O que é mais sujo no avião?

Print Friendly, PDF & Email

O site Travelmath publicou uma notícia alarmante sobre higiene de aviões…
http://www.travelmath.com/feature/airline-hygiene-exposed/

Vamos aos dados:
As mesinhas do assento foram considerados mais sujas, quase 10x mais do que o botão do sanitário, o fecho do cinto de segurança ou a saída de ventilação.
Você deve ainda prestar atenção na hora de beber água no bebedouro no aeroporto, pois também está infestado de bactérias.
Os assentos sanitários? Em geral estão limpos.

Alarmante, mas não totalmente surpreendente. E isso é importante para todo o viajante, especialmente se você já estiver gripado ou com a sua imunidade baixa ou com bebês recém-nascidos.
Além da mesinha, nunca coma algo que caiu no chão… o chão é um local bem sujo. Ele tem limpeza, no máximo, a cada 30 dias (limpeza profunda… diariamente é feita uma limpeza superficial).
Onde mais: estudos mostram que qualquer superfície porosa, como tecidos e plásticos não lisos, acumulam germes e micróbios mais facilmente, que podem persistir por dias (Estudo da Universidade de Auburn). Isso vale para o bolso frontal do assento, o descanso de braço, etc…

Da mesma forma que ocorre nas nossas casas: há mais germes na esponja das louças do que no assento sanitário. Também onde fica resíduo de café em cafeteiras. Porque são locais úmidos propícios para surgimento de bactérias, se não higienizados adequadamente.

Na verdade, o que estudo acaba revelando é que as pessoas acham que coisas de uso frequente (como teclado de computador, esponjas, escovas de dentes) ficam limpas sem fazer nada. Ao passo que acabamos limpando outras coisas realmente sujas, como as privadas e as louças.
Lembram-se do estudo que dizia que o local mais sujo no shopping eram as bandejas de fast-food? (Fonte: Fantástico, TV Globo)

Essas dicas servem se você se preocupa com higiene na sua casa, no avião, no quarto de hotel.

DICA:

  • Álcool-gel ou lenços de limpeza podem ser uma boa forma de limpar locais contra bactérias e germes – ou mais importante – sua mão.
  • Não deixe cortes abertos (coloque esparadrapo ou band-aid.
  • Em locais em que a água pode não ser confiável, não beba bebidas com gelo. Beba água engarrafada apenas
  • Se você tem forte alergia respiratória, leve o seu próprio travesseiro e cobertor.

ONDE HÁ MAIS BOLOR E MOFO NA SUA CASA:
• 86% na esponja de louças
• 50% no reservatório de café da máquina de café
• 68% no teclado de computador
• 64% na escova de dentes
• 59% em controle de jogo (videogame)
• 55% no controlo remoto
• 55% no brinquedo dos animais de estimação

Esse artigo foi baseado também na matéria Jornal Estado de São Paulo: http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,o-que-e-mais-sujo-em-avioes-e-aeroportos,1760719
LEIA MAIS – CNN http://edition.cnn.com/2010/TRAVEL/12/22/bt.germs.breed.on.plane/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *