueles protetores plásticos que são oferecidos no aeroporto são ótimos para proteger a mala, porém sua mala fica igual a todos que usaram esse serviço. Para evitar problemas, leve sempre uma cinta para colocar ao redor da bagagem, ou deixe fitas coloridas visíveis.

strap

 

Lembre-se de etiquetar sua mala. Pode ser útil você colocar seu nome, email e telefone do hotel para contato em etiquetas no seu tablet, celular e na carteira.

FAQ: POSSO LAVAR ROUPAS DURANTE A VIAGEM?
Depende, se você estiver mais de uma semana no local e lavar nos primeiros dias. Precisa levar cabides ou ter alguma forma de pendurar a roupa (nem todos hotéis tem cabides). Leve seu próprio sabão em pó.
Na Europa, alguns hotéis tem secadores de toalhas, que podem ser usados para roupas.
Mas se o quarto não tiver um secador, for pouco iluminado e arejado, suas roupas lavadas podem começar a cheirar mofo em poucos dias.
Lembre-se que a roupa lavada vai sair bem amassada. Então funciona melhor se tiver um ferro de passar.

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

3 Responses to Dicas úteis para fazer bagagem e viajar melhor

  1. Maria Morelli says:

    Vou para o Brasil com a Latan de Milão para São Paulo e volta de São Paulo para Milão, quantas malas medidas e kilos são permitidos indo e voltando?
    =============================
    Resposta à pergunta: 2 x 32kgs cada

  2. ana paula says:

    Irei fazer uma conexão no Chile, chegarei as duas hs da manhã e meu embarque será as 14;00, em voo econômico. Existe alguma sala vip a qual posso pagar para ficar? Grata
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Existem salas vips, mas gratuito apenas a associados / beneficiários. A localização você pode conferir do SITE DO AEROPORTO (funciona no Mozilla Firefox).
    Viajantes da Avianca (viajantes da companhia, mediante pagamento de taxa) e LATAM (grátis para viajantes primeira classe, cartões Black e Platinum Fidelidade), membros do Priority Pass e membros do Pacific Club.
    A sala vip da LATAM divulga a tabela de valores, que é de US$ 65 para o dia, ou US$ 55 para única entrada.
    https://www.latam.com/pt_br/conheca-nos/salas-vip/salas-vip-latam/
    Sala Vip Avianca http://www.avianca.com/pt-br/informacao-viagem/antes-voo/salas-vip.aspx custa ao passageiro USD25 mais impostos.

  3. MARIA JOSE says:

    VOU PARA MONTIVIDEU, DE LA PARA BUENOS AIRES, PRECISO SABER O LIMITE DE MALAS E PESO QUE POSSO LEVAR.
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Depende da companhia aérea. Em geral, são 23kgs de peso total (não é por mala, é por peso).

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification