Compilamos as Perguntas mais frequentes sobre Santiago do Chile
em complemento ao post http://viagem.decaonline.com/santiago-dicas-de-passeios/
Site turismo do Chile:
http://chile.travel/en/index.php
1. Quais festas e eventos estão ocorrendo na cidade?
Exposições: 800.cl
Shows, concertos, etc – Utilize sites como o
Eventful http://eventful.com/events?geo=city_id:614749
Ticketek http://www.ticketek.cl/
Agenda Musical http://www.agendamusical.cl
Feria ticket http://www.feriaticket.cl/
Sugere-se ir para Bellavista (arredores da rua Pío Nono), Providência (na Pasaje Orrego Luco e Rua Suécia, como o Subterraneo, Surreal, Vitamina, Elemento, Eclectico, Vicious, Flannerys Pub) ou Borde Rio, que são os bairros com bares e agitação noturna. Em Las Condes há muitas baladas mais agitadas dançantes (sala Murano, Tejazo, Apoquindo), mas ficam contramão para quem vai a turismo sem carro.
2. O que fazer com mais dias no Chile?
Perto de Santiago, há o litoral (Vina Del Mar e Valparaíso, 1:30hrs de ônibus), vinícolas, Cajon Del Maipo e os Andes (Resorts de Esqui).
Seguindo ao sul (há um post sobre o sul também): Chillán (local para esqui ou águas termais), Pucón e Villarica (destaque ao lago e ao vulcão) 780 km de Santiago – hoteis, pousadas e agências oferecem passeios até o vulcão ou atrativos locais. Por fim, chega-se até a região dos Lagos, onde está Frutillar, Puerto Varas e Puerto Montt. No local, há passeios até o Vulcão Osorno, passeios de barco até Bariloche (embora caros) – Cruce de Lagos. E até o Parque Nacional Vicente Perez Rosales. Leia mais em http://viagem.decaonline.com/chile-conhecendo-de-santiago-ao-sul/
Ao norte: São Pedro do Atacama: 1.631 (29hrs). Acesso de avião pelo Aeroporto de Calama.
Argentina: Mendoza: 363 km. Porém não é uma viagem rápida, leva umas 5,5hrs, além das paradas para visitar outras cidades no caminho.
E ainda tem a maior piscina do mundo, em San Alfonso del Mar. (sul de Valparaíso)
3. Como vou aos arredores de Santiago?
Tudo está no post, mas como todos perguntam, aqui vai a resposta:
Para Valle Nevado: você pode usar transportes particulares em horários fixos ($13000 por pessoa pela Skitotal.cl) ou contratar uma Van para transporte do grupo, mais caro mas menos trabalhoso:$91000 pela Transfer Chilean. http://www.transferchilean.cl/ ou $100.000 pela Skitotal.cl
Para Vinícolas: melhor pegar o metrô e depois taxi ou ônibus (instruções no post, não esqueça de fazer uma reserva). Não compensa fazer excursão.
Para Litoral: há duas opções. A primeira, pegar o ônibus no Terminal Alameda (Metrô Universidad de Santiago). Ou contratar um serviço. Pela Transfer Chillean sai $ 84.000 para o grupo (só transporte). O tour sai de $24.000 (transfer Chilean) a $30.900 (Turistik)
4. Quero fazer compras, é uma boa opção?
Santiago não é uma cidade com região específica para compras, mas tem um imposto um pouco menor, o que pode garantir 10% a 20% a menos que no Brasil. Mas não tudo, vale a velha e boa pesquisa.
Roupas femininas mais simples e baratas poderão ser encontradas nos grandes magazines (Ripley, Paris e Fallabela, nas ruas ou em shoppings) ou em Patronato – mas precisa “garimpar”. Tente então um dos shoppings como o Alto de Las Condes ou o Arauco para fazer uma comparação.
Roupas de grife estão nos outlets de Quilicura, mas está bem longe de ser algo como Orlando. O DutyFree você pode dar uma olhada na ida, mas não tem muitas opções de roupas, sendo mais para bebidas e perfumaria.
http://viagem.decaonline.com/compras-em-santiago/
5. Como estará o clima?
http://www.accuweather.com/en/cl/santiago/60449/weather-forecast/60449
O clima é mais frio que o Brasil, mas segue a mesma ordem de estações. Portanto, dezembro a fevereiro é verão e não tem neve na região de Santiago.
6. Posso ser furtado dentro do hotel?
Não é comum, mas já houve incidentes em vários hotéis da região, recebendo até alerta da Embaixada.
Para evitar transtornos, deixe a mala trancada de forma que o zíper não deslize (preso em parte fixa da mala, como a alça). Não basta colocar cadeado, a não ser em novas malas em que o cadeado já é fixo na mala. Também não bastar usar o cofre, já que a maioria dos furtos ocorrem com funcionários do hotel, que sabem como os cofres funcionam.
Também há umas fivelas com código de segredo que vende em loja de malas de viagem, que são colocadas em volta da mala. Passe a fivela no meio da mala, onde a mala tem menor altura, e passe dentro da alça de segurar a mala. Feche bem apertado. Assim a mala fica mais protegida.
7. Posso ser furtado fora do Hotel? Santiago é uma cidade perigosa?
Sim, como em todas as grandes cidades. Não deixe bolsas penduradas nas cadeiras de restaurantes, celulares à mesa, máquinas fotográficas nas cadeiras ou sem estarem amarradas. Evite deixar dinheiro no bolso da calça. Documentos importantes devem ficar bem guardados, não deixe dentro da carteira.
Santiago é relativamente segura quando comparada a capitais brasileiras, embora possa ficar vazio no centro aos domingos e à noite.
8. Onde é o Terminal Alameda?
Fica na Higgins, 3750, tel. 02/2707500; Metro: Universidad de Santiago).
9. Posso dirigir no Chile com minha carteira de habilitação brasileira?
Pode, não precisa carteira internacional. Só um detalhe: se cruzar a fronteira, precisa de uma autorização especial. E não vá de carro até Resorts de Esqui no inverno. É perigoso para quem não tem conhecimento de direção na neve.
Locadoras em Santiago: http://www.aeropuertosantiago.cl/english/medios-de-transporte-desde-y-hacia-scl/rent-a-car.html
ttp://www.atrapalo.com.br/carros/aluguel-carros-santiago-do-chile_x_1673.html
10. Onde encontro mais opções de restaurantes do que os citados?
Para locais de comer, consulte os sites Degusta http://www.degusta.cl/ e o Atrapalohttp://www.atrapalo.cl/restaurantes
Olá,
Parabéns pelo site,
Estou programando uma viagem com minha esposa no periodo de 27/06 a 02/07/13, para Santiago (Chile), pretendo ficar hospedado num hotel 4 estrelas. Tenho algumas dúvidas:
O melhor seria ficar hospedado no centro ou na Providencia?
Seria interessante, mesmo sendo inverno, conhecer o litoral? É chuvoso nesta época do ano?
É preciso agendamento para conhecer as estações do Valle Nevado? Qual horario de funcionamento?
O metro dá acesso a vinicola apenas Concha y Toro? Para chegar as outras seria apenas com carro (necessario sempre agendamento prévio)?
Lá tem jardineiras (onibus com informações para turistas)?
Antecipadamente grato
Adalberto
==============================
Resposta à pergunta:
Leia o post principal sobre Santiago.
Hospedagem: Providência é melhor, mas vai do custo-benefício. Além disso, os hotéis 4 estrelas de Providência são melhores.
Litoral depende mais de ter algum sol, pois a água é gelada até no Verão. Tem um pouco mais de chuva no inverno, mas uma esticada até os Resorts de esqui só é possível no inverno mesmo.
Não precisa agendar para ir a Valle Nevado (exceto se pernoitar), abre o dia todo. O transporte da Skitotal e outras empresas funcionam em horários fixos, das 8 até 8:30 e retorno 17:00 – 17:30. Se for fora desse horário, você paga mais.
Vinícolas de metrô: perto mesmo só a Concha Y Toro, outras tem distâncias variadas: Santa Rita (mais longe, pela Rota Sul, via trem) e a Cousino Macul (Metro Quillin + taxi. Se não tiver taxi por perto, tem um shopping na área – Av. Américo Vespucio 3300). Outra opção é a Vinícola Undugarra, via ônibus. Ir até a Estación Central, andar até o Terminal de Buses San Borja. Tomar o ônibus para Talagante.
Usualmente, recomenda-se o agendamento.
Não tem jardineiras, mas em Santiago tem o Hop-on and hop-off oferecido pela Turistik. É um pouco caro (cerca de R$85), passa pelos pontos principais da cidade.