Fazendo as Malas de Viagem

by • December 29, 2012 • BagagemComments (165)81062

Atualizado: fevereiro 2013

Data original de publicação: Dec 29, 2007 @ 16:39

—————————————————————————–

A MALA: Veja o tópico Escolhendo sua mala de Viagem

Separando as coisas:

Separe roupas conforme o clima e o número de dias – e por ocasião (turismo x negócios). Prefira tecidos que não amassem tanto e cores básicas, escolha suas roupas condizentes com o tempo que está fazendo no destino (pesquise em sites como o Weather Channel), mas não exagere, lembre-se que há imprevistos climáticos também.

Em termos de quantidade de roupa, depende de cada pessoa – além disso, nas viagens curtas de até 3 semanas, dificilmente se usará a lavanderia. Mas, se houver necessidade, recorra a esses serviços. Dias frios costumam ter itens mais pesados (como casacos), mas menor quantidade de itens como camisetas e blusas.

Se necessitar outro par de calçado, não exagere, devido ao peso e tamanho que ocupa. Se usar chinelos, leve-os. Muitos hotéis não tem carpetes limpos e muitas praias não tem areias limpas. Exceto para viagens nacionais, não deixe para comprar itens de primeira necessidade e de uso diário (como higiene pessoal), exceto que você já conheça o destino e como comprar esses itens. Especialmente remédios.

Itens frágeis ou valiosos devem ser levados na mala de bordo ou bem protegidos, pois as malas despachadas são, literalmente, jogadas – sem qualquer cuidado. Recomenda-se que eletrônicos sensíveis sejam levados na mão. Já secadores, barbeadores elétricos e outras muidezas (carregadores, celulares, etc) podem ser colocados na bagagem despachada mesmo. Dica: prenda os fios dos eletrônicos, para ocupar menos espaço. Além disso, as companhias aéreas não ressarcem o valor do produto em caso de extravio ou furto. Por Convenção internacional, a indenização é por peso.

Checklist também podem ser úteis, para não esquecer nada (especialmente remédios, pertences pessoais de uso diário, documentos, eletrônicos, etc.). Isso é obrigatório se estiver com crianças. Sugestão mais abaixo.

DOCUMENTOS. Todos os documentos, comprovantes de passagem, endereços, vouchers de hotel e passeios devem ser impressos e guardados juntos. Documentos e vouchers devem ser guardados consigo – não coloque dentro das malas. Em viagens internacionais, poderá ser necessário mostrá-los para a segurança de imigração.

Dica: faça sempre uma cópia de seus documentos, deixe com alguém de confiança, incluindo cartões de crédito para eventual cancelamento em caso de roubo. O mais importante, porém, é ter uma cópia do passaporte em casa e outra cópia consigo, porém em local diferente daquele que você carrega o original. Para quem não tem com quem deixar esses dados, coloque uma cópia scaneada em seu email (ou tire uma foto e guarde no email).

MONTANDO A MALA

Ao invés de guardar tudo na mala imediatamente, coloque tudo em cima de algum lugar fora da mala. Assim você pode ter idéia do volume total de coisas e estabelecer uma ordem. (É sério, não vá pensando que guardar aos poucos vai te deixar mais espaço).

Enrolar as roupas deixa mais espaço? É um mito que enrolar as roupas ocupa menos espaço e amassa menos. Mochileiros preferem enrolar suas roupas, já que a mochila não tem estrutura para deixar as roupas em uma posição fixa. Mas, nas malas regulares, não é necessário enrolá-las – pois isso pode não reduzir em nada o espaço e amassar muito a roupa.

Dica: Para amassar menos, dobre mais roupas de uma vez (ao invés de dobrar uma camiseta, dobre 4). Utilize roupas duras, como calças jeans, para servir de base para roupas mais moles, dobrando umas em volta das outras. O que causa amasso nas roupas é a falta de estrutura que mantenha elas no lugar. Por essa razão, vale utilizar a criatividade e as alças dentro da mala que seguram todo o conteúdo.

Prefira colocar em sacos plásticos para não sujar ou molhar, se a mala não tiver impermeabilização, isso ajuda a organizar e ganhar espaço também.

Não se esqueça, é claro, dos guias e mapas.

Dica: Sua mala sempre volta com peso extra e pouco espaço? Leve barbantes para amarrar / prender  as roupas: elas ocuparão bem menos espaço. Também há sacos plásticos que tiram o ar, criados para quem vai viajar. Se for viagem de turismo: Lembre-se de não encher sua mala totalmente e levar com peso inferior ao máximo permitido, assim você saberá que poderá comprar mais coisas.

A aviação internacional só permite uma bagagem de mão (e muitas vezes as companhias aéreas têm restrição de peso, veja Bagagem de mão), mais outro item, o resto deve ser despachado.

Proteção da Mala: você pode contratar um seguro de mala nos aeroportos: além de embalar a mala com filme plástico, há um seguro contra perda ou avarias. Você pode também embalar sua própria mala com filme plástico (o Magipack) e fita adesiva. Mas lembre-se de ter algum estilete ou tesoura em fácil acesso para poder abrir a mala ao chegar no seu destino.  Dica: deixe uma tesoura pequena ou estile em um bolso externo de sua bagagem despachada. Leve, ainda, uma fita adesiva.

TAMANHO

Cada companhia coloca um limite no tamanho da mala, mas o principal é o peso (Veja o tópico Limite de Peso de Bagagens). E, para carregar sua bagagem, pense se vai alugar carro ou usar transporte público no destino. Dependendo do destino, não é bom levar mais de uma mala. Isso porque nem sempre há escadas rolantes nas estações de metrô, nem sempre se quer gastar com taxis. Veja pela internet quanto custa o Taxi para trajetos curtos, como Estação de Metrô – Hotel, Estação de Trem – Hotel, etc.

CONTEÚDO

A regra é colocar coisas pesadas e duras em baixo. Sapatos de solados duros perto das rodas inferiores. Coisas macias e leves em cima. Ou seja, roupas por último.

Produtos de higiene e beleza que sejam líquidos como shampoo devem estar dentro de um saco plástico, para que não vazem. Muitos levam o frasco inteiro de shampoo, mas prefira economizar peso e espaço, utilizando embalagens para viagem. Usualmente, 50ml de produto serão suficientes para 10 dias.

Valores ($) como dinheiro, cheques, travellers checks e cartões de crédito, além de eletrônicos (máquina fotográfica, notebooks, laptops, etc) sempre na bagagem de mão \ Bagagem de bordo (carry-on baggage).

ETIQUETAR AS MALAS: As Bagagens devem estar todas identificadas com o nome do proprietário. Muitas pessoas esquecem que as malas podem se perder e nem sempre as companhias aéreas são diligentes com as suas próprias etiquetas – e ter o nome irá ajudar em locais como “achados e perdidos” do aeroporto.

Não as tranque ou coloque cadeados, em viagens internacionais, porque, por medida de segurança, elas podem ser vistoriadas no aeroporto, ou use cadeados aprovados pela TSA (é orgão de segurança dos Estados Unidos, mas segue o padrão internacional). Se for levar itens que possam causa dúvidas de segurança, identifique o conteúdo (remédios, alimentos em pó, etc).

Se levar itens parecidos com itens proibidos, como armas, deixe um aviso no exterior da mala, acerca do conteúdo (que seja permitido). Se levar algo em pó, como leite, cereais, farinhas, deixe uma descrição visível no exterior sobre o conteúdo e em local de fácil acesso, perto do zíper. É comum haver uma fiscalização detalhada desse tipo de substância.

CHEGADA NO AEROPORTO

Ao chegar e pegar as malas, verifique, ANTES DE SAIR DO AEROPORTO, se houve alguma avaria. Se houve, preencha o formulário da companhia aérea, no balcão ao lado das esteiras (se não tiver, dirija-se até o posto de atendimento), pois ela é obrigada a ressarcir. Também é obrigada a aceitar a reclamação (o funcionário não pode recusar a receber a reclamação, por achar que não é importante).

Os danos exteriores devem ser vistos no Aeroporto. Os danos em objetos no interior da mala tem prazo máximo de 7 dias para reclamar.

Evite que sua mala se perca: não deixe o check-in para última hora, não deixe adesivos velhos colados que possam confundir o destino final.

SEMPRE AJUDA:

  • Ter documentos de vôo em mãos, mesmo que nunca tenha te pedido antes. Em viagens internacionais, ter documentos essenciais. A Europa tem uma longa lista de exigências, e você deve comprovar antes de pegar sua mala despachada.
  • Ter os dados de seu hotel, como chegar até lá, meios de transporte disponíveis. Muitas cidades tem taxas abusivas para ir de taxi até o hotel.
  • Ter um contato de emergência (guarde telefones de hotel, amigos, etc.)

============================================

Do Site Revista Vip ( link)

  • Dica de ouro para os mais asseados: empilhe até quatro juntas em saquinhos com fecho de pressão. Elas vão chegar novinhas, é só desdobrar e pendurar um pouco antes de usar.
  • É bom sempre colar um adesivo interno com seu nome e contato caso sua bagagem seja extraviada.
  • Fitinhas coloridas por fora ajudam a identificar sua mala na esteira.

O que não deve faltar:

– remédios de uso mais comum.

– produtos de higiene pessoal – pode-se comprar lá fora, é claro, mas ao menos leve uma escova de dentes e um pente. Recomenda-se, no mais, uma necessaire básica para as mulheres, com cotonetes, creme dental, lixa de unha, cremes para pele, protetor solar, maquiagem.

– chinelo

– kit de costura, para alguma emergência, se sua viagem for longa.

– maquina fotográfica (se digital, não esqueça de cartão de memória)

– carregadores de eletrônicos (câmeras, notebooks, celulares), afinal, o que fazer com eletrônicos descarregados de energia?

– guias, mapas, documentos (os últimos de preferência na mala de mão)

A Bagagem Básica:

Para mulheres:

2 calças jeans – uma para sair à

noite e outra básica

1 calça social, saia ou vestido

1 blazer de cor neutra, para combinar

com tudo (bege, gelo, cru ou

preto)

1 blusa para sair à noite

3 ou 4 camisetas básicas

1 agasalho

1 sapato confortável

1 sapato social

1 sandália

1 chinelo de dedo

1 tênis

2 sutiãs

Calcinhas e meias ocupam pouco

espaço – à vontade

Para homens:

1 jeans

2 calças sociais

1 bermuda

2 camisas esporte de manga

comprida

1 camisa social

3 ou 4 camisetas básicas

1 blazer de cor neutra

1 gravata

1 sapato social

1 sapatênis confortável

1 tênis

1 chinelo de dedo

Cuecas e meias

(fonte: Jornal o Estado de São Paulo)

DICA: para os que adoram comprar mais do que devem – Leve também uma mala de nylon vazia. Ela pode ser dobrada e colocada facilmente na sua bagagem e pode ser usada na volta, se sua bagagem “aumentou” mais que o previsto.

Itens que não são recomendados na bagagem despachada (devem ser carregados na mão)

• objetos perecíveis, frágeis, valores e documentos negociáveis.

• notebook, computador, agenda eletrônica,

• máquina fotográfica, filmadora

• walkman, diskman, gravador

• telefones celulares e outros objetos de valor, como jóias, dinheiro, etc.

Deverão ser transportados como bagagem de mão. A companhia aérea não assumirá a responsabilidade sobre esses itens, se você deixar na mala despachada. Se a mala for furtada ou perdida, não há como a companhia aérea certificar que havia itens de valor. Por isso, leve sempre produtos de alto valor na mão.

MÍDIA

YouTube Packing like a pro (em inglês, mas imagens são suficientemente claras)

Outros Posts relacionados:

Descrição adicional: Como fazer sua mala de viagem. Bagagem. Montar a mala de viagem.

====================================

Print Friendly
Pin It

Related Posts

165 Responses to Fazendo as Malas de Viagem

  1. luciana says:

    bom dia!!

    o uma grande duvida comprei uma passagem para o brasil(da italia para o brasil) mas preciso alem das minhas duas malas levar um carrinho de bebe e mao se me permete de levar o como devo fzr para nao chegar la e ter que deixar… espero anciosa uma resposta e dese de ja agradeço

    atenciosamente luciana pontes
    =====================
    Resposta à pergunta:
    1) se você levar o carrinho, mas sem levar um bebê, então esse carrinho é considerado uma bagagem. Você despacha como se fosse uma mala (se for o caso, paga o excesso de bagagem. As companhias não informam sobre despachar um carrinho de bebê quando o passageiro está desacompanhado de um bebê.).
    2) se você tiver um bebê de colo viajando, você entra normalmente na área de embarque e, depois, a companhia se encarrega de guardar no aviao.

  2. lia lopes viegas says:

    Sobre remédios…gostaria de saber se posso levar os remédios de uso habitual, ou até preventivos em comprimidos…tenho asma e preciso de bombinha spray…e tenho as receita do médico de tudo o que estou levando.
    Mas tem um problema…tenho um remedio homeopático que é liquido e cheira a alcool, pois é feito com etanol, e tb um de terapia ortomolecular, que embora sem cheiro é somente liquido tb para regular os minerais do organismo.
    Como vou ficar fora 8 meses, gostaria de saber de quantidades que posso levar tb…pq sei que lá fora os nomes dos remédios são diferentes e vai ficar difícil eu encontrá-los por lá.
    O que posso fazer?
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Mesmo remédio fitoterápicos ou homeopáticos devem ter receita médica. Deixe junto com o remédio, ao colocar na mala, e guarde uma segunda cópia consigo.
    Se tiver receita, não há problemas. Sem receita, não haverá como você comprovar que é para uso próprio e que seja para homeopatia.

  3. zumpano says:

    levar uma mala maior para duas pessoas ,contam como peso de duas ….40Kg , mais as maletas de mao separadas cada um.
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Vôos internacionais não permite o somatório de peso de malas.
    Além disso, a aviação internacional restringe o peso da mala para 32kgs. O melhor é separar esse peso em outra mala ou sacola (serve até sacola plástica, se bem reforçada).

  4. barbara says:

    Obrigada,esclareceu muitas duvidas.
    Estou indo viajar do Brasil para o Canadá.
    Mas ainda queria saber mais alguns detalhes:
    Na mala despachada,posso levar esses itens:
    Esmaltes,shampoo,condic,cremes,pastas de dente,pente,escova….(e agulha de custura, pode?)
    Isto deve ser colocado no saco plastico?
    SObre meus remédios: Levo todos na mala com receita. E cópia comigo,né!
    Na mala de mão: posso levar também agumas maquiagens?????????
    Muito obrigada!!!!!!

    ==================================================
    Resposta à pergunta:
    Nada líquido além de 100ml (e que somados todos os itens, 1 litro). Ou seja, você poderia levar pequenos frascos com conteúdo inferior a 100ml para produtos de higiene, desde que os vários frascos não ultrapassem um total de 1 litro e que caibam em um saco zip lock de 20x20cm (e um ao lado do outro, e não empilhados).
    Ao levar, deixe na bacia plástica ao passar pelo raio-x.
    Pasta de Dente e maquiagens líquidas estão incluídas (batom tipo roll-on, base líquida, qualquer coisa gel ou creme são itens restritos). Maquiagem em pó pode.
    Não podem ser levados na bagagem de mão qualquer coisa perfuro-cortante de metal: alicate, tesoura, cortador de unha, garfo, faca. Devem ser despachados obrigatoriamente. Agulha de costura não pode, mas se for só uma não será detectada na máquina de raio-x.
    Seus remédios podem ser levados com você, se for necessário. O ideal é que estejam acompanhados de cópia da receita, seja na mala de mão, seja na mala despachada (você pode manter os originais e mostrá-los apenas se perguntada).

  5. Bibiana says:

    Gostaria de saber se na mala a ser despachada posso levar:material de unhas como alicate??`
    Pelo que li nas suas respostas abaixo posso levar liquidos de 100ml, no total de até 1litro. Mas isso deve ser colocado na MALA A SER DESPACHADA???
    Brincos e jóias passam tranquilamente pelo RX na mala despachada?????? ou nao devo levar?
    MALA DE MÂO: Só vou levar algumas roupas,documentos,receitas,e maquiagem. Tudo bem levar na mala de MÃO: gloss,base liquida,base em pó,rimel.. blablabla….???
    Obrigada pela atenção,
    Bibiana!

    =================================
    Resposta à pergunta:
    Nada pontiagudo ou cortante na mala de bordo (mão). Deixe na mala a ser despachada.
    Exatamente, Líquidos até 100ml podem ser levados na mala de mão, mas deve estar em uma embalagem zip-lock transparente, deixada fora de sua bolsa. Inclui também gel (creme dental, gloss, rímel, etc). O restante, acima de 100ml ou cujo total de frascos somem acima de 1 litro, só despachando.
    Jóias podem ser levadas na mala de mão. É recomendável, porque não há seguro que cubra o valor do conteúdo das malas despachadas, exceto se você contratar. Idem para eletrônicos de maior valor (Celular, câmera fotográfica) – devem ser levados na bagagem de mão. Itens de menor valor podem ser despachados.

  6. Lady says:

    Olà ,vou viajar para Italia .Estou com várias dúvidas.Quero saber quais produtos e acessórios de beleza e higiene pessoal que eu deveria levar ???????Em conta que lá na italia ,possa ser mais caro ou que realmente ,seja dificil encontrar .Pois eu li em alguns lugares ,que as européias em geral não são tão vaidosas e quase não se depilão ou não fazem a unha na manicure.Sendo que quando vc encontra é muito caro .
    BIG HUG!

    =========================
    Resposta à pergunta:
    Pelo contrário, elas são bem vaidosas, sim. Na Itália, dependendo da região, elas andam super bem vestidas e maquiadas.
    Porém, sua pergunta depende de dois fatores:
    O primeiro é a marca que você usa. Se for marcas estrangeiras (francesas, como Revlon, Lancome, L’oreal ou outras como M.A.C., Maybeline, etc), os preços serão acessíveis lá fora e com qualidade garantida, já que aqui custam muito caro. Se você usar marcas mais populares de maquiagem, vai ter lá também, mas serão outras marcas, aí dependerá de achar a cor, tom, etc…
    Se for marcas populares de shampoo, como Seda, Pantene, L’oreal Elseve, etc, os preços europeus são mais altos. Muitos outros produtos de uso diário (protetores labiais, protetores solares, esmaltes simples) também são mais baratos aqui.
    Depois, depende do que se vai usar lá fora e por quanto tempo. Por exemplo, duas semanas é pouco tempo, às vezes não dá para ficar comprando essas coisas lá, como escova de dentes, seu shampoo favorito, creme hidratante… melhor levar na sua bagagem e gastar mais seu tempo com outras coisas.

  7. Thayse Silva says:

    Boa noite, estou indo na proxima quarta para buenos aires, partindo de florianopolis.
    Estou com algumas duvidas, até mesmo na bagagem a ser despachada os liquidos devem conter 100ml ? Eu posso levar maquiagem , hidratante , anticoncepcional , secador e chapinha na bagagem a ser despachada ? essa mala vai junto ao compartimento do voo né ?
    obrigada e aguardo respostas

    =========================
    Resposta à pergunta:
    Na mala despachada pode levar líquidos,sem restrição de tamanho.
    A mala despachada é aquela que você entrega no check-in, vai dentro do porão do avião e depois você pega na esteira do aeroporto.
    A mala de bordo é aquela que fica com você o tempo todo, não precisa pegar na esteira depois.

  8. Marcia Gieland says:

    Olá, estou indo para Porto Seguro – BA. Gostaria de saber se posso
    dividir o peso da mala entre eu e minha filha, pois a mala que temos
    é grande. Exemplo- 40kg dividido por dois.

    ========================
    Resposta à pergunta:
    Depende da companhia aérea. Ligue para o SAC e confirme, pois isso não está divulgado no site deles (a maioria não permite).

  9. carmen says:

    Olá!
    estou indo viajar para a itália e estou com algumas dúvidas sobre o que posso levar na bagagem de mão. Uma coisa que eu gostaria de saber é se posso levar anticoncepcional na bagagem de mão, já que é algo de uso contínuo e que tem que tomar sempre no mesmo horário. Outra dúvida é se eu posso levar alguma remédios de precaução, mesmo sem ter receita, como tilenol, nadecon, nesaudina, atoveram na mala despachada, mas só para caso eu precise lá, como eu disse, sem receita. E gostaria de saber também se tendo cidadania italiana é mais facil de entrar com isso, pois nao entrarei como estrangeira. Obrigada

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Você pode entrar com esses medicamentos, sem problemas (esses medicamentos mais comuns não precisam de receita e até podem ser levados em pequenas quantidades na bagagem de mão – o que é até recomendado, pois caso sua mala despachada seja extraviada você tenha a medicação).
    Só não pode levar em quantidade exagerada – que não seja apropriada para a duração da viagem. O fato de usar ou não passaporte de outra nacionalidade não interfere em nada sobre o conteúdo da mala.

  10. Carmen says:

    Ola, gostaria de saber se meu filho que tem 9 anos tem direito a uma ou duas malas de viagem
    obrigada Carmen
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Criança pagante tem o mesmo direito que adulto. Vai variar apenas em relação ao destino e a companhia aérea.

  11. Luiza Bello says:

    VOU PARA ITÁLIA. DATA 22/06/2011.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO LEVAR MEU REMÉDIO DE PRESSÃO NA MALINHA DE MÃO.
    CORRO O RISCO DE QUE ELES JOGUEM? DEVO LEVAR UMA RECEITA?
    POR FAVOR AGUARDO RETORNO PARA FICAR MAIS TRANQUILA.
    ATT.
    ============================
    Resposta À pergunta:
    o melhor seria sempre acompanhar a receita, porque eles não seriam obrigados a saber que o remédio é para pressão. Mas, se não tiver, mantenha na caixa com a bula.

  12. Antoni says:

    Olá, meu filho mora na Itália e irei visitá-lo. Posso levar na bagagem despachada polvilho, bolacha, macarrão, suco em pó, queijo parmesão ralado, leite condensado, nescau? Obrigada
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Você pode levar biscoitos, alimentos secos em geral.
    Apenas queijo e e leite condensado não pode. (Embora eu diga isso por suposição, pois valerão as regras da Itália para entrada de produtos. Mas a União Européria não deixa entrada de plantas, animais em qualquer estado, e derivados de leite também são arriscados…). Você pode tentar colocar o leite e o queijo na sua bagagem, pois o máximo que pode acontecer é eles tirarem de sua bagagem e reterem… Obs: Na Itália, provavelmente ele encontra bons queijos e macarrão por preços bem melhores que os nossos

  13. Helena says:

    Gotaria de saber, quantidade de roupa e o que levar, para 20 dias na Itália em junho, calor.
    Atenciosamente,
    Helena
    =======================
    Resposta à pergunta:
    Se for só o sul, as mesmas roupas que você usa aqui. Aproveite que irá fazer calor e leve blusas leves, assim você pode levar 10, 15 blusas diferentes…
    Se for também norte (Veneza, Milão), veja como ficará a previsão do tempo. De qualquer forma, leve ao menos uma jaqueta.
    De resto, considere se:
    1) viajará para mais cidades? O transporte de mala deve ser considerado, ou você terá que pegar taxi toda a vez que ir para o aeroporto e estação de trem, que é caríssimo. Além disso, o próprio fato de levar a mala (ou até duas) tem que ser considerado, ainda que seja permitido levar 64kgs de peso, porque é muito difícil de levar. Se ficar em uma cidade só e já tiver o translado contratado (ou você contratar), então pode levar tudo o que quiser… Só veja se a hospedagem tem elevador….
    2) viajará sozinha? Se a resposta for sim para as duas perguntas, será você e sua mala. Recomenda-se o menos de peso possível. Se for não, então fica mais seguro quando se viaja com mais gente, além de dividir custo de taxi ou translado.
    Levando isso em conta, separe suas roupas e veja se 1) cabe em uma mala 2) qual o peso que fica. Prefira levar apenas uma mala, mais outra não-rígida dentro da mala (ou compre lá), caso pretenda fazer compras e trazer mais coisas. Roupas costumam ser mais leves, o problema é só volume. Evite levar mais de um par de calçados além do que estiver usado, no máximo 2, se forem sandálias leves.

  14. Thiago says:

    Ola,
    Vou fazer um mochilao daqui 15 dias, tenho duvida de como identificar minha mochila, quais informçoes devo colocar? Como vou ficar 3 a 4 dias em cada cidade, qual destino devo colocar?
    Pretendo levar na bagagem de mao um vidrinho de desbloqueador nasal, ele deve estar em ziplock ?
    Grato
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Para facilitar, você pode colocar, junto com uma etiqueta com seu nome, o telefone dos albergues ou hoteis em que ficará hospedado, junto com um email também.
    Para fins de aeroporto, deve apenas estar com seu nome. Se você contratar seguro de viagem, colocar também o cartão de identificação fornecido pela empresa.
    Qualquer líquido na bagagem de mão (apenas, porque na bagagem despachada é permitido), deve-se levar em embalagem zip lock, não superior cada um a 100ml e total de 1litro.

  15. Mayanna says:

    Eu vou viajar pra São Paulo… Eu e mais 5 pessoas. Cada um de nois pode ter a sua propria mala!
    Mais quero saber se a quantidade de peso de cada mala é individual
    Tipo o peso de kg é de cada um e não de todos! Se o limite for 23 kg!
    Eu posso levar minha mala de 23 kg, Minha mãe de 23 kg… QUERO SABER SE O PESO É INDIVIDUAL DA MALA POR NOIS 5. ou os 5 tem que dar um VALOR: ( X )
    O peso é individual por cada passageiro?
    Agradeço.Um abraço

    ===================================
    Resposta à pergunta:
    O peso é por passageiro, mas muitas vezes as empresas acabam deixando que um grupo leve malas mais pesadas, se a somatória total der menos 23kgs por média. Só que isso não é divulgado e não é oficial.

  16. Sarah says:

    Tenho uma dúvida: nos voos internacionais só se pode levar uma bagagem de mão. Uma bolsa feminina com as coisas para o dia-a-dia conta como bagagem de mão?
    =======================
    Resposta à pergunta:
    Não, pode levar outra bagagem. É uma mala pequena (ou bolsa grande) e outro item pessoal (máquina fotográfica ou bolsa ou notebook – enfim, um item que caiba embaixo do assento).

  17. ELICA says:

    Olá é minha primeira viajem de avião vou para porto seguro e estou com muita duvida de que roupa levar e calçado e que roupa devo usa no dia da viagem.
    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Depende mais das condições climáticas e dos dias que você vai ficar. Em tese, você vai pegar calor em Porto Seguro, portanto seria adequado levar roupas leves. Calçados basta um que seja confortável para andar, outro para praia e o restante depende do que mais você vai fazer lá.

  18. Edelbia says:

    Estou indo para o Canada
    Gostaria de saber o que posso trazer de lá como perfumes, vinhos até quanto posso trazer de presentes?

    =================================
    Resposta à pergunta:
    Pode trazer nas mesmas quantidades permitidas pela Receita Federal: 1) até $500 dólares de mercadorias 2) que não sejam mais de 3 iguais e 3) que não ultrapasse 20 unidades de bens superiores a $10 dólares (nunca ouvi dizer de pessoas barradas quanto a esse limite).
    O problema mesmo é eletrônicos. O resto tem passado tranquilamente pela Receita.

  19. lauro says:

    Olá, moro na Finlandia a 10 anos. Estou voltando ao Brasil para morar e não irei mas voltar a Europa. Tenho muitas coisas para levar.tenho 2 peltops e uma Tablet de uso pessoal e trabalho. Posso levar 2 leptops na bagagens de mão? posso levar leptops na bagagem de avião? o que posso fazer trazer meus eletronicos de uso pessoal de volta ao Brasil. agradeço a ajuda.
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Para o limite de bagagem, você deve considerar o peso da bagagem despachada e da mala de mão (depende da companhia aérea), e lembrar que são dois itens de mão: uma mala ou sacola pequena, dimensões até 115 cm. E uma outra bolsa a tiracolo que caixa abaixo do assento. Ou seja, dependendo de sua organização, será possível trazer seus notebooks na mão.
    Para o limite da Receita Federal, dependerá muito de sua situação em particular. Se você é residente há mais de um ano fora do Brasil, a Receita Federal permitirá que você entre com seus bens móveis e ferramentas novos ou usados, comprovando que ficou fora.

  20. Pablo says:

    Olá, estou voltando de vez ao Brasil depois de 8 anos na Finlandia. Posso trazer minha televisão plana na bagagem?
    ======================
    Resposta à pergunta:
    Pode, não haverá tributação pela Receita Federal.
    Atente-se apenas aos encargos que podem ser cobrados pela companhia aérea para o transporte.

  21. Rita says:

    Preciso saber se posso levar para a Itália, na mala despachada: feijão Vapza(prensado,à vácuo, na caixa);café;cocada;pé-de-moleque;goiabada;chocolate;biscoito Maizena;mate Leão (caixa c/sachê) e clareador Blondor.
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. (O feijão só não pode ser aquele de feijoada). Na descrição de alfândega, prefira não discriminar os produtos alimentícios.

  22. Waldyeli says:

    Olá,
    Vou viajar para Porto Seguro, saída de Belo Horizonte,vou ficar oito dias, eu, minha esposa e meus dois filho, um de 1 ano e 10 meses e o outro tem 3 anos, meus filhos só tomam leite de soja de uma marca que eu só encontro aqui perto da minha casa
    Gostaria de saber seu posso levar 8 litro de leito de soja para meus filhos na mala de bordo, fico comedo de furar la em baixo eles não tem cuidados com as malas, gostaria de saber também se eu posso fazer uma mala junto com minha esposa e a outra mala com roupas dos dois filhos, ou tem que ser uma mala pra cada um, se for uma mala pra cada um se o filho menor também tem direito de levar mala.
    Ficarei muito agradecido se você poder me responder.

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Tanto faz como você vai montar a sua bagagem, mas o peso não pode ultrapassar muito fora dos 23kgs (o peso de cada mala é de 23kgs, mas as companhias aéreas em vôos domésticos aceitam que uma ultrapasse o peso se a outra for menor). Só não exagere.
    O leite só poderá ser levado na mala de mão se o terminal de embarque não tiver saídas internacionais também. Se sairem vôos internacionais do mesmo terminal de embarque, você terá que despachar líquidos. Basta que você embrulhe as caixas com plástico, duas vezes (no caso de furar não vai molhar a sua mala), e depois embrulhar os pacotes com roupas, forrando as beiradas da mala (não deixe as caixas encostada em nenhuma das paredes da mala, deixando sempre um vão preenchido com roupas). Caixas “PET” dificilmente furam só com a quedas, precisaria ter algo cortante perto (porém não descarto que alguma caixa fique estufada por causa da alteração de pressão).

  23. fabiane says:

    Bom dia, tenho uma dúvida, estou voltando para o brasil (de portugal para o Brasil), viajo sempre pela iberia, gostaria de saber se a minha bagagem tem que ser em mala ou posso levar em caixas?. obrigada
    ============================================
    Resposta à pergunta:
    Não ultrapassando 158 cm lineares poderia. Mas não há garantias contra avarias da bagagem.

  24. Patricia says:

    Estou indo viajar agora em abril para Buenos Aires vou ficar 10 dias.
    Gostaria de saber que roupas devo levar e a quantidade.E também a qunatia em dinheiro.Em relação a tomada onde comprou um adaptador e a voltagem.E se tiver uma dica agradeço.Aguardo sua resposta.

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Veja a previsão do tempo http://br.weather.com/weather/local/ARBA0009
    Parece estar bem agradável a temperatura, no máximo leve um casaquinho. Dinheiro: troque um pouco aqui, especialmente se chegar no sábado ou domingo. Uns R$50. Depois, você pode optar em trocar lá. Pode também sacar dinheiro (se o seu banco permitir e não cobrar taxas altas). A quantia depende mais do gasto com alimentação. Faça os cálculos similares com qualquer cidade do Brasil (lá é pouca coisa mais barato, mas no final das contas fica bem parecido). Tem os ingressos, que nem sempre são baratos, depende se você for fazer tudo. Adaptador é um em formato \ / que é utilizado no Brasil em algumas máquinas de lavar ou ar condicionado. É só perguntar em lojas especializadas. Ou você compra de qualquer camelô de rua em Buenos Aires, baratinho (uns R$5 ou menos), lá no micro centro.
    Por fim, cuidado com coisas de valor (dinheiro, carteira, máquina fotográfica), afinal eles estão em crise e o povo está passando dificuldade, pode haver mais furtos, especialmente em locais com muito movimento (por exemplo, a Florida, rua de comércio popular no micro centro).

    Leia também o post http://viagem.decaonline.com/buenos-aires-mapas-e-info/

  25. Angély says:

    Olá! Vou viajar para buenos aires semana que vem, e gostaria de saber se posso levar antialérgico, remedio para enjoo e analgésico na minha bolsa tira-colo sem a receita. Posso levar descongestionante nasal também? Precisa de receita? Deve ser levado em saco plástico? Gostaria de saber o que é esse zip lock. Posso levar prancha de cabelo na bagagem despachada? Obrigada pelas dicas!
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar seus remedios. Se seu embarque for pela área internacional, entao você deve colocar líquido e gel em um saco plástico, tipo ziplock – qualquer um, até 20cm por 20cm.
    Pode levar prancha de cabelo, sem problemas.

  26. jucineide says:

    Vou para Portugal no final de maio e quero saber que roupas levar, qual será a temperatura lá nessa época. Vamos de sul a norte, sei que o clima muda.Obrigada!
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Em tese, meia estação (20º), mas o tempo está bem diferente do que a média em geral, por isso recomendo uma pesquisa na véspera de sua viagem.

  27. Tiffany says:

    Oi, estou indo embora de belem para o rio de janeiro
    e gostaria de saber o que devo levar de higiaene
    e de rolpa o que devo levar…desde já agradeço.

    ================================
    Resposta à pergunta:
    (Com atraso em razão de férias)
    Voce escolhe os produtos de higiene conforme seu uso normal (calcule os dias e a quantidade ou deixe para comprar lá mesmo). Roupas vai depender da previsão do tempo. Em geral, faz calor, mas pode ser que o calor de lá não seja o mesmo que em Belém ou que venha uma frente fria. Veja a previsão do tempo na véspera para ver se é necessário levar alguma roupa de frio.

  28. Angélica Santos says:

    Boa noite,
    Eu uso continuo de anticoncepcional, para este tipo de medicamento é necessária receita médica? Ou eu posso coloca-lo na mala de despacho?
    Att
    Angélica Santos

    Submitted on 2012/05/16 at 10:43 pm | In reply to Angélica Santos.
    Em complementação ao e-mail anterior, sobre o anticoncepcional, a minha viagem é para o Chile, outra pergunta, gostaría de trazer 2 vinhos chilenos, é possível e qual o procedimento? O trajeto ida e volta será pela Tam.
    Att
    Angélica Santos

    ========================================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar sem problemas. Quanto a trazer vinhos, você pode trazer, mas deve levar na bagagem despachada (embrulhe bem em sacos plásticos e enrole em plástico bolha ou em suas roupas, não deixe próximo às bordas da mala, onde há maior impacto).

  29. rose says:

    ola estou viajando para noruega em setembro,gostaria de saber se eu posso levar 5 esmalte,alicate de unhas,shampoo,creme de cabelo,maquiagem,minhas bijouterias,sbae come e mulher.
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Pode, mas na bagagem despachada.

  30. José says:

    Olá, estou viajando para China em junho, e um amigo meu que mora lá pediu pra mim levar um litro de (Ypióca Empalhada) pra ele,a dúvida é: na hora do embarque internacional eles permitiram levar essa encomenda?
    Aguardo uma resposta.

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Apenas na Bagagem despachada. Porém, convém verificar quais as restrições de alfândega da China também.

  31. Thamirez says:

    Oii, vou viajar para Orlando e queria saber se posso levar produtos com mais de 100 ml dentro da mala ou se tenho que colocar todos os líquidos em potinhos de 100 ml?
    Obrigada pela atenção 🙂

    =======================================
    Resposta à pergunta:
    Mala despachada por levar. Apenas na bagagem de mão (aquela que você leva no avião consigo) precisa ser pequenas quantidades.

  32. marcelo de oliveira viana says:

    Hoje pela manhã eu fiz a seguinte pergunta:”Posso levar café, feijão preto, farinha de mandioca e charque para Portugal?” Estou aguardando resposta
    ============================
    Resposta à pergunta:
    Sua resposta é enviada aqui mesmo, no site. Não enviamos email de resposta.
    Você postou a pergunta em outro tópico.
    A resposta dada foi: “Teria que ver qual as restrições específicas em Portugal. Com certeza, não pode entrar com charque, vai ser confiscado.
    Os demais produtos parece que são permitidos.”

  33. Flávia says:

    Olá Estou indo para Auckland – Nova Zelandia para estudar inglês sendo que ficarei por 3 meses. Gostaria de saber se posso levar 3 caixinhas anticoncepcional pelos 3 meses? Caso sim levo na mala de mão ou na mala despachada? Obrigada
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Tanto faz em qual bagagem levará, mas faz mais sentido se você levar apenas uma cartela na bolsa e mandar o resto pela bagagem despachada.

  34. Andrea says:

    Bom dia, estou indo para Porto Seguro com minha filha. Minha filha faz uso de medicamento para asma que usa um espaçador que me parece que é feito de metal, este espaçador pode ser colocado na bagaem de mão? as receitas tem que ser com datas recentes? e quanto à mala de mão pode ser uma bolsa e uma mala pequena?
    Desde já agradeço e aguardo anciosamente a resposta!

    =================================
    Resposta à pergunta:
    Não sendo nada cortante, pode ir na bagagem de mão.
    A bagagem de mão não pode ter mais de 5kgs, além de poder carregar sua bolsa (que iria debaixo do assento… se ela for muito grande, não pode). São 2 itens de bagagem de mão, um que vai no compartimento acima do assento e outra que vai abaixo.

  35. carmen nascimento says:

    muito obriada ,valeu mesmo estou imdo para ISRAEL e fiquei muito feliz com esta grande ajuada, grande bençao pra vc senpre,xau…

  36. wislene marques says:

    ola gostaria de informaçoes, estou indo com meu marido e filha desde espanha ao Brasil e gostaria de saber se posso levar na mala uma tv de 19 pole e uma play station? tbem temos nossos computadores portaties de uso pessoal cada um no caso somos 3, sera que irao me taxar, ja faz 4 anos que nao volto ao brasil
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Se você está vindo só para passeio, mas irá regresssar ao exterior onde você tem residência fixa, você pode entrar com seus eletrônicos sem declarar, mas você fica sujeita a ter que levá-los de volta ao estrangeiro (admissão temporária dos bens). Pode ser que solicitem o visto permanente ou documento que lhe autoriza residir fora.
    Se você está se mudando definitivamente ao país, pode entrar com seus bens, sem precisar declarar também. Pode ser que solicitem comprovação da residência no exterior por mais de um ano.
    Convém, ainda, verificar se não há cobranças da companhia aérea quanto ao transporte da TV.

  37. dayse kelly says:

    boa tarde vou para argentina em outubro tenho duvidas em que roupa levar, e sapatos,vcs podem ajudar.obrigada
    =====================================
    Resposta à pergunta:
    Em outubro, provavelmente estará mais quente (15º a 21º de dia), mas sugiro verificar a previsão do tempo na véspera, para que você não passe muito calor ou frio. Leve uma roupa esporte fino para ir até um dos espetáculos de Tango. De resto, é parecido com roupas usadas aqui, não há restrições.

  38. Tony says:

    Estou de viagem para a Itália. Posso levar na bagagem a ser despachada cola super bonder gel, pois utiizo o mesmo para fazer peças de artesanato
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Despachada sim.

  39. meyrieli says:

    ola gostaria de saber se posso levar 12 caixas de Anticoncepcional,na malar isso tem algum problema, eles pedem receitar medica se levar tantas caixas assim e pq naum gostiaria de troca de medio durante um ano ke eu vou esta no brasil.se posso e na mala de despachada ne?
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Depende da duração da viagem. Não precisaria receita para quantidades compatíveis com sua viagem, parece que o seu é compatível. Separe na mala, para que não fiquem tão juntas, mas mantenha na embalagem original. Tanto na mala despachada como na mala de mão não teria problema.

  40. meyrieli says:

    vc falou da duraçao da viagem eu sou brasileira moro em portugal, em dezembro predendo ir embora pro brasil vitoria espeito santo e ai tem problema de levar os remeido
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Para entrar no Brasil também não tem problema

  41. lucelena says:

    BOA NOITE,ESTOU INDO P TURQUIA NA SEG QUINZENA DE NOVEMBRO,GOSTARIA DE TRAZER ALGUMAS JOIAS P VENDER AQUI NO BRASIL,VC SABE QUAL O VALOR Q EU POSSO TRAZER SEM TER PROBLEMAS COM A ALFANDEGA AQUI NO BRASIL,MTO OBRIGADO
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Não pode ser quantidade que revele intenção comercial. Além disso, apenas permite-se volume TOTAL de 20 itens acima de $10 dólares e 20 itens abaixo de $10 dólares.
    * Na realidade, não há uma contagem física, é mais pelo volume que fizer na bagagem. Prefira trazer na mão, para maior segurança e menor fiscalização.
    Até o valor de $500 dólares tem isenção de imposto. Acima disso, paga-se 50% sobre o excedente a título de imposto.
    Se trouxer quantidades muito grandes, pode ser confiscado.

  42. Rosangela Elias Hengler says:

    vou para o chile em novembro, quero saber se posso levar feijão para lá. obrigada
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Tecnicamente não pode, porque seria como se fosse uma semente (e, em tese podem conter pragas que pode não serem combatidas lá)… mas se você vai comer o feijão, pode até arriscar a levar. Só não leve aqueles prontos pré-cozidos ou enlatados com carne.

  43. Liane says:

    Olá. Faço uso de anticoncepcional injetável e o periodo da minha viagem a Disney coincidirá com a data da aplicação. Vc sabe me dizer como eles aplicam lá? Será dificil eu conseguir? Se tenho que levar receita traduzida ao inglês para aplicação. Obrigada 🙂
    ========================
    Resposta à pergunta:
    Acho que seja possível que apliquem sim… Mas melhor mesmo levar uma receita médica.
    Detalhe: o medicamento talvez não possa ser vendido, seria melhor que levasse daqui mesmo

  44. diego martinez says:

    Olá! Vou pro chile, posso levar alimentos como miojo, bolachas? Vou ficar dois meses la. E qnto a decalarar o q esta levando? Nao entendi muito bem…vou levar notebook, celular…
    ====================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar as comidas. Só não leve nenhum tipo de carne.
    Não é para declarar nada do que está saindo com você. Mas, se o notebook for importado, você pode ter problemas ao retornar ao Brasil: precisa da nota fiscal brasileira. Exceto se ele for muuuuito usado e antigo.
    E se ele for nacional, não tem problema nenhum.
    Demais eletrônicos como máquina fotográfica e celular, pode levar sem problemas.

  45. diego martinez says:

    Outra pergunta: posso levar shampoo, cremes, aerosois na mala despachada?
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Pode.

  46. Juliana says:

    olá, vou ao chile, e encomendei um iphone 5 dos eua de uma amiga q tá lá. Devo levar a nota fiscal americana?
    obrigada

    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Um telefone é isento de tributação. Em termos de tributação, tanto faz ter ou não a nota. Em produtos tributados, caso nao tenha a nota fiscal, a Receita atribui o valor.
    Sempre é bom ter a note fiscal, por causa da garantia (a Apple tem garantia no mundo todo, ainda que não tenha sido comprado no país do usuário).

  47. rayana says:

    rayana

    March 7, 2013 at 9:23 am

    ao inves de dua malas de 32kg eu posso levar apenas uma de 64kg?
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Não, não pode.

  48. Patricia says:

    Patricia

    March 7, 2013 at 10:38 pm

    Olá,
    Vou aos EUA em abril, posso levar bolachas, macarrão instantanio e salgadinhos tipo chips na mala q irá ser despachada? E na mala de mão é permitido cremes hidratantes?
    Obg pelas dicas me ajudaram bastante
    Abç

    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode levar comidinhas, mas nada que tenha carne, mesmo desidratado.
    Creme hidratante na bagagem de mão: apenas até 100 ml, não ultrapassando total de 1 litro.

  49. Natasha says:

    Natasha

    March 8, 2013 at 1:30 am

    Viajo esse fds para a Tailândia para ficar 3 meses, posso levar macarrão, arroz e sopas instantâneas?
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Dificil dizer, porque vale a legislação da Tailândia. Esse tipo de produto você compra lá facilmente, a base da comida na Tailândia é arroz.
    Aduana: proibições de entrada http://www.customs.go.th (…)

  50. MAquino says:

    Vou para a europa e gostaria de saber se posso levar comida (polvilho, pois quero fazer pão de queijo) ou se é proibido. Obrigada
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Em tese sim, poderia, mas há limitações em cada país.

  51. Fernanda says:

    Olá vou passar os 4 dias no Rio de Janeiro com meu marido…gostaria de saber se podemos levar apenas uma mala,na comapanhia que vamos o peso máximo é de 23kg….obrigada
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Sim, claro, observando o limite máximo da bagagem (algumas companhias deixam ultrapassar um pouco o peso quando mais pessoas levam menos malas, MAS isso não é garantido, é apenas cortesia da empresa… ou seja, em regra qualquer mala não pode ultrapassar 23kgs)

    • Michelle says:

      Ola. Amei o Blog e estou anotando as dicas.
      Mas tenho uma dúvida: Vou para a Florida em Fevereiro ficar 28 dias e necessito de meu remédio de Tireoide que é de uso contínuo. Aqui no Rio eu compro sem receita médica, mas para embarcar com meu remédio devo levar uma receita? A receita pode ser em português?
      Desde já agradeço.

      ===================================
      Resposta à pergunta:
      Se não é remédio de uso controlado, não precisa de receita. Se for controlado, seria melhor ter receita (embora usualmente não há problemas, especialmente se for um remédio que também venda nos EUA). A receita em português já serve.

  52. gislene teixeira mambrum says:

    posso levar 5kg de erva de chimarrão e 5 kg de farinha de trigo na bagagem para despachar?
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Depende do destino. Se for internacional, tem as regulamentações do país de destino. Se doméstico, sem problemas.

  53. Fran says:

    eu to perdidaaaa, rsrs, eu viajo final do mes para MS, tudo bem já entendi todas as regras basicas, mas minha duvida mais cruel é se a minha bolsa normal com documentos, camera, a bolsa de mulher conta como bagagem de mao? pois alem dessa bolsa quero levar meu not tbem… mas nao sei se conta ou nao?
    e outra ocorre muito extravio de bagagem durante troca de aviao? Meu maior medo rsrs…
    obrigada :)

    =================================
    Resposta à pergunta:
    A bolsa é um item adicional à bagagem de mão, mas deve caber debaixo do assento. Então depende do tamanho.
    Não ocorre muito extravio, exceto se o tempo de conexão é curto.

  54. Katia souza says:

    Gostaria de saber se posso levar alimentos não pereciveis em voos domesticos, como arroz, feijão, açucar. café, sabão em pó ou liquido e qual a quantidade que posso levar?
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. O limite é o próprio peso da bagagem (23kgs)

  55. Viviane says:

    Viviane

    June 18, 2013 at 1:13 am

    Olá, estou viajando essa semana para a Bolívia, saio de SP, passo em escala pelo Paraguai. Só quero levar bagagem de mão, uma mochila, que está pesando /- 7,5kg. Posso embarcar com ela? É minha única bagagem!
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Depende muito da companhia aérea. Provavelmente sim.

  56. Rosangela says:

    Rosangela

    August 5, 2013 at 8:05 pm

    Olá
    Viajo na próxima sexta feira para o Canadá, além da mala de mão posso levar minha bolsa?
    Obrigada

    =========================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode levar a bolsa.

  57. elizabeth matana says:

    Posso Levar Café, Leite Em Pó, Macarrão Instantâneo E Arroz Para Lisboa.
    =======================================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode, em quantidade que seja compatível para consumo próprio (mas lá vende produtos similares por preços similares, talvez exceto quanto ao leite).

  58. Nay says:

    Nay

    September 6, 2013 at 12:47 am

    Olá.
    Vou ficar um ano em Dublin, e gostaria de posso levar alimentos perecíveis como feijão… e se posso levar chá…

    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar os grãos, chá, café… não pode leite ou derivados e qualquer alimento com carne. Você achará bons produtos em qualquer mercado lá também.

  59. Neida says:

    Neida

    September 9, 2013 at 3:39 pm

    Vamos viajar para Lima, Peru. Posso levar polvilho doce/azedo? Qual a quantidade? Devo declarar?
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Valeria a legislação do Peru quanto a alimentos proibidos. Acho que não teria problemas, mas leve apenas a quantidade que for fazer uso. O problema é que o país tem fiscalização de entorpecentes, então veja se seu pacote não vai ser confundido com outra coisa…

  60. Lionete de Jesus da Silva says:

    Vou para o México (Mérida). Quero saber se posso levar com nota fiscal,10 pacotes de batata palha, sementes de acerola,graviola, açaí, suplemento alimentar, feijão, farinha e café.
    ================================
    Resposta à pergunta:
    O problema nem seria a nota fiscal ou quantidade, mas o tipo de produto. Em geral, nenhum país permite entrada de sementes para plantio, os demais alimentos poderiam.
    O limite é por valor, $300.
    http://www.aduanas.gob.mx/aduana_mexico/2008/pasajeros/139_16781.html

  61. João Vitor says:

    ola , logo irei para Miami – EUA … eu vou para la mais para comprar roupas que e bem mais barato que aqui no Brasil. entao minha duvida e a seguinte: respeitando o limite de peso das bagagens . eu posso trazer quantas peças de roupas eu quizer sem eu me preocupar com o valor de cada peça. pois li que a bagagem despachada nao pode execeder 500 dolares. Grato
    ==========================================
    Resposta à pergunta:
    Além da quantidade normal de roupas que uma pessoa usa para viajar (compensa levar menos roupas), você pode trazer mais 20 itens acima de $10 dólares, não sendo mais que 3 iguais. Só que 20 itens contando tudo, todas as compras que você fizer que não sejam classificados com bens de uso pessoal.
    As roupas em quantidade “normal”, ou seja, de uso da viagem, são isentas e não entram na cota.

  62. MARIA ANTONIA says:

    ESTOU INDO PARA O CHILE E GOSTARIA DE SABER SE POSSO EMBARCAR LEVANDO FARINHA DE MILHO DAQUI, COSMÉTICOS PARA DAR DE PRESENTE (SABONETE, PERFUME, CREME) E TAMBÉM REMÉDIOS DE USO CONTÍNUO (PARA HIPERTENSÃO, TIREOIDE,DIURÉTICO E COLESTEROL)
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    Pode. Não sei ao certo sobre a farinha de milho, mas acredito que não haveria problemas.

  63. Neusa says:

    Olá, vou passar 15 dias na Alemanha e gostaria de saber se posso levar cachaça para dar de presente , se posso quanto é permitido levar
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Até 22% de teor alcoólico: 2 litros. Acima disso só 1 litro.
    http://ec.europa.eu/taxation_customs/common/travellers/enter_eu/index_en.htm

  64. Fernanda says:

    Ola!
    Estou morando em Portugal, no periodo de Janeiro a Dezembro deste ano, retorno em Dezemboro para o Brasil. Gostaria de saber se posso levar na mala minha televisao que adquiri aqui para uso pessoal e um playstation? Qual o procedimento? Pago taxa ao chegar no Brasil?
    Desde ja agradeço

    =============================
    Resposta à pergunta:
    Se superior a um ano, vale uma isenção especial para todos itens do viajante. Não é necessário declarar.
    Menos de um ano, vale a regra geral: até $500 dólares na cota isenta e o valor acima disso é tributado em 50%.
    Como o seu caso vai próximo ao período de um ano, porém inferior a 365 dias, vai depender do entendimento do fiscal em isentá-lo. Pela lei, não é isento.

  65. Matheus says:

    Boa tarde,
    Moro na Alemanha e meus pais vêm me visitar na próxima semana, chegando por Portugal. Gostaria de saber se é permitida a entrada de itens como farinha de tapioca e paçoca e onde encontro a lista do que não é permitido. Agradeço a atenção.

    ==================================================
    Resposta à pergunta:
    É permitido. Não é permitido todos os derivados de carne e leite.
    Cada país tem sua legislação.
    Porém, deve-se salientar que, em razão de excessivo contrabando de entorpecentes e drogas via Portugal, a mala de seus pais provavelmente será vistoriada já no Aeroporto, por causa da Tapioca (não que seja proibida, mas que poderia ser confundida com outra coisa). O melhor é avisar a seus pais para não trancarem a mala e não deixarem nada de valor nessa mala que contiver alimentos, ok?

  66. Juliana says:

    Oiie! Gostaria de saber de posso levar chá na bagagem de mão em voo internacional para a europa… Me disseram que já confundiram chá com drogas na hora do raio x… É verdade isso?
    ================================================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar.
    Se houver dúvida quanto ao conteúdo da bagagem (pó, ervas e qualquer coisa que se pareça com drogas), sua mala e bagagem fica sujeita a ser aberta e fiscalizada. Se tiver cadeado na bagagem despachada, ele pode ser violado.
    Para chá comercial, procure manter na caixa.
    É claro que, uma vez verificado que não é produto proibido, a bagagem é liberada.

  67. Luiz says:

    Vou para a Holanda com conexão nos EUA. Vou ter que retirar a bagagem nos EUA, passar pela alfândega e redespachar a bagagem. Me pediram para levar feijão. Será que pode haver problema nos EUA, por ser o feijão semente? (grão fresco, não industrializado).
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Difícil dizer, pois a fiscalização da USDA é aleatória e feijões não estão expressamente permitidos, mas não é muito claro. De qualquer forma, o máximo que vai acontecer é retirarem os pacotes de feijão.

  68. monica says:

    Eu fasso uso de insulina e vou para E.U.A possa levar o remédio ou seria melhor comprar lá pois estou muito preocupa pois tenho que levar seringa, agulha para fazer o teste para poder usar a insulina.
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    O melhor é sempre levar seu próprio medicamento (e na bagagem de mão).
    Por vezes, pode ser que você consiga comprar certos medicamentos nos EUA, porém aqueles que não necessitam receita médica.

  69. Ana Machado De Souza says:

    Oi tenho uma duvida, moro na Inglaterra mas decidir voltar para o brasil no final do ano, e gostaria de levar comigo uma televisao que comprei aqui ha 2 anos atras, a pergunta é: posso leva-la na minha mala, tenho que pagar alguma taxa quando chegar no brasil ?
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Pela Receita Federal: se você ficou mais de um ano fora do Brasil, pode trazer.
    Para a Companhia Aérea: vai limitar ao volume e peso da bagagem.

  70. Diovania says:

    Minha sobrinha vai se casar e pediu q eu levasse 5 k de balas de coco pra a festa .
    Moro no Brasil e o casamento vai ser na florida .
    Será qe poderei entrar vi essas balas ?

    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Sem problemas.

  71. selma says:

    Embarco para França na proxima semana, farei conexão em Roma, meu filho pediu para levar feijão, tang, guarana antartica, e halls. existe algum problema? Será que o tang é melhor levar na bagagem de mão?
    ===========================================
    Resposta à pergunta:
    Não… não teria problema. Feijão talvez não seja permitido, mas acho que não haveria fiscalização muito severa, especialmente se entrar por Roma.
    Tang, como é pó, pode ser melhor na bagagem de mão sim…

  72. Thom says:

    Oi, vou viajar para Nova York e gostaria de saber se eu teria problemas em levar 5kg de farinha de mandioca e pimenta do reino (em po). e como seria a melhor maneira de levar
    =============================================
    Resposta à pergunta:
    Em tese não, mas por ser pó, sua mala fica sujeita à fiscalização e abertura. Melhor colocar em uma mala sem outros bens de alto valor, deixar destrancada e que os produtos tenham fácil acesso (por exemplo, perto da abertura do zíper, ao invés de deixar no fundo da mala).

  73. Eduarda Marques says:

    Olá. Eu vou viajar para orlando e, como prevenção, irei levar remédios para dor de garganta, cabeça e tal (remédios comuns que não tem prescrição medica ), é melhor levar na bagagem de mão ou na despachada? Se for na despachada teria sanches da mala ser aberta?
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Bagagem de mão é melhor (porque se algo acontecer com sua mala despachada, como atrasos, você ao menos tem os remédios.)

  74. teresa monteiro says:

    Vou para Nova Iorque e gostaria de levar sopa em pó, macarrão instantaneo, macarrão normal, barras de cerais. Levo na bagagem de mão ou na bagagem normal.
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Esses produtos podem ser comprado por preços muito bons (baixos) em qualquer mercearia de lá (e há muitas).
    A opção de bagagem depende apenas de seu gosto pessoal.

  75. Larissa says:

    Olá! Vou para a Alemanha e gostaria de saber se posso levar 10kg de feijão preto. Se não, qual a quantidade máxima? Estou levando também um kit de acarajé (bolinhos, camarão, vatapa e pimenta), é permitido?
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Feijão: em tese sim, não tem restrição. A quantidade é aquela que não revele caráter comercial, pois é proibido levar produtos para revenda.
    10 kilos é consideravelmente bastante feijão e já ocuparia metade de uma mala… Vai de seu julgamento pessoal.
    Itens de acarajé: nenhum tipo de carne é permitido, mesmo peixes, crustáceos, etc… Os demais ingredientes pode.

  76. Fabiola says:

    Olá!
    Vou viajar para o Chile e sei que itens perecíveis não são permitidos. Mas estou em dúvida quanto a algo tipo lata de leite em pó. Tomo um suplemento alimentar e receio não ter por lá…

    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Não é tudo proibido, mas exige declaração. Também para produtos alimentícios em pó, precisa declarar. Se não for um produto proibido, eles liberam.
    Você pode ver o formulário aqui http://www.sag.gob.cl/content/declaracion-jurada-conjunta-aduanasag

  77. Denise says:

    Vou para Italia em fevereiro com meu marido Queremos comprar iPhone lá. PosCada pode trazer o seu, fora da caixa, certo? Posso trazer mais um de presente? Posso embarcar com meu smartphone do Brasil?
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    Pode comprar um celular, se ele for o único celular (para ser considerado como bem de uso pessoal). De qualquer forma, é melhor levar sim fora da embalagem.
    O outro de presente pode ser que entre na cota (e sujeito a imposto), mas tudo vai depender da fiscalização, que é aleatória.
    Em geral, 2 celulares não teriam problema.

  78. Debora says:

    Olá!
    Vou para Alemanha com conexão em Portugal. Vou visitar um amigo brasileiro e ele fez uma listinha com coisas daqui que ele qr que eu leve. Açai, polvilho, cachaça e cigarros de palha.
    Gostaria de saber se posso ter problemas para desembarcar em algum dos dois países e dicas de como levar. Levo os cigarros na mala de mão ou despacho??
    Gostaria de saber tbm se preciso levar algum documento para provar que vou ficar na casa de amigos. Pq se pedirem endereço de hotel não vou ter nada em mãos.
    Obrigada!

    =====================================
    Resposta à pergunta:
    Se você vai via TAP, não recomendo que leve cigarro de palha ou polvilho na bagagem despachada, a não ser que queira toda a sua mala revirada, já que é um vôo com muita incidência de tráfico de drogas…
    Cigarro de palha: até 200 unidades, ou máximo de tabaco de 250 gr.
    Povilho: não tem problema, embora não seja muito bom ter um pacote de pó branco na bagagem;
    Cachaça: apenas um litro é permitido.
    Açaí: em fruta, pode levar em pequena quantidade, máximo  2kg, sujeito à fiscalização da autoridade fitosanitária. Em pasta: apenas na bagagem despachada. Congelado: não vai chegar nunca congelado… (PDF)
    http://ec.europa.eu/taxation_customs/common/travellers/enter_eu/index_en.htm

  79. claudia says:

    Gostaria de saber s eposso levar cola bonder na bagagem de mão para os Estados Unidos.
    Grata
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    Se você não vai usar durante o vôo, deixe na bagagem despachada.
    Especialmente se for pegar vôos de conexão nos Estados Unidos. Aliás, não leve, há colas melhores lá fora.
    Se você precisar **durante** o vôo, certifique-se que não é uma marca inflamável (esses nem na despachada pode), que não tenha muito cheiro (para não perturbar os seus vizinhos de vôo) e que você leve dentro do saco zip lock junto com outros líquidos e gels.

  80. Paula says:

    Olá, seu blog está me ajudando muito. Vou para Paris no final de março/2015, gostaria de saber se posso levar 02 kilos de tapioca, e se sim, se levo na bagagem de mão ou na bagagem que vai ser despachada.
    Desde já agradeço.

    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Só se você realmente precisar levar. Não é proibido. Mas qualquer material orgânico chama a atenção na fiscalização do aeroporto, seja na mala despachada, seja na bagagem de mão (já que podem ser confundidos com entorpecentes). Então, se despachar, não deixe a mala trancada (ou utilize cadeados com segredo universal, como os “TSA approved”) e deixe em uma parte de fácil acesso, como próximo à abertura da mala. Isso evita que sua mala seja toda revirada, caso queiram verificar o que se trata.

  81. Danielly says:

    Ola, vou para orlando, e gostaria de saber se posso levar 1kg de erva de chimarrao? Preciso colocar no folheto de entrada no país que estou levando algum material organico? Obrigada
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Você encontrará lá também, mas pode levar. Recomendaria não fazer a especificação de que está trazendo alimentos.

  82. Mauro says:

    Olá,
    No final de Maio viajo para Lyon na França com possível entrada na Europa por Lisboa, está será a minha terceira viagem pra lá e sempre a trabalho, tenho amigos na França que me pedem cachaça, poderia me dizer até quantos litros posso levar?
    Grato,
    Mauro

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Apenas 1 litro, se acima de 22% de alcool. Abaixo desse teor alcoólico, 2 litros.

  83. katia moraes says:

    Boa tarde vou p Franca em junho com conexão lisboa e meu filho quer q leve suplemento alimentar tipo creatina whey p ele! E permitido ? Levo bagagem de mão ou despacho?
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    É permitido levar. Na bagagem de mão você evita que sua mala possa ser aberta pela fiscalização, ou você deve deixar a embalagem em fácil acesso na mala despachada (perto do zíper de abertura, por exemplo, sem trancá-la.

  84. Anna says:

    Olá!!! Estou indo passar as férias na Itália e ficaremos 24 dias, eu, meu esposo e meu filho de 2 anos. Estou bem preocupada com a questão da comida para ele, pois visitaremos várias cidades e consequentemente passaremos por vários hotéis diferentes. Posso levar sopa pronta congelada em potinhos individuais para ir direto ao micro ondas?
    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Os congelados certamente não vão durar as 9 horas ou mais de vôo e poderiam até vazar (embora a parte de carga tenha certa pressurização na maioria dos aviões, não se poderia garantir que não sofreriam alteração de pressão e estourar), você não conseguiria levar quantidade suficiente aos 24 dias e talvez não vá encontrar espaços de Freezer disponíveis para todos os dias. Após o descongelamento, os alimentos apenas são indicados para o consumo no período de 2 horas se tiverem carne. Após esse período, aumenta o número de bactérias e o conteúdo não é apropriado ao consumo. E tudo depende da higienização no preparo.
    Somado a isso, alerto que vários hotéis não tem microondas no quarto, pois é incomum na Europa. Mesmo um pequeno frigobar pode ser uma raridade em grandes redes de hotéis. É bom verificar antes de fazer a escolha do hotel.
    Na Bagagem de mão, seria permitido apenas a quantidade necessária durante o vôo.
    Ou seja, pesando todos os poréns, o trabalho que lhe dará não será vantajoso, especialmente se considerarmos que você estará na estrada por várias horas.
    Como sugestão, você poderia procurar por quartos studio, que vem uma cozinha equipada, usualmente com microondas e fogão. Ou, se o hotel tiver uma cozinha onde preparam o café da manhã, é bem possível que você possa pedir algum auxílio.
    Faça uma pesquisa nas cidades em que ficará mais dias para ver onde ficam localizados os mercados, que usualmente são bem fáceis de achar e aí você pode fazer com alimentos frescos. Também não é difícil que você encontre restaurantes com opções para crianças, evitando-se contudo lojas de conveniência, fast-food e restaurantes com comidas pré-preparadas, ou seja, locais em que você não possa pedir alterações para adequar a alimentação de seu filho (como condimentos em excesso).

  85. Iane says:

    Olá!
    Estou indo para Miami. Gostaria de saber se tem problema levar farinha de mandioca, feijão e tapioca.
    Muito obrigada desde já.
    Iane

    ==============================
    Resposta à pergunta:
    É permitido levar esses itens.
    Todos os produtos alimentícios ficam sujeitos à fiscalização, com a declaração (feita no formulário entregue no avião – um por família).
    Se você não declarar, pode correr risco de multa ($1000), mas não é comum aplicarem, creio que depende da quantidade.
    Se necessitar comprar lá, a tradução em inglês é Manioc ou Yuca Flour (mandioca), Tapioca Starch (tapioca) e Beans (feijão). Feijão e Tapioca são mais fáceis de achar.
    Link Aduana Norte-Americana (em inglês): http://www.cbp.gov/travel/clearing-cbp/bringing-agricultural-products-united-states

  86. Fabíola Rodrigues says:

    Olá!
    Estou indo para o Chile onde ficarei por dois meses. Minha dúvida é em relação a dinheiro. Pensei em um cartão de débito para não viajar com dinheiro vivo, destes que trocamos em casas de câmbio. Mas as taxas por aqui são aquelas… Gostaria de saber o que é melhor; trocar aqui no RJ para dólar/pesos, ou levar R$ e trocar no Chile mesmo. No caso Santiago, onde ficarei. Pode me ajudar?

    ====================================
    Resposta à pergunta:
    A dúvida principal seria mesmo o valor do câmbio nos próximos meses, pois está ocorrendo grande oscilação de nossa moeda. Do final do ano passado até agora foram 15% de queda do real frente ao peso chileno, mas o valor tem se mantido relativamente estável.
    O Cartão de débito é realmente mais seguro (e o blog Viagem na Viagem do Ricardo Freire é totalmente a favor do uso de cartão ao invés de dinheiro), mas não há cartão para pesos chilenos. Então a moeda que você vai trocar é dólar norte-americano. Dependendo do cartão, você pode ir repondo os valores à medida que necessitar, bastando entrar em contato com o banco ou a corretora.
    Hoje a cotação está, no Brasil, em espécie $178. No Chile: $185.
    Cartão de Débito. Dólar no Brasil: 3,34 (tendência de subir). Dólar em Santiago: $605. Valor de real para peso: $181. Valores aproximados e são variáveis conforme o valor adotado pelos bancos ou corretoras.
    A diferença não é muita, por isso pode ser boa opção usar o cartão de débito, mas isso vale apenas se você conseguir boa cotação de dólares. Agora a tendência é de alta, mas você pode esperar mais tempo e arriscar.

  87. daniela says:

    Ola boa tarde…
    Estou indo neste mes para frança com conexao em amsterda.. Voce acha que é tranquilo despachar na mala, 100ml de produto para progressiva para o cabelo e feijao na mala? Vou levar tambem 1 garrafa de ypioca .
    Muito obrigado desde ja

    =======================================
    Resposta à pergunta:
    Sim, tranquilo. Quanto à Ypioca, apenas permitido 1 litro.
    http://ec.europa.eu/taxation_customs/common/travellers/enter_eu/index_en.htm

  88. Regina says:

    Posso levar o X box dos meus filhos na bagagem de mão indo para Portugal?
    =======================================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode. Pode ser que peçam para retirar da mochila ou mala, por isso coloque local de fácil acesso e abertura.
    Embora eles não solicitem, o melhor é passar pela área de segurança (raio-x) fora da bagagem.

  89. Bernadete says:

    Amei esse blog, tirou minha dúvida quanto a levar minha bolsa, além da mala de mão. Ôba fiquei contente com isso . Muito obrigada gente, bjs

  90. MARCEL says:

    VOU VIAJAR A ITALIA COM ESCALA NA ESPANHA….GOSTARIA DE SABER SE POSSO LEVAR REMEDIOS CONTROLADOS , COMO RIVOTRIL E REMEDIOS ANTI DEPRESSIVOS, E OS REMEDIOS PARA ENJOO E DORES DE CABEÇA?
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode, mas é sempre bom ter a receita médica dos remédios controlados. Você deve levar sempre os remédios em sua bagagem de mão.

  91. ANTONIO says:

    Bom dia,
    Irei fazer uma viagem do Brasil para França, e gostaria de saber qual a quantidade máxima de cigarros que posso levar?
    Desde já agradeço

    ===========================
    Resposta à pergunta:
    10 maços (200 cigarros)

  92. Juliana says:

    Boa noite! Estou indo a Madri, passando por Lisboa, uma amiga me pediu pra levar remédios do Brasil pra ela em Madri… posso fazer isso sem ter problemas? qual a quantidade máxima? quais as regras?
    ==========================================
    Resposta à pergunta:
    Em tese você pode trazer medicamentos que seriam para seu consumo. Depende da quantidade (não há uma previsão), já que se for muito volume poderia caracterizar intuito de comércio (ainda que você jure que não seja o caso…).

  93. Natália Monteiro says:

    Adorei o post e li todas as dúvidas e respostas que poderiam cobrir minha dúvida porém não encontrei uma resposta que me deixasse totalmente segura. Estou partindo amanhã do Porto (Portugal) para São Paulo e comprei alguns produtos alimentares: 1,5kg de eritritol (adoçante), o resto é tudo menos de 1kg por item: sementes de trigo duro, sementes de alfafa, cevada, baunilha em pó, cacau em pó, amido de milho e cogumelos desidratados. Todos os itens em pó são embalados e certificados de agricultura biológica (são orgânicos). Os cogumelos são também embalados industrialmente porém espécies que não tem no Brasil. Comprei um kit de produção de cogumelos de um tipo que vende no Brasil, é um pacote de borra de café inoculado com as sementes e você só borrifa água. Também é empacotado com o nome da empresa e instruções. Fora isso, a única coisa que não é empacotada e etiquetada por uma empresa são algumas sementes de melona que eu comi e separei as sementes. Você sugere levar todos os alimentos na mala de mão pra facilitar a inspeção e evitar que os sacos furem? São legais pra entrar? Tenho que declarar todos? A declaração implica em que? Obrigada demais!
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Em tese, sem problemas, embora sementes não sejam permitidas.
    A declaração implica na fiscalização específica pela Anvisa. Sugiro não fazer, já que se for proibido seria confiscado com ou sem declaração.

  94. Kika says:

    Segunda-feira, 06/07/2015 estarei viajando para a Inglaterra, ficando na casa de um amigo, levando para ele 3kg de feijão e 2kg de tapioca, queria saber se são permitidos a entrada na Europa e, se tenho que declarar no aeroporto?
    Depois estarei indo para França e Portugal, onde levarei a tapioca, para o meu consumo.É permitido a entrada desse produto, nesses países?
    Desde já obrigada.

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Em geral, grãos não são permitidos – porque eles podem ser plantados e isso não é permitido. Mas acho que não haveria problemas levar.
    A Tapioca é permitida, mas apenas atente-se para manter na embalagem original fechada (não compre granel) e deixe em local de fácil acesso, caso tenha algum tipo de fiscalização.

  95. Marta Velloso. says:

    A PERGUNTA ANTERIOR FOI CLARA. É TB A MINHA DUVIDA. PODE OU NAO LEVAR PO DE CAFE , FEIJAO E LEITE CONDENSADO/CREME DE LEITE PARA TURQUIA
    POR FAVOR SEJAM MAIS CLAROS E OBJETIVOS.

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    No seu caso específico: pode levar café em pó. Não pode levar (em tese): feijão, leite condensado, creme de leite.
    Diz-se que “em tese” porque vemos muitos viajantes levando mantimentos variados sem problemas com fiscalização (isso pode variar conforme o aeroporto de entrada e legislação do país).
    ALGUMAS REGRAS SOBRE ALIMENTOS
    Proibidos em qualquer hipótese e país (incluindo quem entra no Brasil): qualquer derivado de leite e carne. Isso inclui em processado, líquido, condensado, gasoso, queijos, requeijão, etc. Porém, é permitido: leite e chocolate em pó, Polenguinho ou queijos bem curados (parmesão), chocolates em geral.
    Outros itens: depende da legislação do país, não há regra geral. Geralmente permitido: farinhas secas (preferencialmente manter em embalagem original, industrial), incluindo tapioca. Sementes secas (não podem ser mais plantados) e temperos. Sementes cruas “in natura”: não pode.
    Itens questionáveis: feijões (porque em tese podem ser plantados). Não haverá uma lei específica, então vai depender da fiscalização local.
    Bebidas alcoólicas acima de 20% tem limite de quantidade, em geral 1 litro apenas, deve ser verificada a legislação específica.
    Lembrando que a maioria desses itens pode ser comprado facilmente lá fora, exceto na Sibéria e no Alaska 🙂

  96. juliana says:

    oi, eu faço uso de anticoncepcional injetável, quero saber se posso levar, e onde levar?
    será que lá nos eua eu encontro alguém que faça a aplicação? Preciso levar receita? Se sim a receita deve estar traduzida no inglês?

    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Você deve levar. Em geral, não se permite utilizar uma Receita Médica estrangeira. O ideal é levar todo o necessário para a duração da viagem, ou lá consultar outro especialista.
    A legislação é variável a cada Estado norte-americano, alguns não aceitam nem de médico de outro Estado. Como dito, a receita não é válida para comprar medicamento lá, mas por causa da aplicação, é melhor ter uma cópia do histórico (ou carta do médico) e da prescrição traduzida. Vale dizer, porém, que isso não é garantia de que seja aceita, mesmo na aplicação.
    Se necessário (estadias de longa duração), vale a pena pesquisar pela internet se o medicamente possui nome comercial igual ao do Brasil ou qual seria o equivalente lá fora. A partir daí, você busca se é necessário receita (prescription) ou não (over-the-counter drug).
    A maioria das farmácias funcionam como aqui, haverá uma pessoa que poderá aplicar injeções, com variáveis exigências de prescrição médica.
    Veja a CVS, por exemplo: http://www.cvs.com/minuteclinic/services/vaccinations-and-injections/birth-control-injection/N-d8Zbtz0Zd5
    Walgreens: http://www.walgreens.com/topic/scheduler/injection-services_71.jsp

  97. Thiago says:

    Boa tarde, estou indo para Alemanha e faço conexão em Lisboa, posso levar incenso e pimenta (potinho liquida), qual quantidade e que mala levo? De mão ou que vou despachar?
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Líquidos tem que despachar. Incenso pode levar na bagagem de mão – vai da sua preferência.

  98. Ana Lúcia says:

    Olá. Como estou de viagem pra Orlando e estou amando esse blog, preciso saber. Quero levar um queijo cuia e uns biscoitos (feitos em casa). tenho que preencher o papel azul da alfândega? Se puder levar devo colocar na bagagem despachada ou na mala de mão? Preciso dessa resposta com certa urgência, Viajo essa semana,dia 11 de agosto. Muito grata.
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Não recomendo preencher o campo de alimentos, porque eles são bem rigorosos.
    Biscoitos pode levar.
    O queijo apenas se for bem curado (próximo de um parmesão, por exemplo). Do contrário eles não deixam.

  99. Fred says:

    Ola! Td bem?
    Sou de BH e estou indo para Nova Zelandia. Rota: BH_SP_CHILE_NOVA ZELANDIA. Desejo saber se posso levar comigo na bagagem de mão suplementos alimentares (como whey, bcaa e glutamina), barra de ceral, aveia, ceral (tipo sucrilios) e pão integral. Todos esses alimentos em quantidade para uso apenas durante o voo.
    Obrigado!

    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Apenas permitido alimentos processados (não levar frutas, sementes ou plantas, carne, queijo, mesmo secos, pois o Chile não permite). Quanto aos cereais (em barra ou pacote), não podem conter frutos secos ou sementes / grãos.
    Você deve declarar que está levando alimentos, do contrário poderá sofrer multas.
    Ou seja, parece seguro levar os suplementos, cereal sucrilhos e pão integral. Não podemos garantir o que o fiscal irá entender sobre o conteúdo das barras e da aveia. E você pode encontrar facilmente esses produtos na Nova Zelândia, então acho que não vale a pena correr o risco de ver tudo confiscado.

  100. Barbara says:

    Boa noite, estou indo para o EUA daqui uns dias, queria saber se no retorno há a necessidade de preencher o formulário de declaração para chocolates, cremes, shampoos e souvenir..
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Não precisa.

  101. Kath says:

    Oi, um amigo pediu pra levar feijao e farofa pronta para canada.. tenho que levar na mala despachada ou na bagagem de mao?
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Tanto faz. A Farofa não pode ter carne.

    • Julia says:

      Vou viajar pros States e comprei um brinco de ouro infantil para levar de presente. Posso levar na bagagem de mão?
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      DEVE.

  102. Geise says:

    Oii, estou indo para o Japão passar 4 meses lá, gostaria de saber se posso levar nescau, farinha de mandioca, leite em pó, arroz, feijão, sazom e tapioca?
    Por favor responde estou com muitas dúvidas! Obrigado

    =================================
    Resposta à pergunta:
    A fiscalização é mais restritiva quanto alimentos frescos, não industrializados. Também não poderiam sementes, grãos inteiros.
    Produtos industrializados: OK. Chocolate Nescau, sazom.
    Leite, Feijão, farinha e tapioca: não fica claro no site, poderia ficar sujeito à inspeção. Não levar em grande quantidade, manter nos pacotes originais fechados.

  103. Flávia says:

    Bom dia!
    Estou de viagem para a Europa, por 16 dias. Tenho uma amiga que pediu encomenda de 10 caixas de anticoncepcional. É possível levar? Qual o procedimento necessário?
    =============================
    resposta à pergunta:
    Em tese poderia levar apenas para a quantidade de dias de sua viagem…
    Não tem procedimento para “legalizar” caso eles entendam que a entrada dessa quantidade não é permitida… Sugiro você colocar em malas separadas, um pouco em cada uma, um pouco na bagagem de mão, etc… Deixe na caixa original, para não ser confundido com outro tipo de medicamento ou droga.

  104. Vanessa says:

    Estou indo para Londres e uma amiga pediu para levar algumas latas de leite em pó. É permitido entrar em londres com leite em pó? Posso levar na mala de mão?
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Usualmente não é permitido leite, mas parece haver poucos problemas com leite em pó (eu já levei várias vezes).
    Sim, pode levar na mala de mão.

  105. Norma Lara says:

    Posso levar tapioca em pó e massa em pó para pão de queijo para Edinburgo? Se sim, na bagagem despachada ou de mão?
    Obrigada.
    ============================
    Resposta à pergunta:
    Desculpe o atraso na resposta. Sim pode. Tanto faz em qual bagagem. Exceto que qualquer pó deve estar em local de fácil acesso à eventual fiscalização. Ou seja, na bagagem despachada é melhor que esteja perto da abertura da mala.

  106. Marilene says:

    Estarei indo para Portugual, gostaria de saber se posso levar na mala umas duas barra de chocolate de 1k cada?
    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Sem problemas

  107. Aline says:

    Ooi estou indo.para Espanha e estou levando.dois pacotes de feijão e 1 de farofa posso levar tranqüila?
    =======================================
    Resposta à pergunta:
    A farofa é tranquilo. Já o feijão não tem regra definida (poderia entender que podem ser plantados, o que seria proibido). Honestamente, acho difícil ter problemas.

  108. MONICA says:

    Bom dia… preciso levar para Chile queijo minas e candica, posso? Obrigada!!
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Não pode. E eles são bem rigorosos na fiscalização.
    Mas você vai achar produtos similares lá.

  109. Jessica says:

    Olá! Muito boas as explicações!
    Gostaria de saber se tem problema levar tang e clight para a Austrália? Se é melhor levar na bagagem de mão ou na mala despachada? Antes de ir para a Austrália vou passar por alguns países do Sudeste Asiático, então só vou levar esses produtos se não tiver problemas em nenhum aeroporto.
    Obrigada!

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Sem problemas. Mas lá tem suco instantâneo também. Bagagem de mão é melhor. Não tem problemas no Sudoeste Asiático.

  110. Adam says:

    Olá, posso levar inseticida aerosol (tipo Baygon) na bagagem despachada num voo para Dinamarca (via Londres)?
    Obrigado
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Acredito que não, porque todo gás comprimido pode explodir dentro da sua mala.

  111. Carolini says:

    Oii eu vou para ilatia e ficarei 2 anos por la gostaria de saber se posso levar anticoncepcional equivalente. Ao tempo que vou permanecer la.e se eu coloco todos na mala que será. Despachada ou levo na mana de mão e se é preciso ter receita
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Na bagagem de mão é mais seguro pra você (porque sempre temos que cogitar um eventual extravio de bagagem).
    Não precisa de receita, mas precisa manter na embalagem original.

  112. Ana Goncalves says:

    Olá! Estou indo para os Estados Unidos. Posso levar lata de leite condensado?
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Hoje em dia aceitam entrar, mas dependendo do aeroporto, o fiscal pode encrencar. Prefira a embalagem longa vida.

  113. Daniely says:

    Vou para o nordeste do Brasil.
    E não dou muito certo com as comidas de lá.
    Vamos ficar tentar em uma casa e lá perto maio tem supermercado.
    Posso levar arroz, feijão, molho de tomate.

    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar.

  114. Rodrigo says:

    Olá, estou fazendo um intercambio de 6 meses no canada, e comprei um whey, abri e estou tomando, mas n vou conseguir tomar inteiro antes de ir embora, é possivel levar para o Brasil ?
    =========================
    Resposta à pergunta:
    Pode trazer

  115. Mario says:

    Estou em Miami, comprei tabasco, barbecue e catchup, 2 de cada tem algum problema no desembarque no galeão?
    =========================================
    Resposta à pergunta:
    Não tem problema.

  116. sarah says:

    Olá! Estou morando na Bolivia a pouco tempo e uma amiga minha esta vindo morar também. Queria saber se ela pode trazer comida em uma caixa embalada despachada no avião? Comidas so tipo: Feijão, cuscuz, carne seca, queijo do reino, farinha de mandioca, manteiga… Preciso muito saber! Obrigada!
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Vai depender da legislação da Bolívia e não do Brasil.
    Os produtos crus e grãos não cozidos serão submetidos à fiscalização respectiva (Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria).
    Carne seca e queijo, manteiga são provavelmente restritos. Infelizmente não há site informativo e isso não fica claro. Seria melhor não levar.

  117. Priscila says:

    Olá, estou indo para Londres e quero levar uns dois quilos de camarão congelado num isopor bem embalados na mala despachada. Você já foi pra Londres, sabe se pode entrar?
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Não pode entrar (pelas regras de lá). Não fui direto para lá (a fiscalização provavelmente ocorreria no primeiro aeroporto de parada), não sei se a fiscalização é rigorosa.
    Seria melhor você comprar lá mesmo.

  118. Everton Eidi says:

    Olá estou indo pro Japão e gostaria de saber se eu posso levar, Feijão, salame e molho de pimenta?
    ================================
    Resposta à pergunta:
    As regras são definidas pelo Japão. Com certeza não pode entrar com salame.
    Quanto ao feijão, vai depender das autoridades japonesas. Geralmente fica sujeito à fiscalização de um órgão governamental específico para isso.
    http://www.pps.go.jp/english/trip/index.html

  119. Adriana Ferreira says:

    Olá, Vou viajar para Suiça e gostaria de saber se posso levar 2 latas de goiabada. Se sim, devo levar na bagagem de mão ou despachar?
    Obrigada.

    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Tanto faz em que bagagem levar (pelo peso, acredito que na bagagem despachada).

  120. Michele Gouveia says:

    Estou indo para os EUA , sou paciente operada de pós bariátrica e a maioria das coisas que como passo mal , gostaria de saber se posso levar feijão preto ou vermelho…uns 2 sacos , tapioca… Arroz compro lá… Devem vender arroz integral por lá né? E remédio controlado tenho que levar a receita do médico???
    Att,
    Michele

    ==========================================
    Resposta à pergunta:
    Lá também vende feijão e tapioca. Tapioca tente levar na bagagem de mão.
    Sim, tem arroz integral também. De qualquer forma, você pode levar alguma coisa na bagagem sim, mas sugiro não declarar que está entrando com comida, porque não sabemos exatamente como seria a fiscalização.

  121. Carla says:

    Será que consigo levar como bagagem de mão, molho de tomate pronto? Em embalagem de plástico? Voo doméstico.
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Vôos domesticos sim, EXCETO se o embarque ocorrer pelo Terminal de embarque internacional.

  122. adriana says:

    Ola, vou para o Canada. Posso levar doce de leite e batata palha?
    =================================
    Resposta à pergunta:
    Pode sim, mas o doce tem que ir na bagagem despachada.

  123. DIVINA CRISOSTOMO says:

    existe quantidade minima de valores de dinheiro , pra entrar no País ? qual valor minimo e maximo de valores ?
    =========================
    Resposta à pergunta:
    Para entrar ou sair é R$ 10.000,00 ou equivalente na moeda estrangeira. Precisa apenas fazer a declaração eletrônica, não quer dizer que haverá imposto.

  124. Márcia says:

    Oi, tudo bem?
    Adorei as dicas!
    Vou para o Canadá em junho e gostaria de saber se posso levar café em pó na embalagem original?
    Eu nunca levei em viagens, pois tenho medo de ser barrada e interrogada. Sabe se tem algum problema?
    Obrigada!

    ==================================
    Resposta à pergunta:
    Pode entrar, mas você talvez precise declarar e passar pela fiscalização rotineira.
    http://www.inspection.gc.ca/food/information-for-consumers/travellers/what-can-i-bring-into-canada-/eng/1389648337546/1389648516990

  125. Victor says:

    Estou indo para Australia e vou ficar 7 meses em um intercâmbio. Quero levar tapioca e alguns caldos kinnor!! Posso levar? Caso positivo pode ser tanto na bagagem de mão quanto a despachada! Obrigado!
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar a tapioca. Os caldos, por terem derivados de carne, sugiro não levar (lá tem similares). Sugiro sempre levar na bagagem de mão, porque é mais fácil fiscalizar, se houver necessidade. Sempre leve nos pacotes originais, industrializados. Não leve produtos granel, já abertos, sem embalagem de empresa.

  126. Vania says:

    Olá! Fiquei sabendo que alguns produtos de higiene pessoal não entra no Perú, é verdade? e sabe me responder quais são?
    ===================================
    Resposta à pergunta:
    Geralmente não tem esse tipo de restrição.
    A lista de produtos proibidos encontra-se aqui
    http://www.sunat.gob.pe/orientacionaduanera/mercanciasrestringidas/listas/listaMercanciaProhibida-Importa.pdf
    Leia com atenção o cartão de declaração de bens trazidos do exterior. A lista não necessariamente será de produtos proibidos, mas produtos sujeitos a controle.
    O que é proibido mesmo são derivados de carne, de qualquer tipo.

  127. Eliane says:

    Ola! Estou indo para os Estados Unidos a turismo, uma Amiga pediu para levar produto de escova progressiva de1litro , posso levar na mala despachada?
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Poderia… mas aviso que a fiscalização estranha bastante esse tipo de produto e pode fazer uma varredura na sua mala. Deixe em local de fácil acesso, com a embalagem original lacrada, não deixe a mala trancada e não deixe nada de valor nessa mala.

  128. Katia weich carneiro Gonzalez says:

    Boa tarde. Estou pra viajar para a Europa, e estou com uma dúvida muito grande. Um familiar meu pediu pra eu levar 3 caixas de cigarro de palha, posso levar na mala 3 caixas ?
    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Acho que deve entrar no limite de 200 cigarros. Mas pode ser que considerem pelo peso, que é de 250gr.

  129. Renata says:

    Olá estou indo para o Chile, e gostaria de saber se posso levar 2 pacotes de goma de tapioca? Na bagagem de mão ou despachada?
    ==========================================
    Resposta à pergunta:
    O Chile é bem restrito para entrada de alimentos. Não recomendo levar, exceto se você tiver paciência para passar pela fiscalização.
    Se levar, DECLARE (ou pior, corre o risco de perder o produto e levar multa) e mostre ao fiscal. A maioria das farinhas secas são permitidas. Já as hidratadas podem até 5% de umidade (não sei como se calcula isso).

  130. Gisele says:

    Olá, boa tarde, estou indo para Georgia EUA e gostaria de saber se oossonl vários farinha de mandioca para fazer farofa, pois lá não encontrei.
    ==========================================
    Resposta à pergunta:
    Você pode levar, sem problemas.

  131. margareth says:

    Ola!!! Estarei indo para Espanha, passarei pela imigração em Lisboa, pois meu voo é TAP. Tenho uma amiga e gostaria de presentear com algumas tipica brasileiras, fazer um mix com paçoca, pe de moleque, cocada, doce de jaca, bis, chocolates garoto, poucas unidades de cada, apenas pra degustar. Pensei em deixar na bagagem a ser despachada. Ha algum problema? Recomenda algo?
    obrigada!

    ==============================
    Resposta à pergunta:
    Não, sem problemas. Tanto faz em qual bagagem levar.

  132. Matheus says:

    Boa noite !
    Estou indo para Barcelona semana que vem, a minha amiga que mora lá pediu para eu levar algumas coisas para ela… segue a mini lista ( rs):
    04 Pacotes de farofa ( total 02kg)
    02 Pacotes de sabão em pedra ( total 02kg)
    05 pacotinhos de amaciante de carne ( total 560g)
    Posso levar na bagagem de mão ou tenho que despachar? posso ter algum problema devido aos itens ?
    Obrigado & abs

    ========================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar, mas deixe o que for em pó bem perto da parte superior da mala, perto do ziper. Assim, se a segurança e fiscalização do aeroporto precisar averiguar, ficará mais fácil.

  133. Adelia says:

    Estou indo para Toronto visitar meu filho e gostaria de saber se posso levar na mala (despachada) os seguintes itens que ele me pediu: leite condensado, chocolate, farofa, molho de pimenta, nescau e liguinça calabresa?
    Obrigada

    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Não pode levar nenhum tipo de carne, seja embutida, enlatada, desidratada, etc… Ou seja, linguiça nem pensar.
    http://www.inspection.gc.ca/food/information-for-consumers/travellers/what-can-i-bring-into-canada-/eng/
    A dúvida é o leite condensado, porque derivados de leite são, em geral, proibidos.
    Você ainda deverá declarar o que está levando, porque a fiscalização por vezes é bem rigorosa.

  134. Lane says:

    Ola estou indo pra Alemana, ele estou querendo levar queijo, lingüiça calabresa e carne de sol sera que posso levar?
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Não pode levar. A boa notícia é que eles tem ótimos queijos e carne suina.

  135. rosa says:

    vou viajar para Alemanha. posso levar pacote de goma de tapioca? me preocupo por ser branco e eles não conhecerem .obrigada
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Se não quer correr o risco da mala revirada, leve na mão.

  136. Raquel says:

    Oie. estou indo viajar a Colombia , gostaria de levar: amido de milho, farinha de mandioca, batata palha e farofa pronta sabor frango. Li acima que “carnes v/b” não podem, mas no caso dessas nem se tratam de carnes de verdade, são essências e muito glutamato monossódio. posso seguir viagem com isso na mala? deveria levar o amido e a farinha na minha mala de mão?
    —————————————–
    Resposta à pergunta:
    Em tese, sim, você poderia entrar, embora na prática seria difícil saber como o fiscal vai entender (ao ver escrito “Frango”).
    Em geral, para entrar na Colombia não teria tanto problema na bagagem, mas para facilitar pra você, recomendaria levar na mão mesmo.

  137. cris says:

    ola boa tarde! estou indo no dia 03/08/16 para Bélgica Bruxelas …. minha amiga me solicitou uma progressiva de 1 kj mais o shampoo tbm de 1 kl posso leva na minha mala despachada ou tenho que esconder? obg
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Pode trazer.

  138. Dilma says:

    Boa noite
    Gostaria de saber se posso levar 6 quilos de café em grãos na mala despachada para Alemanha?
    Desde já agradeço.

    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Em geral não tem problema, se eles forem torrados, não “in natura”.

  139. Margareth says:

    Gostaria de trazer vinhos e azeites da minha viagem de Portugal, e Espanha. Preciso despachar na mala as garrafas que trouxer. Mas para não ter problemas de quebra, gostaria de encontrar aquelas sacola plasticas que protegem garrafas, WineSkin, ou semelhantes. É comum encontrar na Europa, alguem sabe onde encontro e media de preços?
    Obrigada!

    ====================================
    Resposta à pergunta:
    Costuma ser caro, mas funciona bem para proteção. Dependendo do espaço da mala você pode fazer a proteção com suas próprias roupas.
    Funciona melhor para malas rígidas. Você pode ainda despachar uma caixa inteira de vinho, geralmente eles tomam mais cuidado quando são caixas inteiras.
    Não sei onde encontrar esse tipo de embalagem específica, acho que sai mais barato se você levar folhas de EVA e fita adesiva e embalar você mesma.
    Sugiro ainda ver o preço no Aeroporto de lá, assim você pode trazer direto com menos problemas, direto na caixa.

  140. SOLANGE CONCEICAO STADLER NORMANN says:

    Meu filho mora em Wellington NZ. e pediu-me para levar doce de leite. existe algum problema. Obrigado.
    ========================
    Resposta à pergunta:
    Em geral, não poderia derivados de leite e a Nova Zelândia tem um controle rigoroso.
    http://www.customs.govt.nz/news/resources/listsandguides/documents/advice to travellers.pdf
    Você deverá declarar (porque tem multa se não não declarar) e verificar se será liberado.
    Você terá problemas quanto a produtos artesanais, será mais fácil se for industrializado.
    Pelo simples fato de ser derivado de leite, recomendo não levar.
    LEIA MAIS na página oficial da Aduana deles: http://www.mpi.govt.nz/travel-and-recreation/arriving-in-new-zealand/bringing-food-for-personal-use/

  141. Fernanda says:

    Olá, estou prestes a ir para a Holanda de intercambio, e queria saber se é possivel levar pasta de alho industrializada na bagagem (de preferencia de mão, mas despacho já ajuda). Obrigada!!!
    =====================================
    Resposta à pergunta:
    Seria muito difícil encontrar um regulamento específico sobre isso, parece que é possível entrar.
    Porém, todavia, no entanto, há alho e pasta de alho na Holanda, não precisa levar. Aliás, ir ao supermercado de lá pode ser uma experiência enriquecedora.
    Boa viagem e estudos.

  142. Sheila says:

    Boa noite! Estou indo para França, é minha irmã me pediu para levar 4 litros de farinha de mandioca, será que posso levar sem problema?
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Em tese não teria problema.

  143. Bianca says:

    Olá,
    estou voltando a Espanha mês que vem e como ficarei um ano, quero levar várias coisas.
    Sei que farinhas são permitidas porém tenho medo de serem confundidas com drogas.
    Soube que é possível colocar um cartão do lado de fora da mala com o conteúdo escrito, mas não sei se eles abrem mesmo assim.
    Os itens que quero levar são:
    -canjica
    -farinha de milho,
    -farinha de mandioca,
    -polvilho doce e azedo,
    -farofa,
    -farinha de quibe,
    -tapioca,
    -farinha de maracujá,
    -geleias.
    Ano passado não levei farinhas e não tive problema com as geleias mas dessa vez estou com medo por serem caseiras.
    Será que da problema?
    Obrigada

    ===========================================
    Resposta à pergunta:
    Em tese não terá problemas com as geléias.
    Sugiro você colocar as farinhas em uma mala sem cadeado, em local próximo ao zíper, sem colocar nada de valor nessa mala. As embalagens devem estar identificadas, evite levar itens a granel e, preferencialmente, que sejam industrializadas. Ainda que você não tenha tido problemas anteriormente, nunca se sabe.

  144. LUCIANA DE JESUS CORREIA NETO says:

    Posso levar farinha de mandioca para a Europa? Se pode…onde levar…na bagagem de mão ou na mala que embarca?
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Tanto faz. Na bagagem de mão eu acho mais fácil se precisarem fiscalizar, sem precisar abrir sua mala inteira.

  145. GILMARA BORGES says:

    Vou para México,TIJUANA quero levar 1 litro de progressiva e 1 litro de shampoo anti residuo posso, despachar na minha mala, ou tenho que levar na mala de mão..
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Como tem restrição a líquidos na bagagem de mão, apenas pode na bagagem despachada.

  146. João Tedesco says:

    Olá, estou indo pra Paris e meu irmão quer que leve para ele arroz, feijão e cigarro. Posso entrar em Paris com 2kg de arroz, 2kg de feijão e 2 pacotes de cigarro na mala? Caso sim, na despachada ou de mão? Obrigado.
    ===============================
    Resposta à pergunta:
    Não parece que haveria problemas, embora possa haver restrições específicas na França que desconhecemos. Há limite de cigarros, que é de 200 cigarros.
    http://ec.europa.eu/taxation_customs/individuals/travelling/entering-eu_en

  147. Lígia says:

    Estou indo para Portugal em novembro, gostaria de saber se posso levar pimenta?
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Em geral não tem problemas.
    Obs 15/09/2016: se for natural poderia ter problema. Melhor conserva ou em pó, industrializado.

  148. Jeanne montrezor says:

    Boa tarde, estou indo para a Italia, e gostaria de levar pó de cafe e farinha de tapioca. Terei algum problema? Obrigada.
    ========================
    Resposta à pergunta:
    Não tem problema.

  149. Juliana says:

    Estou indo pra Irlanda e queria levar uma progressiva de 1kl será que tem algum problema quando for passar na imigração
    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Acho difícil que tenha problema, mas não conhecemos a fiscalização da Irlanda (e provavelmente você faria uma parada em outra cidade da Europa, onde seria feito o controle de entrada de produtos.

  150. Glaucia says:

    Estou indo para o Uruguai e gostaria de saber se posso entrar no país com pães sem glúten em embalagem lacrada.
    ============================
    Resposta à pergunta:
    Sim, pode.

  151. Felipe zanini says:

    Boa tarde, estou indo pará Colômbia, trabalho com cosméticos, e gostaria de saber se posso despachar no avião 12 shampoo de litro, e uns 12 tratamentos de litro, atenciosamente,
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Você poderia levar na bagagem, mas poderia ter problemas na alfândega – Receita Federal, já que ultrapassa o limite permitido, que é de 3 volumes cada.

  152. Silvana says:

    Vou para Portugal, gostaria de saber se posso levar farinha de tapioca, melhor na mala ou na bagagem de mão?
    ============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Tanto faz onde levar, exceto que na bagagem despachada precisa estar em local de fácil acesso, pois pode haver necessidade de vistoria física, então não deixe nada de valor dentro dessa mala e deixe ela destrancada.

  153. Fábio oliveira says:

    Boas vou de viagem para o Qatar quero levar medicamentos básicos na mala do porão e preciso receita médica?
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Apenas medicamentos com tarja precisam ter a receita médica. Carregue sempre na mala de mão, quando possível, pois se deve considerar um eventual extravio de bagagem. Caso você use medicamentos de uso contínuo, seria bom ter a receita, caso seja necessário comprar mais.

  154. Taiane Alves says:

    Adorei as dicas!!
    Mês que vem vou ir de Sevilha a Roma mas como vou encontrar uma prima ela me pediu massa de polvilho azedo para fazer pão de queijo. Comprei embalado da Yoki mas fiquei com receio de eles pedirem pra abrir minha mala achando que é droga, será que isso pode acontecer?

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Pode acontecer. Se preferir, leve na mão.
    Na bagagem despachada, deixe em local de fácil acesso, já perto da abertura do zíper. Deixe a mala destrancada e sem objetos de valor.

  155. Ana maria says:

    Estou indo do Brasil para Londres. O avião para na Itália. Posso levar na mala feijão e erva de chimarrão?
    ================================
    Resposta à pergunta:
    Pode. A erva leve na bagagem de mão, para facilitar qualquer fiscalização. Na mala despachada, ela certamente seria vistoriada, então deixe em local de fácil acesso, no pacote (não leve erva a granel sem ser em pacote industrializado), destracada.

  156. Silvio says:

    Estou em Kiev e vou para o Brasil e gostaria de levar um aquecedor portátil cujo tamanho não cabe na mala. Será que posso enrolá-lo num plástico junto a mala na parte externa? Já fiz assim com quadro na última vez e deu certo.
    ===========================
    Resposta à pergunta:
    Sim, poderia, mas não sei como a companhia aérea interpreta o volume (acho que considerará outro volume de bagagem).

  157. maria rita costa says:

    Boa tarde,vou para Bariloche, faço conexão no aeroparque em buenos aires. Gostaria de levar um pacote de pó de café,consigo passa na alfândega carregando ele na mala despachada?obrigada
    =========================
    Resposta à pergunta:
    Se declarar, não terá problemas.

  158. Teresa says:

    Estou indo para Lisboa e gostaria de saber se posso levar farinha de tapioca e canjica em grão. Tenho que declarar que estou transportando esses alimentos?
    ———————————-
    Resposta à pergunta:
    Em geral não tem problemas em entrar, mas segue as regras do primeiro país europeu de desembarque. Vamos supor que seu vôo não seja direto: vale as regras do primeiro país de entrada.

  159. Regina Pires says:

    Vou visitar minha filha nos EUA e gostaria de saber se posso levar para o meu genro um queijo tipo reino daqueles que vem em lata, obrigada pela resposta!
    =============================
    Resposta à pergunta:
    Sim, poderia, mas não que isso isente de eventual fiscalização.
    https://help.cbp.gov/app/answers/detail/a_id/3619/~/travelers-bringing-food-into-the-u.s.-for-personal-use

  160. Sibely says:

    Boa noite,

    Por gentileza, estou indo para a Austrália e preciso levar 1 litro de shampoo anti resíduo e 1 litro de progressiva, posso levar na bagagem despachada? Precisa fracionar em 100ml ou tem que levar lacrada?

    Obrigada.
    =====================================
    Resposta à pergunta:
    Basta levar na mala despachada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification