Praga – guia essencial, República Tcheca

Print Friendly, PDF & Email

Praga – Prague. República Tcheca. Pontos Turísticos. Guia de Praga. Mapa de Praga
===================================
Atualização: Fevereiro de 2015 (publicado originalmente em fevereiro de 2008)
———————————————————–

Visualizar Praga – Prague em um mapa maior
INFORMAÇÕES BÁSICAS                                             
* CONVERSÃO Euros €1 = 27czk, 1 real = 8 CZK
* DDI: 420
* Língua oficial: tcheco
* Moeda: coroa (KC), embora em 2006 tenha aderido a Zona do Euro.
* Visto: não é necessário por até 90 dias
* Informações turísticas: www.czechtourism.com, www.travel.cz e www.visitczechia.com
* Embaixada do Brasil em Praga: Panská, 5, 22432-1910, www.brazil.cz
* Hora local: + 4h
* Chamadas a cobrar: não é possível fazer ligações a cobrar para o Brasil. Use um cartão telefônico
=======================
QUANDO IR                                                                                
* Julho é o período com mais chuvas. Mesmo no verão, as temperaturas são amenas e consideradas frias aos Brasileiros. O jeito é levar roupas variadas e vestí-las, assim se tem a opção de trocá-las ao longo do dia.
Os invernos são insuportáveis (de frio), além de terem a maior concentração de poluição. Chove mais durante Outubro e Novembro, época em que os hotéis tem melhores preços.
* a cidade é invadida por turistas todos os anos, por isso não se pode esperar boas-vindas. Os vendedores e prestadores de serviço, além de mal-humorados, pode tentar levar seu dinheiro também.
* QUANTIDADE DE DIAS – da viagem depende do quanto se quer conhecer. 4 dias é o ideal para o básico. A maioria só consegue mesmo ficar dois dias, devido aos pacotes turísticos. Para arredores, pode ser opcional o pernoite em outra cidade.

====================================================================

ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS DE PRAGA

————————————————————————————————————–
CENTRO    (old town)                                                                            

Por existirem muitos locais históricos, o melhor é seguir por um livro guia para saber exatamente a história do local. Aqui neste post, há uma indicação geral, sem detalhamentos históricos.
– Inicie pela a área central, região da Cidade Velha, que engloba desde o metrô República (onde está o grandioso prédio Municipal House) até a ponte. Caminhe sem pressa para ver prédios antigos, restaurantes em locais restaurados, pasando pela Torre da Pólvora, até chega a praça principal (Old Town Square). É na região central que se encontra o Museu do Mucha, muito popular na região. Chega-se pelas ruas estreitas até a ponte Charles (Carlos I) e suas inúmeras estátuas (Ver PDF). A maioria das estátuas são réplicas, as originais encontram-se guardadas (em Vysehrad). Escondida atrás da praça está a Igreja Týn (Church of Our Lady Before Tyn – 1350-1511. Metrô Staromestská, Mustek), procure uma rua por entre os toldos de restaurantes. Na Praça, ao lado da fachada da Igreja Týn está o PALÁC KINSKÝCH (Kinky Palace), de estilo Rococo, com esposições de arte asiática. www.ngprague.cz

Operas e balés são realizadas no Teatro Nacional (Ostroviní, 1, 420-224/901-448, narodni-divadlo.cz) são concorridos. O teatro é um símbolo da afirmação da identidade tcheca, construído com doações da população. E a cena clássica atraiu a Praga grandes compositores, como Chopin, Tchaikovsky e Wagner. Mozart fez questão de estrear aqui, no Teatro dos Nobres, a ópera Don Giovanni, que ele mesmo conduziu.

– A igreja de Old Town Square tem um relógio astrológico que funciona de hora e hora e reúne espectadores para apreciá-los (cuidado com seus pertences nessa hora). Também é possível entrar na igreja e, se estiver funcionando, subir na torre, após o posto de informações turísticas.

Descendo a Na Prikope, importante rua comercial do centro, há o Museu do Comunismo e o Museu do Mucha.

KAVÁRNA SLAVIA – O grande café em estilo art déco já foi point favorito de gente como o ex-presidente Vaclav Havel. As enormes vitrines de vidro proporcionam vista para o lindo Teatro Nacional, de um lado, e para o Rio Vltava de outro. Boa comida a bons preços. – Národní at Smetanovo nábrezí, 2, 22421-8493. 8h/
23h. Cc: todos. RVT

MUSEU NACIONAL – Este impressionante edifício guarda coleções de história, arte, zoologia e paleontologia. -Václavské nám_stí, 68, 22449-7212, 10h/18h (maio a setembro), 9h/17h (outubro a março), fecha toda primeira terça-feira do mês. Wenceslas Square (Václavské námêstí)

Kinský Palace – transformado em museu de Arte. http://www.ngprague.cz/en/objekt-detail/kinsky-palace/

KAMPA E CASTELO  (Hradcany)                                                           

– A ponte Charles leva até o outro lado, também antigo, Mala Strana. Passeie por baixo da ponte, onde há restaurantes pacatos (cuidado que alguns cobram couvert artístico), lojas de lembranças. Também está o estranho Museu de Kampa, por entre um jardim verde.
– A igreja St. Nicolas (1750) dá boa visão da cidade ao subir em sua torre (a entrada para torre é diferente da entrada principal da igreja – em ambos é cobrado ingressos). Há outros dois pontos de boa vista da cidade: um pouco mais ao sul, por ônibus, vá até Petrin Hill e pegue o funicular que leva ao topo. Lá, haverá uma torre, após uma leve caminhada. A Torre tem que pagar ingresso 50 CZK e subir suas escadarias. Em meio ao parque, se conseguir localizar, está aIgreja Ucraniana, de madeira, transferida para Praga após uma inundação. O outro ponto para se ter vista da cidade é Vysehrad, que será visto adiante.
– Seguindo por transporte público, chega-se até a entrada superior do Castelo (mapa do Castelo- frommers). O Castelo é um bairro antigo cercado, onde se visita a Catedral de São Vitus, o Castelo e outras contruções antigas, descritas no mapa que se recebe na entrada, após pagar o ingresso. Na Golden Lane, morou Franz Kafka no nº 22. A pequena Basílica de St. George também merece uma visita.
– Saíndo pela lateral do castelo (após Dalibor), procure a rua Nerudova. Há símbolos nas casas encravados em sua entrada, usados para distinguir quem eram seus moradores. Já a saída de trás, chega em Loreto (1725) (ver PDF), www.loreta.cz construção barroca, réplica da Santa Casa de Loreto, Itália, com muitos tesouros e visitada por peregrinos todos os anos. O horário de visitação é bem restrito e fecha durante o almoço.

WALLENSTEIN PALACE (Valdštejnský palác) – Sede do Senado da República Tcheca, em Kampa.  Concertos de primavera no palácio. Centro de informações: Novembro a março, todos os dias úteis 9,00-15,00 hrs .  de abril a outubro, todos os dias úteis 9,00-16,00 pm

QUARTEIRÃO JUDAICO                                                            

– Adicionalmente, há um pouco mais ao norte da praça principal o bairro judeu Josefov (ver pdf). É conhecido pelas construções antiquíssimas. No cemitério, há lápides datadas de 1400 até 1700. Um único ingresso dá direito a visitar a maioria das sinagogas, incluindo as sinagogas (uma delas é separada do ingresso básico). A Sinagoga Staronová (Old-New Synagogue) é de 1270, a mais antiga da Europa.

Os mais importantes monumentos do bairro fazem parte do Museu Judaico: o pitoresco cemitério, com mais de 12 mil lápides aglomeradas umas sobre as outras; o cemitério novo, que guarda o túmulo de Kafka; a Sinagoga Espanhola, com seu impressionante interior dourado; e a Sinagoga Pinkas, um memorial dos judeus tchecos assassinados pelos nazistas. O bairro abriga também a mais antiga sinagoga da Europa, chamada curiosamente de “Velha-Nova”, erguida no meio do século 13. – U Staré Skoly, 1, 22481-9456, www.jewishmuseum.cz. 9h/16h30 (dom. a sex. de novembro a março), 9h/18h (dom.
a sex. de abril a outubro).
@ CEMITÉRIO antigo judaico – MetroA Staromestská. PHOTO (no video) – cemetery only – 50 CZK
@ Jewish Museum in Prague
Adults – 300 CZK The museum is open every day except Saturday
@ The Old-New Synagogue – Adults – 200 CZK

VYSEHRAD                                                                           


– Uma visita à parte é Vysehrad (metrô, linha vermelha ou tram 7, 8 e 24), onde está o cemitério em que se encontra Dvorak, compositor clássico mais ilustre do país. Também fica a Igreja de St. Peter e Paul (1903) (Mapa de Vysehrad)
Metro: Linha C (Vermelha) to Vyšehrad. Tram: 7, 8 or 24 para Albertov ou. 3,7,17 or 16 – Výton.
A entrada é gratuita, mas paga-se para as exposições, como o Vysehrad Gallery 10 Kc. The Brick Gate 10 Kc (children untill 6 free).Casemate (including guide) 30Kc, bargain price 20 Kc, children untill 6 free, familly price (2 adults with 2 children) 60 Kc

OUTROS                                                                  
– “Dancing building”, perto da Karlovo Namesti (Googlemaps), também chamado “Ginger and Fred” Building

@ Avenida Venceslau, dobre à direita e a primeira à esquerda na Rua Havíriska, onde está o Stavovské Divadlo – o Teatro dos Nobres. “Mozart estreou aqui a peça Don Giovanni, em 1 787. E onde o diretor tcheco Milos Forman filmou Amadeus (vencedor de oito Oscar)”, diz
Pavlina.
@ Museu do comunismo – en Daily from 9.00 – 21.00.  180,-CZK – Prikope 10, Prague 1 – www.muzeumkomunismu.cz/
@ Dvorak museum April – September: 10.00 – 13.30 hrs and 14.00 – 17.30. Ke Karlovu 20, Prague 2, 120 00 http://www.nm.cz/sluzby-detail.php
Ticket to all Prague$%s National Museum with objects for 3 days:  Základní: 200Kc Basic: 200 CZK.  Basic: 50 CZK

Convento de St. Agneshttp://www.ngprague.cz/en/objekt-detail/convent-of-st-agnes-of-bohemia/
Open daily except Monday 10:00 – 18:00, address U Milosrdných 17, 110 00 Praha 1.  Basic 150 CZK | Reduced 80 CZK | Family 200 CZK | School group: 20 CZK

 

Alfons Mucha Museum
Bedrich Smetana Museum
Bertramka
Bethlehem Chapel
Charles Bridge (Karl*v most)
Charles Square(Karlovo námêstí)
Church of Our Lady Victorious
Church of St. Nicholas
Malá Strana (Lesser Town)
Old Town Square
Dvorák Museum
Estates‘ Theater
Havel‘s Market
House at the Black
Mother of God
Jan Palach Square(námêstí Jana Palacha)
Kampa
Kampa Gallery-Sovovy Ml;ny
Kinsky Palace
Labyrinth
Lennon Wall
Letná Park
Loreto Palace
Maisel Synagogue
Malá Strana Town Hall
Municipal House
M*stek Metro Station
Národní Memorial
National Military History Museum
National Museum
National Technical Museum
National Theater
New Jewish Cemetery
Old Jewish CemeteryOld-New Synagogue
Old Town Hall and Astronomical Clock
Old Town Square(Staromêstské námêstí)
Olsanské Cemeteries
Petrín Tower and Petrín Hill
Pinkas Synagogue
Powder Tower
Prague Castle (Prazsk; Hrad)
Rasín Embankment Building(Dancing Building)
Royal Garden
Royal Palace
St. Agnes Convent
St. George‘s Convent
St. Vitus Cathedral
State Jewish Museum
Stefánik Observatory
Sternberk Palace Art Museum
Strahov Monastery and Library
T;n Church
Vrtbovská Garden
Vysehrad
Waldstein Gardens
Wenceslas Square (Václavské námêstí)INFORMATION
Castle Information Office
Cedok Office
Castelo de Konopiste & Karlstejn 1348-1355TRANSPORTATION/MAIL
Florenc Bus Station | Main Post Office | Main Train Station Masaryk Station

ARREDORES
Cesky Krumlov – a cerca de 1 e 30 min de Praga, por ônibus.
Kutna Hora – fica o ossuário Sedlec Ossuary (www.ossuary.eu)
Karlovy Vary
——————————————–
TRANPORTE                                                                 :
* http://www.dpp.cz/en/transport-around-prague/

Single ticket: 90mins 32czk (adulto) 16czk
Single limited transfer ticket: 20mins tram. 30mins metro 24czk (adulto) 12czk
24 hour ticket 110czk (adulto) 55czk
3 day ticket 310czk (adulto) 1 child free
http://www.dpp.cz/en/fares-in-prague/

mapa da rede

Acesso ao funicular com o bilhete de metrô. Sobe o morro Petrin, com vista aérea da cidade. Funciona de Abril a outubro (09:00-23:30) e Novembro a Março (09:15-22:20)Parada do meio tem um restaurante chamado Nebozizek Restaurant.

– O metrô só funciona até a meia-noite, mas algumas linhas de ônibus permanecem em atividade 24 horas por dia. Só é bom tomar cuidado na hora de comprar os bilhetes do metrô. Alguns dão direito a apenas uma mudança de linha, e, se o turista for parado por um policial (e eles andam aos montes pelas estações) e não estiver com o bilhete correto, está sujeito a pagar uma multa em euros pela infração. Por isso, leia atentamente as regras, afixadas nas estações, antes de comprar o bilhete. (fonte: Folha)
——————————————————————-
ONDE FICAR – HOTÉIS EM PRAGA                                                               
HOTEIS: Perto da Região central e da Ponte há muitas opções de hotéis. Destes hotéis, é possível seguir a pé paras as atrações turísticas do centro, como a Old Town Square.
* K+K Central | Best Western Meteor
A região de Mustek e Museum possui hotéis mais baratos, localizado em região com bastante comércio, porém exigem a utilização de metrô para chegar ao centro histórico (caminhada de 15-20 minutos).
Design Jewel | Design Metropol | Suitehome | k+ K Fenix | Best Western Majestic
Vysehrad: região mais tranquila da cidade.
* Arcadia Residence (menos de 100 euros, baixa temporada a partir de 65)
* Aparthotel City 5

Pensões: Lida Guest House | B&B U Zeleneho Vence (Green Garland) (YouTube) | Arcadia Old Town

Albergues: Hostel World, procure por Prague, Czech Republic | Miss Sophie$%s (também quartos single ou duplos privados, a partir de USD 67 | Boathouse hostel | Sir Toby$%s Hostel
Melhor custo-benefício de albergue: Clown and Bard e Praha-Prague$%s Heaven
* Redes populares: Ibis (Rede Accor)| Best Western |
* LUXO: Hotel Yasmin: Estilo retro-futurista na cidade imperial (420/234-100100, hotel-yasmin.cz; diárias de € 220 a € 300).

———————————————
ONDE COMER – RESTAURANTES
* KAVÁRNA SLAVIA: Národní at Smetanovo nábrezí, 2, 22421-8493. 8h/23h. Cc: todos
* RESTAURACE U ROTTA (tradicional) Malé Námestí, 3, 2422-9529, www.restaurace-rott.com. 11h/23h. Cc: todos.
* RESTAURANT U KOSTELA Malostranské Námestí, 22, 25753-0259. 12h/0h. Cc: Ae, V.* U SUPA – Celetná, 22, 22422-7800. 12h/0h (ter. a dom.). (fonte: Revista VTurismo)
Cervejas: Richter microbrewery (Bulovka 17; 420-284 840-650) (Bulovka stop)
* Bohemia Bagel on Staré Mesto, Old Town Square at Masná 2, Praha 1 ; Lan House (metrô Staromestská) | outro endereço: Újezd 16, Prague, Praha 1 (link)
* Dut hlava-Klub architektu – Betlémské nám. 5a, Prague, Praha 1. Restaurante econômico. (Link)

———————————————————————
DOWNOADS

Mapa de praga 1

* http://prague.ic.cz/prague-map.gif

Mapa de Praga 2

* de.checkinprague.com/_files/prague-map.gif (o mais detalhado)

———————————————————
LINKS

——————————————————————
TOPICOS RELACIONADOS
* Praga – mapa
—————————————————————-
DICASDICAS:
– confira bem o troco, sobretudo nas barracas de comida na rua: não aconteceu uma, nem duas, mas algumas vezes, de o valor devolvido ser menor. Os taxistas não hesitam em cobrar a mais de turistas. Recentemente, esses profissionais cobraram mais até do prefeito de Praga, Pavel Bem. Numa corrida da praça Starometské ao castelo de Praga, a viagem custou 500% a mais do que a tarifa oficial.- Ainda sobre dinheiro, tudo é barato –com exceção dos cristais da Boêmia. (fonte: Folha) (R$ 1 compra Kc 8,50 -coroas tchecas).

– Passeios: city tour pela Bena Tour (benatour@benatour.cz) ou pela DC Service (dc-service.com) por € 13 em Praga, tour pela Quatra Incoming (quatraincoming.com) por € 23,50 em Budapeste e, em Viena, walking tour (€ 19) pela Viena Sightseeing (viennasightseeing.at).- Deslocamentos de trem (raileurope.com): Praga-Budapeste (€ 100) e Budapeste-Viena (€ 63).

– Por-do-Sol: vast green spaces at Letna Park and Petrin Hill, across the Vltava River from the Old Town, as the sun dips below the city$%s rooftops and skyscraping spires- Taxi: acerte o preço ANTES da viagem.

NA MÍDIA

A República Tcheca tem pouco mais de uma década de existência como nação, mas preserva um patrimônio de séculos de história. Sua capital, Praga, é parada obrigatória de qualquer viagem pelo Leste Europeu. Visite a praça da Cidade Velha, o gueto judaico, a Ponte Carlos. Do outro lado do Rio Vltava (é mais barato comprar passeios de barco no embarcadouro do que em agências), os telhados e jardins de Malá Strana e o Castelo de Praga, lá em cima, coroam a paisagem. Entre uma atração a outra, ruelas charmosas, cheias de edifícios preservados – Praga escapou intacta da Segunda Guerra, ao contrário da maioria das capitais vizinhas. Descubra a cidade a pé. E, ah, de modo algum saia de lá sem assistir a um concerto da Filarmônica Tcheca (informações no www.ceska filharmonie.cz), uma das melhores orquestras da Europa Central. Quase todo dia tem uma apresentação. ( Revista Viagem e Turismo, Junho 2006 EDIÇÃO 128c)

Folha de São PauloTerra Turismo

O passeio pode começar por Staromestke námesti, a praça principal da cidade. Lá está o relógio astronômico, que a cada hora cheia oferece um “cuco” com desfile de 12 apóstolos seguindo São Pedro.O monumento, construído em 1410, mantém o mecanismo original e arranca aplausos de turistas a cada 60 minutos.Ainda a partir da praça é possível apreciar a imponência da igreja Tyn com suas duas torres em estilo gótico. À noite vale registrar a iluminação da construção, que ganha ares sombrios, porém não menos encantadores.As ruas estreitas de paralelepípedo desembocam no rio Vltava, que corta Praga em duas partes. A oeste está localizado o Castelo de Praga, considerado o maior do mundo. A visita às suas dependências oferece uma volta ao passado com a riqueza de obras de arte. Também vale conferir a catedral de São Vito e o antigo Palácio Real.Para os que não gostam muito de castelos e igrejas, vale passear por seus arredores, onde está a Golden Lane, um conjunto de dez pequenas casas que conserva o antigo comércio local com bonecos de madeira, livros, cristais, instrumentos musicais e brinquedos educativos.Ao final da rua o turista se depara com uma visão das montanhas que cercam Praga, como a Petrin Hill, que sustenta a Torre Petrin, uma miniatura da Torre Eiffel de Paris. É possível escalar seus 62 metros ou pegar um funicular (espécie de bondinho) até o alto da montanha.Em dias de céu aberto, a visão nostálgica agrada não só aos mochileiros como também aos apaixonados. Cafés e restaurantes mantém mesas à margem do rio Vltava ou vista para a Petri Hill. Vale deliciar as bebidas quentes oferecidas por estes estabelecimentos nem que por poucos minutos, só para se apreciar as paisagens.O leste de Praga reúne o lado mais animado da cidade: boates, restaurantes, casas de show, museus e barzinhos. Uma ótima pedida para os amantes de cerveja é “peregrinar” pelos bares da região e experimentar os diversos tipos de derivados da cevada.A ligação entre leste-oeste é uma obra de arte à parte. A ponte Charles foi erguida em 1402 em substituição à ponte Judith, derrubada por uma inundação em 1357. Desde 1950 é proibida a passagem de automóveis pela ponte Charles, permitindo aos turistas transitar entre as imagens sacras que preenchem os dois lados da construção.Santo Nepomuceno, padroeiro da cidade, foi o primeiro a ganhar uma obra na ponte e dizem que tocá-la traz sorte.Além dos monumentos e turistas, a ponte Charles é preenchida por trios de jazz e artistas que fazem apresentações gratuitas durante todo o dia.Outro ponto alto de Praga é o bairro judeu, conhecido por Josefov. Os quarteirões seguem o estilo “art noveau” (mais leve que o estilo gótico que predomina na cidade) e ainda servem de endereço para sinagogas, casas de cristais e um cemitério construído em 1470 com 12 mil lápides.Praga hoje é chamada de “Nova Paris” européia e, 11 anos depois da queda do comunismo, celebra uma espécie de renascimento cultural que pode ser visto em cada prédio ou montanha.

——————————————
Créditos: post original de viagem.decaonline.com.
Descrição adicional: Guia de Praga. Turismo em Praga. Pontos Turísticos de Praga. Dicas de Praga. Atrações de Praga, Roteiros em Praga. Viagem para Praga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *