Como andar de bicicleta na Europa

by • September 9, 2015 • Europa, Geral, iniciantesComments (1)1531

+
-


Print Friendly

——————————————
BASEADO EM http://www.huffingtonpost.com/entry/how-to-survive-biking-in-amsterdam-or-anywhere
—————————————————–
Parece óbvio que andar de bicicleta é igual em qualquer lugar… Sim, Não, depende…
Poderia se dizer que Ciclistas estão no meio termo entre o pedestre e um carro. Então o ciclista deve zelar pelos pedestres e, ao mesmo tempo, se cuidar de carros e veículos maiores.
Na Europa, verifique se a bicicleta tem o necessário exigido pela lei local, como iluminação. Tenha sempre cuidado ao cruzar linhas de bondes elétricos, pois eles não podem ser freados com rapidez.

———————————————-
EVITE COLISÕES
ENTRE PEDESTRES e BIKES:
Se você vai andar de bicicleta em uma zona mista, tenha cautela com pedestres, especialmente crianças. Buzinas e sinais luminosos podem facilitar, mas a preferência será do pedestre.
LEMBRE-SE: PRIORIDADE É DO PEDESTRE – se você não estiver em ciclofaixa exclusiva.
Também é assim no Brasil. Nosso Código de Trânsito:
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

FAIXA DE PEDESTRE e CALÇADAS:
É para pedestre. Não cruze a bike na frente dos pedestres, passe por fora dela. Você pode ser multado em algumas cidades se violar as regras locais. Na dúvida, desça da bicicleta quando cruzar por faixa de pedestre sem indicação para bicicletas.
Via de regra, É PROIBIDO ANDAR DE BICICLETA NA CALÇADA – algumas calçadas na Europa são exclusivas para pedestres (são indicadas por uma imagem de pedestres), então não tente andar de bike nelas.

Se for andar em calçadas, avalie qual lado possui menos fluxo de pessoas e carros. Se você está na ciclofaixa, observe o fluxo de bicicletas e evite parar no meio. Não mude de faixa bruscamente e evite conversar enquanto pedala.
Preste atenção para alguns semáforos: há cidades com semáforos exclusivos para ciclistas.
——————————————-
COM CARROS E VEÍCULOS MAIORES:
Você precisa ser visto. Usar roupas claras, colocar capacete e acessórios essenciais podem salvar a sua vida.
Então, coloque um espelho no lado esquerdo do guidão (que é o lado “cego” do motorista de um carro). Coloque iluminação dianteira e traseira em local visível. Refletores nas rodas e pedais são baratos e também podem ajudar. Capacete sempre.
Evite andar em ruas e avenidas com carros em alta velocidade (no Brasil, andar em faixas de velocidade rápida é infração). Em alguns países da Europa, isso pode ser até proibido e levar a multa. Além disso, em caso de desequilíbrio ou desvio, não haverá como um carro em alta velocidade contornar a bike.
Em ruas menos movimentadas, ocupe a faixa inteira. Não faça isso se houver ciclofaixa.

OBSERVE A SINALIZAÇÃO
Na Europa, há multas para quem viola a sinalização, como passar no farol vermelho (mesmo que a rua esteja vazia).
—————————————
ONDE PARAR e ESTACIONAR:
Em cidades muito grandes e com alto fluxo de bikes, aprenda onde ficam os bolsões de estacionamentos de bikes.
Algumas cidades terão até aplicativos para você localizar o melhor ponto para parar. Nunca bloqueie o caminho, como em calçadas estreitas.
Se você vai alugar uma bike, veja quais os pontos de devolução ou paradas oficiais, usualmente fornecidos pelas empresas que prestam esse serviço. Também poderá haver aplicativos disponíveis para celular, mas será necessário ter conexão de internet.
—————————————
ACESSÓRIOS OBRIGATÓRIOS NO BRASIL
VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
—————————————
ALUGUEL DE BIKES:
É comum ter lugares que alugam bikes, mas nem sempre isso vem como todos acessórios necessários, tais como iluminação e capacete. Então mais atenção se você não tiver todos dispositivos para sua segurança.

—————————————————————
LEIA MAIS
ACESSÓRIOS: http://www.escoladebicicleta.com.br/acessorios.html

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

One Response to Como andar de bicicleta na Europa

  1. Lauro says:

    Posso trazer na bagagem de mão barras de chocolates medias? intinerario é : Finlandia-Frankfurt- São Paulo-Recife
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Pode, sem problemas

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification