Sem categoria

Inseticidas usados nos aviões

Print Friendly, PDF & Email

Algumas companhias aéreas estão com a mania de tacar inseticidas nas aeronaves – de portas fechadas e cheio de passageiros – dizendo que não são agressivos aos humanos, apenas aos insetos. Não parece propaganda de aerosol?
Mas é claro que ninguém fica jogando inseticida em casa com tudo fechado e permanece lá naquela nuvem.
No avião, o passageiro não tem escolha: vem a aeromoça e vai jogando aquele spray de inseticida. Forma-se uma nuvem. Logo você sente o cheiro (meio azedo?). E o piloto avisa para apertar os cintos de segurança. Saiba um pouco mais sobre essa prática.

=======================================
O INSETICIDA
Usa um tal de permethrin, que foi “aprovado” há muitos anos pela Organização Mundial da Saúde, no início da década de 90.
Mesmo assim, após inúmeras ações indenizatórias, os Estados Unidos deixaram de usar no final da década de 70, remanescendo apenas em poucas rotas.
Mas agora, voltaram com essa “moda” e, pior, no Brasil. Os motivos não são claros, mas o Brasil apresenta risco por causa do mosquito da Dengue e da febre amarela, além de seu um país com Malária (embora o inseticida esteja sendo usando também em São Paulo, que não tem foco de malária, mas tem Dengue, então acho que esse é o motivo).
O inseticida, como era de se esperar, não é tão inofensivo. Mas é tolerável em curto espaço de tempo. O inseticida tem substância químicas que ficam no tecido das roupas e na própria aeronave. O acúmulo desse resíduo (de uma substância chamada de pyrethroid) pode trazer alergias e, depois de muito uso, até queimaduras. O uso, uma unica vez, dentro do avião pode causar desconforto, mas não há muitos relatos de pessoas que realmente tenham passado mal. O avião fica em solo durante o procedimento e qualquer passageiro pode ter atendimento médico a tempo.
OU SEJA, quando você perceber que vai ter aquela nuvem de inseticida, não é para entrar em pânico, 99,99% dos passageiros não tem problemas com o spray (e alguns problemas são mais psicológicos do que biológicos). Casos mais preocupantes foram apenas relatados com as aeromoças, as coitadas que são pulverizadas todos os dias…
Enquanto isso, àqueles com propensão a problemas respiratórios, psicológicos, asma ou problemas de pele e alergias, evite o contato com o tal spray.
=====================================
PAÍSES E COMPANHIAS QUE FAZEM A PRÁTICA
AIR FRANCE
Também houve relatos no vôo da GOL para os Estados Unidos – http://www.melhoresdestinos.com.br/voo-gol-estados-unidos.html
Companhias da Austrália
Companhias que viajam África ou Ásia
http://www.dot.gov/office-policy/aviation-policy/aircraft-disinsection-requirements
Czech Republic = areas of contagious diseases
France – Areas of malaria, yellow fever and dengue fever
Indonesia – Infected areas
Mauritius – Generally, flights coming from African continent, Asia and sub regions, the Middle East and islands of the Indian Ocean, and flights coming from any other country where mosquito borne diseases are prevalent.
South Africa -Areas of malaria or yellow fever
Switzerland -Intertropical Africa
United Kingdom Malarial countries
————————————–
Informação da Organização Mundial da Saúde:(porém sabe-se que está desatualizado) http://www.who.int/ith/mode_of_travel/aircraft_disinsection/en/
Estudo mais atualizado, de 2005: http://whqlibdoc.who.int/hq/2005/WHO_CDS_WHOPES_GCDPP_2005.10.pdf
Notícia de 2001 sobre os efeitos de inseticida nas aeronaves: http://usatoday30.usatoday.com/life/travel/business/2001/2001-09-10-pesticides.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *