Internet a serviço do Turismo

by • June 30, 2009 • Geral, iniciantes, PassagemComments (0)49920

+
-


Print Friendly
….. Procura uma passagem aérea mais barata?

Procure em sites como o Submarino ou em agências de turismo com o Sistema Sabre online. O sistema Sabre é um sistema de busca utilizado pela maioria das agências de turismo, portanto, qualquer cotação online é a mesma de sua agência preferida. Tente, por exemplo, VoeJa, a Albatroz, no Paraná

>>>> VÔOS NACIONAIS… o sistema Sabre também funciona para vôos nacionais, mas alguns sistes apenas fazem pesquisas promocionais para clientes previamente cadastrados, como a Gol. Outras companhias, como a Azul, por vezes utilizam aeroportos fora da capital. Em São Paulo, a Azul opera em Viracopos (Campinas).

Dica: No Sistema Sabre, lembre-se de alternar dias, se suas datas forem flexíveis, verificando qual data é mais barata. E coloque sempre a opção “Semi-flexível” se já souber a data de sua viagem.

….. quer uma Poltrona mais confortável?

Escolhido o vôo, agora é hora de escolher seu assento. Para isso, temos o SeatGuru.com e o Seat Expert. Veja qual a aeronave que a companhia vai usar (Aibus, Boing?) e depois verifique quais os melhores assentos do avião.

….. Procurando Hotéis?

Se quiser saber se o hotel é bom, veja resenhas no Tripadvisor, site norte-americano em que os visitantes contribuem com suas críticas afiadas sobre os estabelecimentos. Não sabe falar inglês? Bem, a dica é novamente o Google, usando o tradutor.

Para Preços, o Expedia é forte nos Estados Unidos e América do Norte. O Venere é forte na Europa.

Às cegas: o Priceline e Hotwire fazem vendas às cegas de hoteis por preços bem convidativos. Você escolhe a área/bairro que prefere, o site dá a lista de hoteis. No Hotwire, os preços vão mudando de acordo com a época. A maioria dos descontos é de 10%-15%, mas pode chegar a um percentual bem maior. No Priceline, há um leilão de hoteis, você vai dando os lances e o site te manda a resposta. O forte desses sites é os Estados Unidos. O fórum (em inglês) http://www.betterbidding.com/ lista muitos desses “hoteis em branco”.

Para América do Sul, não há site de preços e resenhas que alcance a qualidade dos citados, mas há o Booking.com, em português, o Hoteis.com e para cidades do interior do Brasil, tente o Guia Insite, além do Guia 4 Rodas, da Editora Abril.

…. melhores Guias de Viagem?

Provavelmente serão em inglês, pois boa parte dos guias são “importados” e traduzidos depois para o português. A Publifolha lança a maioria dos guias do DK Eyewitness Travel, um dos mais completos (mas pesados para carregar), renomado para Guia Visual.
Se não houver problemas de ser em inglês, a dica é comprar o Rough Guides por países. Há títulos para cidades, mas não são (comparativamente) tão bons como o de países. Alguns títulos de cidades (Rough Guide Directions) foram traduzidos e lançados pela Publifolha, como Barcelona, Lisboa, Nova York, Roma e São Francisco. Além disso, a Rough Guides tem os melhores mapas, à venda em muitas livrarias do Brasil pela Internet, como a Livraria Cultura de SP e a Livraria Travessa do Rio.
Outros guias populares são o Frommer‘s, com fracos mapas mas com muitas informações. Ainda não tem versão em português, exceto alguns poucos títulos pela Publifolha, como Key Guides.

>>>> Outros links no tópico de Guias.

…. Dicas aos viajantes internautas

Blogs de viajantes “quase profissionais” dão dicas atualizadas de todos os locais. Alguns Blogs se especializam por aquela ou outra cidade, virando uma enciclopédia.
Mas depois de coletadas as informações, reúna em um documento único e leve tudo impresso. Nem sempre os locais tem Internet para você revisar aquela dica preciosa que leu…
Viajar é diversão… não se prenda exageradamente aos preparativos, papeis e roteiros. A maioria das coisas serão descobertas no local, por você mesmo, então, divirta-se.
>>>> leia mais: Matéria do Jornal Estado de São Paulo sobre o tema, de 29 de junho de 2009.

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification