Fazendo as Malas de Viagem

by • December 29, 2012 • BagagemComments (156)55629

+
-


Print Friendly

Atualizado: fevereiro 2013

Data original de publicação: Dec 29, 2007 @ 16:39

—————————————————————————–

A MALA: Veja o tópico Escolhendo sua mala de Viagem

Separando as coisas:

Separe roupas conforme o clima e o número de dias – e por ocasião (turismo x negócios). Prefira tecidos que não amassem tanto e cores básicas, escolha suas roupas condizentes com o tempo que está fazendo no destino (pesquise em sites como o Weather Channel), mas não exagere, lembre-se que há imprevistos climáticos também.

Em termos de quantidade de roupa, depende de cada pessoa – além disso, nas viagens curtas de até 3 semanas, dificilmente se usará a lavanderia. Mas, se houver necessidade, recorra a esses serviços. Dias frios costumam ter itens mais pesados (como casacos), mas menor quantidade de itens como camisetas e blusas.

Se necessitar outro par de calçado, não exagere, devido ao peso e tamanho que ocupa. Se usar chinelos, leve-os. Muitos hotéis não tem carpetes limpos e muitas praias não tem areias limpas. Exceto para viagens nacionais, não deixe para comprar itens de primeira necessidade e de uso diário (como higiene pessoal), exceto que você já conheça o destino e como comprar esses itens. Especialmente remédios.

Itens frágeis ou valiosos devem ser levados na mala de bordo ou bem protegidos, pois as malas despachadas são, literalmente, jogadas – sem qualquer cuidado. Recomenda-se que eletrônicos sensíveis sejam levados na mão. Já secadores, barbeadores elétricos e outras muidezas (carregadores, celulares, etc) podem ser colocados na bagagem despachada mesmo. Dica: prenda os fios dos eletrônicos, para ocupar menos espaço. Além disso, as companhias aéreas não ressarcem o valor do produto em caso de extravio ou furto. Por Convenção internacional, a indenização é por peso.

Checklist também podem ser úteis, para não esquecer nada (especialmente remédios, pertences pessoais de uso diário, documentos, eletrônicos, etc.). Isso é obrigatório se estiver com crianças. Sugestão mais abaixo.

DOCUMENTOS. Todos os documentos, comprovantes de passagem, endereços, vouchers de hotel e passeios devem ser impressos e guardados juntos. Documentos e vouchers devem ser guardados consigo – não coloque dentro das malas. Em viagens internacionais, poderá ser necessário mostrá-los para a segurança de imigração.

Dica: faça sempre uma cópia de seus documentos, deixe com alguém de confiança, incluindo cartões de crédito para eventual cancelamento em caso de roubo. O mais importante, porém, é ter uma cópia do passaporte em casa e outra cópia consigo, porém em local diferente daquele que você carrega o original. Para quem não tem com quem deixar esses dados, coloque uma cópia scaneada em seu email (ou tire uma foto e guarde no email).

MONTANDO A MALA

Ao invés de guardar tudo na mala imediatamente, coloque tudo em cima de algum lugar fora da mala. Assim você pode ter idéia do volume total de coisas e estabelecer uma ordem. (É sério, não vá pensando que guardar aos poucos vai te deixar mais espaço).

Enrolar as roupas deixa mais espaço? É um mito que enrolar as roupas ocupa menos espaço e amassa menos. Mochileiros preferem enrolar suas roupas, já que a mochila não tem estrutura para deixar as roupas em uma posição fixa. Mas, nas malas regulares, não é necessário enrolá-las – pois isso pode não reduzir em nada o espaço e amassar muito a roupa.

Dica: Para amassar menos, dobre mais roupas de uma vez (ao invés de dobrar uma camiseta, dobre 4). Utilize roupas duras, como calças jeans, para servir de base para roupas mais moles, dobrando umas em volta das outras. O que causa amasso nas roupas é a falta de estrutura que mantenha elas no lugar. Por essa razão, vale utilizar a criatividade e as alças dentro da mala que seguram todo o conteúdo.

Prefira colocar em sacos plásticos para não sujar ou molhar, se a mala não tiver impermeabilização, isso ajuda a organizar e ganhar espaço também.

Não se esqueça, é claro, dos guias e mapas.

Dica: Sua mala sempre volta com peso extra e pouco espaço? Leve barbantes para amarrar / prender  as roupas: elas ocuparão bem menos espaço. Também há sacos plásticos que tiram o ar, criados para quem vai viajar. Se for viagem de turismo: Lembre-se de não encher sua mala totalmente e levar com peso inferior ao máximo permitido, assim você saberá que poderá comprar mais coisas.

A aviação internacional só permite uma bagagem de mão (e muitas vezes as companhias aéreas têm restrição de peso, veja Bagagem de mão), mais outro item, o resto deve ser despachado.

Proteção da Mala: você pode contratar um seguro de mala nos aeroportos: além de embalar a mala com filme plástico, há um seguro contra perda ou avarias. Você pode também embalar sua própria mala com filme plástico (o Magipack) e fita adesiva. Mas lembre-se de ter algum estilete ou tesoura em fácil acesso para poder abrir a mala ao chegar no seu destino.  Dica: deixe uma tesoura pequena ou estile em um bolso externo de sua bagagem despachada. Leve, ainda, uma fita adesiva.

TAMANHO

Cada companhia coloca um limite no tamanho da mala, mas o principal é o peso (Veja o tópico Limite de Peso de Bagagens). E, para carregar sua bagagem, pense se vai alugar carro ou usar transporte público no destino. Dependendo do destino, não é bom levar mais de uma mala. Isso porque nem sempre há escadas rolantes nas estações de metrô, nem sempre se quer gastar com taxis. Veja pela internet quanto custa o Taxi para trajetos curtos, como Estação de Metrô – Hotel, Estação de Trem – Hotel, etc.

CONTEÚDO

A regra é colocar coisas pesadas e duras em baixo. Sapatos de solados duros perto das rodas inferiores. Coisas macias e leves em cima. Ou seja, roupas por último.

Produtos de higiene e beleza que sejam líquidos como shampoo devem estar dentro de um saco plástico, para que não vazem. Muitos levam o frasco inteiro de shampoo, mas prefira economizar peso e espaço, utilizando embalagens para viagem. Usualmente, 50ml de produto serão suficientes para 10 dias.

Valores ($) como dinheiro, cheques, travellers checks e cartões de crédito, além de eletrônicos (máquina fotográfica, notebooks, laptops, etc) sempre na bagagem de mão \ Bagagem de bordo (carry-on baggage).

ETIQUETAR AS MALAS: As Bagagens devem estar todas identificadas com o nome do proprietário. Muitas pessoas esquecem que as malas podem se perder e nem sempre as companhias aéreas são diligentes com as suas próprias etiquetas – e ter o nome irá ajudar em locais como “achados e perdidos” do aeroporto.

Não as tranque ou coloque cadeados, em viagens internacionais, porque, por medida de segurança, elas podem ser vistoriadas no aeroporto, ou use cadeados aprovados pela TSA (é orgão de segurança dos Estados Unidos, mas segue o padrão internacional). Se for levar itens que possam causa dúvidas de segurança, identifique o conteúdo (remédios, alimentos em pó, etc).

Se levar itens parecidos com itens proibidos, como armas, deixe um aviso no exterior da mala, acerca do conteúdo (que seja permitido). Se levar algo em pó, como leite, cereais, farinhas, deixe uma descrição visível no exterior sobre o conteúdo e em local de fácil acesso, perto do zíper. É comum haver uma fiscalização detalhada desse tipo de substância.

CHEGADA NO AEROPORTO

Ao chegar e pegar as malas, verifique, ANTES DE SAIR DO AEROPORTO, se houve alguma avaria. Se houve, preencha o formulário da companhia aérea, no balcão ao lado das esteiras (se não tiver, dirija-se até o posto de atendimento), pois ela é obrigada a ressarcir. Também é obrigada a aceitar a reclamação (o funcionário não pode recusar a receber a reclamação, por achar que não é importante).

Os danos exteriores devem ser vistos no Aeroporto. Os danos em objetos no interior da mala tem prazo máximo de 7 dias para reclamar.

Evite que sua mala se perca: não deixe o check-in para última hora, não deixe adesivos velhos colados que possam confundir o destino final.

SEMPRE AJUDA:

  • Ter documentos de vôo em mãos, mesmo que nunca tenha te pedido antes. Em viagens internacionais, ter documentos essenciais. A Europa tem uma longa lista de exigências, e você deve comprovar antes de pegar sua mala despachada.
  • Ter os dados de seu hotel, como chegar até lá, meios de transporte disponíveis. Muitas cidades tem taxas abusivas para ir de taxi até o hotel.
  • Ter um contato de emergência (guarde telefones de hotel, amigos, etc.)

============================================

Do Site Revista Vip ( link)

  • Dica de ouro para os mais asseados: empilhe até quatro juntas em saquinhos com fecho de pressão. Elas vão chegar novinhas, é só desdobrar e pendurar um pouco antes de usar.
  • É bom sempre colar um adesivo interno com seu nome e contato caso sua bagagem seja extraviada.
  • Fitinhas coloridas por fora ajudam a identificar sua mala na esteira.

O que não deve faltar:

- remédios de uso mais comum.

- produtos de higiene pessoal – pode-se comprar lá fora, é claro, mas ao menos leve uma escova de dentes e um pente. Recomenda-se, no mais, uma necessaire básica para as mulheres, com cotonetes, creme dental, lixa de unha, cremes para pele, protetor solar, maquiagem.

- chinelo

- kit de costura, para alguma emergência, se sua viagem for longa.

- maquina fotográfica (se digital, não esqueça de cartão de memória)

- carregadores de eletrônicos (câmeras, notebooks, celulares), afinal, o que fazer com eletrônicos descarregados de energia?

- guias, mapas, documentos (os últimos de preferência na mala de mão)

A Bagagem Básica:

Para mulheres:

2 calças jeans – uma para sair à

noite e outra básica

1 calça social, saia ou vestido

1 blazer de cor neutra, para combinar

com tudo (bege, gelo, cru ou

preto)

1 blusa para sair à noite

3 ou 4 camisetas básicas

1 agasalho

1 sapato confortável

1 sapato social

1 sandália

1 chinelo de dedo

1 tênis

2 sutiãs

Calcinhas e meias ocupam pouco

espaço – à vontade

Para homens:

1 jeans

2 calças sociais

1 bermuda

2 camisas esporte de manga

comprida

1 camisa social

3 ou 4 camisetas básicas

1 blazer de cor neutra

1 gravata

1 sapato social

1 sapatênis confortável

1 tênis

1 chinelo de dedo

Cuecas e meias

(fonte: Jornal o Estado de São Paulo)

DICA: para os que adoram comprar mais do que devem – Leve também uma mala de nylon vazia. Ela pode ser dobrada e colocada facilmente na sua bagagem e pode ser usada na volta, se sua bagagem “aumentou” mais que o previsto.

Itens que não são recomendados na bagagem despachada (devem ser carregados na mão)

• objetos perecíveis, frágeis, valores e documentos negociáveis.

• notebook, computador, agenda eletrônica,

• máquina fotográfica, filmadora

• walkman, diskman, gravador

• telefones celulares e outros objetos de valor, como jóias, dinheiro, etc.

Deverão ser transportados como bagagem de mão. A companhia aérea não assumirá a responsabilidade sobre esses itens, se você deixar na mala despachada. Se a mala for furtada ou perdida, não há como a companhia aérea certificar que havia itens de valor. Por isso, leve sempre produtos de alto valor na mão.

MÍDIA

YouTube Packing like a pro (em inglês, mas imagens são suficientemente claras)

Outros Posts relacionados:

Descrição adicional: Como fazer sua mala de viagem. Bagagem. Montar a mala de viagem.

====================================

Share on Facebook
Pin It

Related Posts

156 Responses to Fazendo as Malas de Viagem

  1. Silvana says:

    Vou para Portugal, gostaria de saber se posso levar farinha de tapioca, melhor na mala ou na bagagem de mão?
    ============================
    Resposta à pergunta:
    Pode levar. Tanto faz onde levar, exceto que na bagagem despachada precisa estar em local de fácil acesso, pois pode haver necessidade de vistoria física, então não deixe nada de valor dentro dessa mala e deixe ela destrancada.

  2. Felipe zanini says:

    Boa tarde, estou indo pará Colômbia, trabalho com cosméticos, e gostaria de saber se posso despachar no avião 12 shampoo de litro, e uns 12 tratamentos de litro, atenciosamente,
    ======================================
    Resposta à pergunta:
    Você poderia levar na bagagem, mas poderia ter problemas na alfândega – Receita Federal, já que ultrapassa o limite permitido, que é de 3 volumes cada.

Escreva um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification