Melhores aeroportos nos EUA para conexões

by • June 6, 2017 • EUA, GeralComments (0)1079

+
-


Print Friendly

Quando se faz um vôo internacional, você espera que o menor tempo possível dentro do aeroporto, para minimizar as longas horas de vôo.

Nos Estados Unidos, nem sempre você escapa da burocracia e das filas. Então vamos falar aqui mais sobre os aeroportos recomendados e aqueles que devem ser evitados, especialmente para quem precisa fazer um vôo de conexão.

Assim, se uma passagem custa o mesmo preço para diferentes localidades, você pode escolher o aeroporto mais eficiente. A ida é sempre mais demorada, por isso se recomenda mais horas para a conexão. A volta pode ser mais tranquila, a depender da companhia aérea e aeroporto. Mas é sempre bom deixar uma folga de tempo para imprevistos (atraso no primeiro vôo, por exemplo).
==============================================
CHEGANDO AOS ESTADOS UNIDOS
A maioria dos principais aeroportos dos Estados Unidos que atendem aos brasileiros estão situados nos maiores (e piores) aeroportos, em termos de tempo de espera para imigração e conexão ou escalas.
Ou seja, sem muitas diferenças se você chega por JKF em Nova York, DFW em Dallas ou Atlanta. Eles estão entre os mais movimentados do país e sempre lembrados entre os mais demorados.

Após o desembarque, você passa pela Imigração e checagem de passaporte e visto, pega as bagagens nas esteiras (obrigatoriamente, para todos os aeroportos de chegada), passa pela Alfândega e depois segue para embarcar novamente, passando pelos pontos de segurança dos aeroportos (TSA checkpoints).

O ideal é marcar conexões com pelo menos 2h30min. A conexão inferior a 2hrs pode render dor de cabeça: não só você pode perder o vôo, como você pode perder a mala. Isso porque você retira sua bagagem apenas após passar pela imigração, que já levará uns 40min. E depois disso, ainda tem que passar pelo checkpoint de segurança da TSA, que pode demorar mais outros 30min.
Alguns aeroportos tem Terminais afastados, o que leva a utilizar sistemas internos de transporte (monotrilhos) e outros você precisa ir andando. Veja quais terminais de desembarque e embarque, para saber quanto tempo pode levar para deslocar dentro do aeroporto.

1) TEMPO PARA IMIGRAÇÃO

O tempo para imigração depende da quantidade de agentes disponíveis e também do número de vôos chegando a esse aeroporto. Por exemplo, o aeroporto de Nova York recebe muito mais pessoas que outros aeroportos. Embora eles possam ter uma quantidade maior de cabines de atendimento, é comum você  ficar até uma hora nessa fila, esperando passar pela imigração.

A entrada por MIAMI costuma ser mais tranquila aos latinos e a segurança de aeroporto e imigração falam espanhol, embora seja desorganizado. A infraestrutura é menor para serviços e restaurantes, o que é ruim se sua conexão tem muitas horas de espera. E, na alta temporada, as filas ficam enormes.

O aeroporto de Atlanta é considerado eficiente.  PIORES:  JFK, Chicago, Los Angeles. MÉDIOS: Dallas, Atlanta, Miami. MELHORES: Washington. Melhor horário: antes das 6, após 10, antes das 17. Evite vôos com chegada após 17 hrs.

CONSULTE O TEMPO DE ESPERA PARA IMIGRAÇÃO

https://awt.cbp.gov/

HORÁRIOS DE CHEGADA NOS EUA DE VÔOS SAINDO DE SÃO PAULO

A indicação de tempo de espera foi realizada para maio de 2017, ou seja, na baixa temporada.

Chicago (ORD) United 844 6:45AM (Boeing 777). Em geral, de 20 a 30 min, mas pode levar até 100min nos picos.
Miami (MIA) Avianca 8510 · 7:25 (Airbus A330); American 930 4:55; (Boeing 777-300ER); LATAM 8090 6:50 (Boeing 777-300); American 906 06:55 (Boeing 777-200); American 234 17:30 (Boeing 777-300); LATAM 8094 18:20. Os horários de chegada à tarde são piores, tem mais viajantes chegando.

Washington, D.C. (IAD) United 860 6:20 (Boeing 767-400). Horário costuma ser tranquilo
Los Angeles (LAX) American 216 7:05 (Boeing 777-200) . Em geral 30 min, com picos de 60min.
Dallas (DFW) American 962 05:15 (Boeing 787-9), Delta 104 05:56. Costuma levar uns 20min ou menos. Nos picos, chega a 50min.
Houston (IAH) United 104 05:30 (Boeing 767-300). Média de 40 minutos, que é acima do normal em relação aos demais aeroportos.
Newark (EWR) United 148 05:40 (Boeing 777 ). Costuma levar 30min, com picos de 60min,
Nova Iorque (JFK) Delta 472 5:59 (Boeing 767-400ER); American 950 06:15 ( Boeing 777-300ER), LATAM 8080 7:10 ( Boeing 777-300). Repare que chegam em horários próximos. A American chega em terminal próprio, que atende a LATAM, em geral leva 30min, podendo chegar a picos de 1 hora.  A Delta também tem seu próprio terminal.
Atlanta (ATL) Delta 104 5:56 (Boeing 767-400). Em geral, menos de 20min, mas os picos são variados, podendo chegar  mais de 1 hora.

—————————————–

AERONAVES

Repare que cada vôo já tem um tipo de aeronave. Quase todos utilizam o Boeing 777, que usualmente segue a configuração de assento 3 – 4 – 3 (3 assentos nas filas laterais, 4 no meio). Os Boeing 767 são mais antigos mas tem uma configuração de 2 – 3 -2. O Boeing 787 Dreamliner tem configuração parecida do 777, e, embora pareça mais novo por dentro, tem assentos menores que o 777.

————————————————-

2) TEMPO PARA SEGURANÇA (TSA)

Eles verificam a bagagem de mão e você passa por um escaneamento por raio-x de corpo. Quanto maior o aeroporto, pior para passar na segurança. Dallas e JFK podem ser um pesadelo para quem tem conexões apertadas (no retorno ao Brasil, pegar a conexão por Dallas é tranquilo, mas o embarque direto por Dallas precisa de mais tempo).

Não se espante com o tamanho das filas e a demora, é algo bem comum nos EUA e costuma piorar em épocas de feriado prolongado e férias. E com a possibilidade de fiscalização mais severa para eletrônicos (já aplicado a vôos do Oriente Médio), isso pode demorar ainda mais.

CONSULTE O TEMPO DE ESPERA PARA SEGURANÇA:
https://apps.tsa.dhs.gov/mytsa/wait_times_home.aspx

============================================

SAINDO DOS ESTADOS UNIDOS
Se você vai voltar ao Brasil em vôo direto, sem conexão, então basta chegar com, no mínimo, 2hrs, pois o check-in é feito em totem eletrônico, leva algum tempo, e depois você precisa fazer pesagem da mala, outros 15 minutos se não tiver uma longa fila, e ainda passar pela segurança do aeroporto, que pode levar de 30min a mais de um hora.

Se você pega um vôo doméstico antes, não vai precisar tanto tempo para chegar no aeroporto (90min é o ideal para aeroportos menores), mas deixe um intervalo maior na conexão, ao menos 90 minutos, que seria suficiente para sua mala ser retirada de um vôo para outro.

Os embarques internacionais usualmente ocorrem em terminais diferentes dos vôos domésticos. Alguns aeroportos tem livre acesso entre os terminais e você economiza um bom tempo se não tiver que passar pela segurança novamente.

Na maioria das companhias aérea, sua bagagem é etiquetada até o Brasil e não precisa retirar na conexão. Isso é válido só para a volta ao Brasil.

CHICAGO: acesso livre pelos terminais. Para usar monotrilho, sair da área de segurança. Aeroporto pequeno, poucas opções de compras e comidas. Melhores opções no terminal 1, de onde sai o vôo da United.
DALLAS: acesso livre pelos terminais, incluindo monotrilho. O terminal doméstico tem melhores opções de comida e compras. Tem boa opção de lojas, embora o DutyFree seja fraco (cigarros, perfumes e bebidas). mapa do aeroporto
ATLANTA: acesso livre pelos terminais pelo SkyTrain. Apenas a Delta faz vôos desse aeroporto ao Brasil.
JFK – NOVA YORK: acesso a outros terminais apenas saindo pelos pontos de segurança. Muito provavelmente sua conexão ocorrerá em Terminais diferentes, por isso deixe tempo para transitar no aeroporto, ideal deixar ao menos 2horas de conexão.
LOS ANGELES: Terminais 4, 5, 6, 7 e 8 são integrados. Demais não.
HOUSTON: Terminais integrados pelo Skyway. O Subway fica antes da segurança. Terminais C e E (United) com mais opções de shopping. Tem boa opção de lojas, embora o DutyFree seja fraco (cigarros, perfumes e bebidas). http://www.fly2houston.com/iah/shop/
MIAMI: Terminais interligados. American fica na Ala Norte, Tam e United na Ala Sul.

OS PIORES AEROPORTOS para fiscalização TSA
Piores: Newark (LGA), Nova York (JFK). Melhores: Dallas, Atlanta
http://www.huffingtonpost.com/the-active-times/worst-tsa-checkpoints-in_b_9797588.html

Mas, lembre-se, com boa programação você conseguirá fazer tudo com tranquilidade.

=============================================

TEMPO PARA FAZER A CONEXÃO 

Como já dissemos aqui, sempre é bom deixar uma folga para a conexão, se você não quiser se estressar com isso.

Principalmente na chegada, pois tem a imigração e passagem pelo ponto de segurança do aeroporto.

As companhias aéreas não se responsabilizam por demoras ocorridas na imigração ou de segurança. Às vezes eles podem até atrasar um pouco os vôos, aguardando viajantes que eles sabem que estão no aeroporto. Mas não se deve contar com isso sempre.

Se você perder o vôo, teria que ser encaixado em outro vôo, que pode ocorrer no mesmo dia ou não. Se não ocorrer no mesmo dia, a companhia aérea não é obrigada a pagar seus custos de hospedagem.

As agências de viagem às vezes não informam corretamente o passageiro e acabam escolhendo passagens aéreas com trechos bem apertados entre eles, menos de 2 horas para a conexão.

O fato de você não aumentar a conexão para 3 horas na ida aos Estados Unidos, como o recomendado, pode lhe acarretar um atraso bem maior do que essa (pequena) diferença, caso você perca o vôo de conexão.

==================================

CONCLUSÃO

Se quer uma viagem tranquila, faça tudo com mais tempo e calma. Informe-se corretamente sobre os procedimentos de segurança e bagagem de mão. Escolha o retorno ao Brasil por aeroportos com terminais interligados e que tenham melhor infraestrutura.

 

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification