Seguro-Viagem

by • 29/12/2007 • Docs, vistoComments (58)26455

+
-


Print Friendly

Última atualização: 3 de julho de 2012.

Benefícios | Medicamentos e remédios | Obrigatoriedade de Seguro | Como contratar um Seguro

================================
BENEFÍCIOS:

É sempre bom ter um seguro-saúde (ou seguro-viagem) antes de sair do Brasil, isso pode evitar dor de cabeça caso alguma coisa aconteça. A saúde, como em qualquer lugar do mundo, é super cara, ainda mais se tiver que pagar em dólares ou euro… Além disso, sem assistência médica, um imprevisto pode estragar sua viagem e antecipar sua volta, causando mais prejuízos. Em geral, o seguro cobre despesas de translado e até transporte e hospedagem de parentes para auxílio; pode também incluir valores para extravio de bagagem, caso a empresa aérea recuse pagamento.

================================
MEDICAMENTOS E REMÉDIOS

Lembre-se sempre de levar seus remédios que está acostumado. Alguns países não permitem nem a compra de uma aspirina sem prescrição médica. Em geral, pode-se levar medicamentos vendidos sem receita médica em quantidade que seja condizente com a duração da viagem. Pode-se levar na bagagem de mão ou na despachada (porém, se houver extravio da mala despachada, você fica sem remédios). Se possível, leve sempre a receita médica e mantenha todos medicamentos na embalagem original.

================================
OBRIGATORIEDADE DE SEGURO:

Alguns países exigem seguro-viagem obrigatoriamente. Na Europa, o viajante não precisa de visto, em período inferior a 90 dias de visita, conforme diz o Tratado de Schengen, mas podem pedir o seguro-saúde. Alguns países exigem obrigatoriamente a apresentação de seguro. No ponto de entrada na Europa, pode até ser que não peçam nada. Mas se pedirem e não for apresentado, pode haver a deportação.

Exigem: Alemanha, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, Escócia), França , Grécia

Não exigem ou não citam: Itália, Portugal , Hungria

Não informam com certeza: Espanha (o site do Consulado brasileiro em Barcelona diz que precisa, mas o Consulado em Madri não fala dessa exigência), porém precisa ficar atento a outros documentos exigidos pelas autoridades espanholas.

PORÉM, se houver alguma necessidade de tratamento médico com internação, o estrangeiro não fica isento do pagamento de custos. Apenas tem direito ao tratamento emergencial em pronto socorro. Exceto aos países com convênio com INSS, mediante prévia documentação obtida.

Site das embaixadas: http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/o-brasil-no-exterior

================================
COMO CONTRATAR UM SEGURO:

1) Cartão de crédito internacional. Verifique se o seu cartão oferece seguro-viagem. Se houver, basta comprar sua passagem como cartão de crédito (ligue para a operadora do cartão para tirar esse tipo de dúvida, pois cada cartão oferece benefícios diferentes), em geral aqueles que recebem a designação “platinum” ou similar.

2) INSS: Turistas brasileiros segurados do INSS podem ter assistência médica gratuita em oito países, benefício ainda pouco conhecido no país. Esse direito está previsto nos acordos internacionais de Previdência Social, assinados entre o Brasil e Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. O atendimento é extensivo à família do segurado. (fonte: Portal Consular)

3) AGÊNCIAS. A maior parte das agências de turismo tem alguma empresa credenciada para oferecer o seguro. Informe-se.

Para os EUA, os seguros têm custo reduzido em relação à Europa, isso porque a Europa exige cobertura mínima de 30.000 euros.

EMPRESAS SEGURADORAS:
Assist Card: 0800-176133, www.assist-card.com
GTA Brasil Express: (11) 3258-4511, www.brazilianexpress.com.br
ISIS: (11) 3038-1555, www.stb.com.br
Tourist Card: (11) 3257-8577, www.touristcard.com.br
Travel Ace: (11) 2107-0300, www.travel-ace.com
World Plus: (11) 2144-0044, www.worldplus.com.br
World Nomads (em inglês)

O valor varia com a permanência e o valor da cobertura. Em geral, inclui o extravio de bagagem.

Pin It

Related Posts

58 Responses to Seguro-Viagem

  1. Renata Santos disse:

    Olá pessoal,

    Estou adorando o blog de vocês! Ele é muito legal e as informações muito úteis. Parabéns!

    Nesse post tenho uma indicação de empresa onde é possível contratar o seguro viagem: bidu.com.br/seguro-viagem

    É uma outra opção para comparar os preços! Se você puder linkar, ficarei muito feliz!

    Abraços,
    Renata

  2. Felipe disse:

    Olá 🙂
    Eu estou na Itália e excedi meu tempo de permanência do visto turístico de 3 meses e preciso muito ir na Espanha por alguns dias antes de voltar pro Brasil. Eu gostaria de saber se eu posso ir sem arriscar que eles não me deixem entrar ou algo do tipo.
    Agradeço desde já !

    ============================
    Resposta à pergunta:
    Não sei se chega a ter controle imigratório já dentro da Europa.

  3. admin disse:

    Não, é um cartão específico.

  4. Fanny disse:

    Eu tenho cidadania portuguesa e tenho o cartao cidadão português! Seria este?

  5. Fanny cardoso disse:

    O que seria esta carteira EHIC?
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    É um documento internacional (European Health Insurance Card) que permite cidadãos da Comunidade Européia usarem serviços médicos em diferentes países europeus.
    O documento de um país apenas permite usar serviço médico daquele país (Passaporte italiano só dá direto a usar hospitais públicos na Itália). Para outros países, precisa desse EHIC, documento de validade internacional.
    http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=509&langId=pt
    Obs: Mesmo no serviço público hospitalar, há regras específicas para cobrança de custos e encargos que variam a cada país. Não quer dizer que todo e qualquer tratamento seja gratuito. Atendimento emergencial é gratuito, mas internações vão variar conforme a interpretação do médico e da lei do país.

  6. marcio disse:

    Eu e minha mulher vamos a Paris em Outubro/2015. Ela têm cidadania portuguesa. Ela precisa fazer seguro viagem também ?
    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Se ela tiver a documentação necessária, como a carteira EHIC, então não precisa.
    Do contrário, precisa.

  7. Amanda Miranda disse:

    Olá. Em uma semana irei para Berlin (destino final) mas minha primeira escala onde faço imigração é em Portugal, como não vou ficar no país eles pedem seguro viagem?
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Usualmente não pedem. Mas o seguro-saúde é mais para seu próprio conforto, pois assistência médica, se necessária, é muito cara na Europa.

  8. Antonio disse:

    Vou estudar em Portugal por 6 meses. Sou brasileiro e tenho cidadania portuguesa. Preciso fazer o seguro saúde?

    Muito obrigado
    =========================
    Resposta à pergunta:
    Apenas se você é segurado do INSS (tem Pis ou pasep), e tem que solicitar um documento antes.
    Veja mais em http://www.consulado-brasil.pt/pb-4.htm

  9. Cibele disse:

    Boa tarde, vou fazer um cruzeiro de navio de santos para Europa, passando por Portugal, Espanha, Malta, Itália. Depois saio com outro navio saindo da Itália para Grécia, turquia, e Croácia voltando para Itália. Eu sempre fiz seguro, mas como agora vou ficar 30 dias fora com meu marido e meu filho, estou pensando em pegar o certificado do SUS para eu e meu marido e fazer o seguro só para meu filho, minha dúvida é, tem algum desses países que exige seguro que não faz parte do TRATADO DE SCHENGEN? Esse seguro oferecido pelo governo só cobre atendimento medico e hospital em caso de internação? vale a pena ir só com o seguro oferecido pelo SUS, sendo eu uma pessoa que não tenho nenhum tipo de doença pré existente? obrigada
    ===================
    Resposta à pergunta:
    A maioria das companhias que fazem o cruzeiro também oferecem o seguro de viagem. Eles também lhe informariam sobre a documentação exigida.
    Alguns sites na internet também vendem.
    Você receberia tratamento emergencial em qualquer posto de saúde de país estrangeiro, porém não teria tratamento gratuito para internações. Esse seguro é importante, pois cobriria qualquer imprevisto, desde acidentes ou pequenos contratempos, não importa se seu histórico de saúde é bom.
    O INSS não tem convenio com todos países europeus. No seu caso tem para Portugal, Espanha, Grécia e Itália.

  10. marcio nader disse:

    Ola a 4 anos e meio fui expulso da Espanha por esta ilegal no pais,com isso sem direito de entrar na comunidade européia por 5 anos, mas me casei com uma pessoa que tem dupla cidadania portuguesa, minha pergunta e. Se eu for pra Portugal este mes a possibilidade de eu ser barrado na minha entrada mesmo sendo casado com uma européia ?desde de já Obrigado.
    ==================
    Resposta à pergunta:
    Nunca fiz a entrada por Portugal.
    Se vc fizer a escala em algum país, teria menos chance de ser barrada, muitos países não fazem controle eletronico de entradas, mas não sei dizer quais fazem ou não

  11. Warribe disse:

    Oi,
    Estou indo pra Espanha pra passar 6 meses e preciso de visto. Uma das exigências para o visto é já telefonei para umas 10 cia de seguro-viagem perguntando se os planos que cobrem USD 50mil são aceitos pelo tratado de Schengen e os atendentes sempre disseram que sim, mas estou com medo de ter o visto negado.
    Posso confiar nos atendentes?
    Att.

    ================================
    Resposta à pergunta:
    Você vai tirar um Visado nacionale. Não precisa de seguro para visto, é o que consta na listagem de documentos exigidos, exceto para visto de ESTUDO.
    2.- VISADOS
    2.1.- NORMAS PARA SOLICITAR VISADO:
    • Siga cuidadosamente las instrucciones del impreso de DOCUMENTACIÓN NECESARIA.
    • NO MARQUE CITA para solicitar el visado. SE DEBERÁ PRESENTAR DIRECTAMENTE en ESTE CONSULADO.
    • El LISTADO DE VISADOS APROBADOS se actualiza periódicamente. Las DENEGACIONES de visado SE NOTIFICARÁN POR ESCRITO a los solicitantes.
    • El visado está sometido a la correspondiente TASA CONSULAR. En caso de denegación la tasa consular NO SERÁ DEVUELTA.
    • El VISADO es SÓLO UNO DE LOS REQUISITOS necesarios para efectuar la entrada en España. A este respecto, es MUY IMPORTANTE TENER EN CUENTA los anteriormente citados
    REQUISITOS DE ENTRADA A ESPAÑA Y LA NORMATIVA GENERAL DE VISADOS que podrán ser exigidos por las Autoridades Fronterizas.

    ——————————————

  12. Júlia disse:

    Boa tarde, vou em novembro para Espanha morar por um ano lá por conta de estudos de pós-graduação. Como faço para ter esse seguro de saúde do INSS? Quais são os requisitos? Obrigada!
    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Em departamento nacional de auditoria ligado ao Ministério da Saúde, tem que preencher um formulário.
    Leia instruções (Doc – Portal Consular do Governo Brasileiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification