Welcome to Sweden: série de Tv

by • December 13, 2014 • Europa, GeralComments (0)2242

+
-


Print Friendly

welcometoswedenA série Welcome to Sweden (NBC, 2014), Bemvindo à Suécia, é uma comédia centrada no cotidiano da Suécia, com 10 episódios por temporada.

Site oficial: www.nbc.com/welcome-to-sweden
É estrelado por Greg Pohler, irmão de Amy Pohler (que é conhecida por Parks and Recreation e uma hilária apresentação da premiação de The Golden Globe Awards com Tina Fey). Amy é co-produtora da série e também aparece como ex-chefe do personagem de Greg, Bruce.
Bruce é casado com uma sueca Emma (atriz sueca Josephine Bornebusch) e resolve se mudar para a Suécia. Primeiro porque conheceu Emma e depois porque ele estava já cansado de ser contabilista de celebridades nos EUA.
O problema será na hora de se adaptar a um país de costumes diferentes.
Como, por exemplo, quando ele vai comprar um doce na loja e tenta puxar conversa com a atendente, mas ela não responde.
Suecos são tímidos, ao menos com desconhecidos, e não costumam conversar com estranhos ou fora de seu ambiente familiar. Mas, se você for convidado à casa de algum (após conhecê-lo, evidentemente), eles serão bem sociáveis.
Então não é educado você tentar puxar conversa com vizinhos do prédio, com pessoas na rua ou no comércio.
Os hábitos e costumes são tão diferentes que a Universidade de Umea até tem uma seção para dicas aos estrangeiros. Em que outro lugar você encontraria isso?
Apesar de tirar sarro de vários aspectos dos suecos, a série é sucesso na Suécia.


ALGUMAS CURIOSIDADE SOBRE SUECOS:

1) a primeira imagem de como sãos os suecos é totalmente oposto aos brasileiros. Eles parecem frios e não-receptivos.
Se você tentar puxar conversa, eles podem não responder (eles acham que é um comportamento falso e inútil). Mesmo se for um vizinho. Se você encontrar alguém que já te conhece, mas não muito, fale apenas “hej, hej”.
Perguntar suas opiniões parece invasão de privacidade, um crime capital aos suecos. Isso também inclui olhar diretamente nos olhos dele, fazer comentários sobre o clima, etc…
Estranhamente, eles adoram falar sobre o clima (entre amigos) e podem falar por horas sobre isso.
2) eles podem parecem não ter senso de humor: não acham piadas de duplo sentido engraçadas.
3) eles não se importam de ter um comportamento de isolamento, que parece combinar com a distância do país ao resto do continente. Eles não adotaram a moeda Euro, o que a maioria da população concorda e aprova. E acham que a Suécia é um país super importante (e que você, estrangeiro, deveria já saber tudo sobre a Suécia) e que se você é estrangeiro, azar o seu, porque eles não entendem que estrangeiros tem costumes diferentes.
5) são muito independentes, como visto acima, e levam a questão de igualdade dos sexos a sério. Mulheres e homens tem igualdar em direitos e deveres.
Nas ruas, é comum ver o pai levando o carrinho de bebê sozinho.
4) eles são muito precisos em tempo e ordem. Pontualidade e rigor na ordem – especialmente para pessoas – como filas e senhas de atendimento são prioridade.
E nem pense em aglomerar na fila: Suecos não gostam de estranhos muito perto. Você não deve sentar ao lado de um sueco em tranporte público, locais públicos – exceto se não tiver outro assento disponível.
5) Ao telefone, eles atendem primeiro pelo nome.
6) se for a um bar ou um jantar festivo, o brinde pode durar horas até você realmente conseguir beber… Mas eles bebem muito, até cair bebados.
7) eles adoram café.
8) compras: não é permitido tocar nos produtos ou prová-los sem permissão.
9) eles tiram os sapatos antes de entrar na casa.
10) o óbvio: eles não gostam de visitas surpresas. Tudo deve ser feito com antecedência… e depois, aí de você se chegar atrasado.
11) eles não seguram a porta para outros passarem. E, em locais públicos, eles não se importam em empurrar.
12) Lagom é uma palavra sueca, que quer dizer moderado. Tudo para eles é moderado. Nada é melhor ou muito pior. Eles nunca vão expressar suas opiniões de forma radical.
13) não se sentem confortáveis  ao receber elogios… mas também nunca irão fazer graça de você na sua frente, por exemplo, se tem uma sujeira no seu dente, ou não fechou o zíper da calça. Ninguém irá lhe avisar…
14) eles não são de insistir. Se você foi convidado a algo, ou lhe ofereceram algo, é melhor você rejeitar ou aceitar sem pestanejar… Eles não irão perguntar pela segunda vez. Mas se for você a oferecer algo, aí sim você pode insistir, porque usualmente eles irão recusar.

http://www.thelocal.se/20130702/48816
http://www.expatsinsweden.com/eis/aboutsweden/culture/customs.shtml
YOUTUBE videos em inglês (use o sistema de legendas automáticas e utilize a configuração para escolher a língua da legenda)
https://www.youtube.com/watch?v=PE8OvJ2OdxI
https://www.youtube.com/watch?v=7qs5JWFoo5k
Sobre Estocolmo https://www.youtube.com/watch?v=UgeDieAdSZw

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification