Seguro-Viagem

by • December 29, 2007 • Docs, vistoComments (57)23161

+
-


Print Friendly

Última atualização: 3 de julho de 2012.

Benefícios | Medicamentos e remédios | Obrigatoriedade de Seguro | Como contratar um Seguro

================================
BENEFÍCIOS:

É sempre bom ter um seguro-saúde (ou seguro-viagem) antes de sair do Brasil, isso pode evitar dor de cabeça caso alguma coisa aconteça. A saúde, como em qualquer lugar do mundo, é super cara, ainda mais se tiver que pagar em dólares ou euro… Além disso, sem assistência médica, um imprevisto pode estragar sua viagem e antecipar sua volta, causando mais prejuízos. Em geral, o seguro cobre despesas de translado e até transporte e hospedagem de parentes para auxílio; pode também incluir valores para extravio de bagagem, caso a empresa aérea recuse pagamento.

================================
MEDICAMENTOS E REMÉDIOS

Lembre-se sempre de levar seus remédios que está acostumado. Alguns países não permitem nem a compra de uma aspirina sem prescrição médica. Em geral, pode-se levar medicamentos vendidos sem receita médica em quantidade que seja condizente com a duração da viagem. Pode-se levar na bagagem de mão ou na despachada (porém, se houver extravio da mala despachada, você fica sem remédios). Se possível, leve sempre a receita médica e mantenha todos medicamentos na embalagem original.

================================
OBRIGATORIEDADE DE SEGURO:

Alguns países exigem seguro-viagem obrigatoriamente. Na Europa, o viajante não precisa de visto, em período inferior a 90 dias de visita, conforme diz o Tratado de Schengen, mas podem pedir o seguro-saúde. Alguns países exigem obrigatoriamente a apresentação de seguro. No ponto de entrada na Europa, pode até ser que não peçam nada. Mas se pedirem e não for apresentado, pode haver a deportação.

Exigem: Alemanha, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, Escócia), França , Grécia

Não exigem ou não citam: Itália, Portugal , Hungria

Não informam com certeza: Espanha (o site do Consulado brasileiro em Barcelona diz que precisa, mas o Consulado em Madri não fala dessa exigência), porém precisa ficar atento a outros documentos exigidos pelas autoridades espanholas.

PORÉM, se houver alguma necessidade de tratamento médico com internação, o estrangeiro não fica isento do pagamento de custos. Apenas tem direito ao tratamento emergencial em pronto socorro. Exceto aos países com convênio com INSS, mediante prévia documentação obtida.

Site das embaixadas: http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/o-brasil-no-exterior

================================
COMO CONTRATAR UM SEGURO:

1) Cartão de crédito internacional. Verifique se o seu cartão oferece seguro-viagem. Se houver, basta comprar sua passagem como cartão de crédito (ligue para a operadora do cartão para tirar esse tipo de dúvida, pois cada cartão oferece benefícios diferentes), em geral aqueles que recebem a designação “platinum” ou similar.

2) INSS: Turistas brasileiros segurados do INSS podem ter assistência médica gratuita em oito países, benefício ainda pouco conhecido no país. Esse direito está previsto nos acordos internacionais de Previdência Social, assinados entre o Brasil e Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. O atendimento é extensivo à família do segurado. (fonte: Portal Consular)

3) AGÊNCIAS. A maior parte das agências de turismo tem alguma empresa credenciada para oferecer o seguro. Informe-se.

Para os EUA, os seguros têm custo reduzido em relação à Europa, isso porque a Europa exige cobertura mínima de 30.000 euros.

EMPRESAS SEGURADORAS:
Assist Card: 0800-176133, www.assist-card.com
GTA Brasil Express: (11) 3258-4511, www.brazilianexpress.com.br
ISIS: (11) 3038-1555, www.stb.com.br
Tourist Card: (11) 3257-8577, www.touristcard.com.br
Travel Ace: (11) 2107-0300, www.travel-ace.com
World Plus: (11) 2144-0044, www.worldplus.com.br
World Nomads (em inglês)

O valor varia com a permanência e o valor da cobertura. Em geral, inclui o extravio de bagagem.

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

57 Responses to Seguro-Viagem

  1. Olá pessoal,

    Estou adorando o blog de vocês! Ele é muito legal e as informações muito úteis. Parabéns!

    Nesse post tenho uma indicação de empresa onde é possível contratar o seguro viagem: bidu.com.br/seguro-viagem

    É uma outra opção para comparar os preços! Se você puder linkar, ficarei muito feliz!

    Abraços,
    Renata

  2. Felipe says:

    Olá :)
    Eu estou na Itália e excedi meu tempo de permanência do visto turístico de 3 meses e preciso muito ir na Espanha por alguns dias antes de voltar pro Brasil. Eu gostaria de saber se eu posso ir sem arriscar que eles não me deixem entrar ou algo do tipo.
    Agradeço desde já !

    ============================
    Resposta à pergunta:
    Não sei se chega a ter controle imigratório já dentro da Europa.

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification