Guia de Paris

Print Friendly, PDF & Email

PARIS

Última Atualização: dezembro de 2014.
Para quem vai pela primeira vez, um bom planejamento é necessário se quiser aproveitar bem dessa inesgotável cidade.
A rede de transporte públicos facilita a locomoção (andar é muito bom, mas as distâncias no mapa enganam…).
O planejamento deve levar em conta as intenções dos viajantes, com mais ou menos museus, escadarias, igrejas…
—————————————————————
COMO CHEGAR                                         
AÉREO -A TAM e a AirFrance tem vôos diretos para Paris (sem escalas). Em razão da procura, as passagens diretas são mais caras. Os vôos com escalas podem ser mais econômicos, sendo realizados por todas companhias européias que operam no Brasil, tais como Iberia, KLM (parceira da AirFrance), Alitália, Iberia, Swiss, dentre outros.
O principal aeroporto é o Charles de Gaulle (CDG), a cerca de 45 minutos da cidade. Acesso por Metrô / Trem ou dois tipos de ônibus executivos.
O ideal é ficar pelo menos uma semana. No mínimo, cinco dias para quem vai pela primeira vez.
COMO CHEGAR do Aeroporto CDG.
Há várias opções, sendo a mais conveniente contratar um shuttle pelo hotel (a partir de $35 euros para duas pessoas). Taxi custa cerca de 65 euros a viagem e o tempo de viagem depende do trânsito local.
Ônibus Expressos: (1 hora) há duas opções de ônibus executivos. O Roissybus, por 10 euros e o ônibus da AirFrance (Les Cars), 15,50 EUR por viagem. O único inconveniente é que eles tem paradas específicas, depois precisa pegar taxi ou transporte público até o hotel, se não ficar perto dos pontos de parada. O Roissy vai até o Opera. O Les Cars opera principalmente até o Arco do Triunfo, mas há linhas para Montparnasse (sul) e Gare de Lyon (leste).
TREM: Por fim, a opção mais econômica e que não depende de trânsito é mesmo o TREM (RER, linha B), utilizado por muitos viajantes. Custa quase 10 euros (9,25EUR), pode ser comprado nas máquinas automáticas, leva cerca de meia-hora até o Chatelet. A vantagem é não ter trânsito, mas não é uma viagem confortável.
Atenção: na conexão com o metrô no Chatelet. É fácil fazer a interligação com a linha RER A de trem, que fica na mesma plataforma que a linha RER B. Porém, bastante complicado fazer a interligação com o metrô, em razão do alto número de pessoas que circulam no local. Prefira conexões na Gare du Nord ou na Saint Michel.
SHUTTLES: os hotéis podem oferecer serviços com preços melhores, de 25 a 30 EUR por viagem (não por pessoa), ótimo para quem tem muitas malas para carregar. Escreva para seu hotel perguntando se há esse tipo de serviço.
—————————————–
ENTENDENDO OS BAIRROS
Os Bairros são numerados, como o código postal, iniciando como 1, onde está o Louvre. No caso de escolha de hotéis, pode-se usar como referência também.
O lado 3 e 4 (leste) tem o famoso Marais, onde está o Museu Carnavalet, Place de Vosges e prédios históricos importantes.
Abaixo do Sena, no 5, seguindo da Notre Dame pela St Michel, está o Quartier Latin, com intensa vida estudantil por causa da Universidade.
O bairro 6 é o Saint Germain, dos mais famosos da cidade, por possuir rico comércio e área de boêmios e intelectuais que se reunem nos famosos cafés e brasseries da região.
O bairro 9, do Opera Garnier, é popular entre brazucas por ter a loja de departamentos Galeries Lafayette. O bairro 10, Saint Martin, tem florescido como área destinada aos parisienses nos finais de semana, seja para apreciar o sol, reunir amigos e jogar conversa fora.
map_paris_arrondissements
—————————————————————
ATRAÇÕES  e PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS
MONUMENTOS NACIONAIS:
* Arc de triomphe (75)
* Chapelle expiatoire (75)
* Conciergerie (75)
* Domaine national du Palais-Royal (75)
* Hôtel de Béthune-Sully (75)
* Musée des Plans-Reliefs (75)
* Panthéon (75)
* Sainte-Chapelle (75)
* Tours de la cathédrale Notre-Dame de Paris (75)

O guia abaixo está subdividido por regiões da cidade, para facilitar o deslocamento. Porém, dependendo da quantidade de dias, a visitação tem que ser mais rápida. Sugerimos um
ROTEIRO DE PASSEIOS EM PARIS  5 dias.
Para quem vai pela primeira vez, leia nosso artigo especial:
PARIS PELA PRIMEIRA VEZ

Igrejas Top: Notre Dame, Sacre Coeur, Saint Chapelle.
Museus top: Louvre, Orsay, Rodin, Picasso, Carnavalet
Lojas de Departamento Top: Lafayette, Printemps, Bon Maché


View Paris ATRAÇÕES e pontos turísticos in a larger map
————————————————————————–
DICA : A maioria dos museus é gratuito no primeiro domingo de cada mês, porém há filas imensas, que pode nem sempe compensar. Nesse caso, vá no primeiro horário, antes de abrir, ou meia hora antes de fechar. Para museus e lugares históricos, compensa comprar um passe de museus, vende em qualquer metrô ou posto de turismo. Uma das melhores opções é o de 5 dias, dá entrada a todos museus e ainda não pega fila.
——————————————————————————
CENTRO DE PARIS                                                                              

>>> Subindo até as margens do Sena (a pé): na Ilha de Cité tem o Concierge, Notre Dame e a Ponte Neuf (Nêf – quer dizer nove, em francês). Ao lado do Concierge está a belíssima Saint Chapelle, cujos vitrais estão sendo restaurados (uma parte já está pronta).
Na margem superior do Sena, está a Prefeitura (chamado Hotel de Ville) e umas quadras adiante, o Centre Pompidou – Musée national d’art moderne (tirando o parque com esculturas ao redor, o museu mesmo é Arte contemporânea, depende do gosto do viajante)
————————————————————————
ILHA DE CITÉ                                                                                  
As atrações mais importantes na ilha são a Notre Dame e os vitrais da Saint Chapelle
***NOTRE DAME Tours de Notre-Dame (não há fila exclusiva com cartão de museus)
10am-5:30pm from 10.1 to 03.31 ; 10am-6:30pm from 04.1 to 09.30 ; late opening until 11pm on Saturdays and Sundays of June, July, August and September. Last entry 45 min prior to closing. Closed on 01.1, on 05.1 and on 12.25.
*CONCIERGE – /en.parismuseumpass.com/musee-conciergerie (antigo palácio real e prisão, onde ficou Maria Antonieta antes da guilhotina) 9:30am-6pm. Last entry 30 min prior to closing.
*** SAINTE-CHAPELLE – /en.parismuseumpass.com/musee-sainte-chapelle (todos os dias, 9:30 am to 6 pm) Passa por detector de metais (não carregar objetos afiados ou cortantes) 800mts do hotel, ao lado do concierge. Referência: Palácio de Justiça. Fechado entre 1 e 2 pm dos dias de semana.

METRÔ ÔNIBUS
* *

Musée national Eugène Delacroix (6, rue de Furstenberg, Paris 6e.) A oeste do hotel.
Metrô Saint-Germain-des-Prés. 9:30am-5pm. Last entry at 4:30pm. Closed on Tuesdays.
———————————————————
LOUVRE   e região                                                                                                

Por perto: Museu do Louvre, logo atrás do Jardim Tuileries, Igreja de Madeleine (Metrô de mesmo nome)

***LOUVREMusée du Louvre Entrar pela Cour de la Pyramide (a maior pirâmide). 9am-6pm, Quarta e Sexta: até 21:45pm. Atenção: ao contrário dos outros museus, ele fecha na Terça-feira e não na segunda. Há outras entradas também, como na Passage Richelieu, porém até 18h30.
* Palais Royal (jardim atrás do Louvre, seguindo a Richielieu). Quanto for ao Louvre, saindo pela Rua de Rivoli, haverá entrada para um Jardim, que é chamado Palais Royal
* Outro jardim importante é o Jardin de Tuileries, onde fica o Musée de L$%Orangerie. www.musee-orangerie.fr/ Nesse museu ficam grandes pinturas de Monet.

METRÔ ÔNIBUS
* *

MADELEINE                                                                              
* Plaça da Concordia – A uma praça, com uma fonte, às vezes tem noivas tirando foto.

METRÔ
Linha 12 Porte de La Chapele (sentido norte) – Estação Madeleine
Linha 1 La Defense (sentido oeste) – Estação Concorde
ÔNIBUS

A Igreja de Madeleine é de 1842, destaca-se pelas longas colunas (neo-classico romano). Aí foi realizado o funeral de Chopin.
* Aos fundos fica a Pinacoteca de Pariswww.pinacotheque.com. Em geral, com exposições especiais temporárias, mas paga-se ingresso.
* Na direita da igreja está uma Galeria de compras, com uma das lojas de brinquedos mais conhecidas, Au Nain Bleu (5 Boulevard Malesherbes)
A região também possui restaurantes fast-food variados. E na Saint Honoré, há lojas de grifes famosas (Chanel, Cartier, Givenchy, Yves St. Laurent, Gucci)
———————————————
LES HALLES                                                   
LeHalles onde está localizada a Igreja de Saint-Eustache, o antigo mercado LesHalles. Tem o Bistrô no Le Cochon à l’Oreille, ou no Le Tambour; Cafés na rue Montorgueil; um shopping center Forum des Halles – www.forumdeshalles.com/?; o Cinema Le Forum des Images, restaurado.
MUSÉE D$% ORSAY                                                     
O Orsay é a continuação do Louvre, ou seja, tem parte da coleção do Louvre para obras a partir de 1700-1800. O destaque é arte Moderna e impressionista, com artistas renomados conhecidos do público brasileiro (Matisse, Renoir, Rodin, Picasso, Monet, Goya, etc…).
*** Musée d’Orsay – 9:30am-6pm, Aberto Quinta feira até 9:45pm. Fechado Segunda. COMO CHEGAR: tem a própria estação RER. Também pode-se usar o Metrô Estação Asemblée Nationale (linha 12 Mairie D’Issy)


MARGEM SUL                                                                             
——————————————
SAINT GERMAIN / QUARTIER LATIN (SUL)                                           

A região denominada Saint Germain e Quartier Latin é das mais populares, por reunir a área universitária da Universidade de Paris e boêmios, comércio, restaurantes (estilo “brasseries”, como a Brasserie Lipp, na 151 Boulevard Saint Germain), além de muitos prédios antigos e hotéis variados.
Fica a uma curta caminhada Sul do Rio Sena. Acesso pelo RER da Saint Michel (Notre Dame) ou Metrô Cluny e Luxemburgo.
O Palais de Luxemburgo fica em um grande jardim, de mesmo nome, é a sede do Senado.
Por perto:
* PANTEÃOantheon.monuments-nationaux.fr. Destaque para um Pendulo de Foucault dentro do Panteão. Há, ainda, visitas para o teto e vista da cidade, de hora em hora – pergunte ao segurança na porta interna. Metrô Luxemburgo; 10am-6:30pm from 04.1 to 09.30 ; 10am-6pm from 10.1 to 03.31. Last entry 45 min prior to closing.
* UNIVERSIDADE DE PARISSorbonne – Universidade de Paris, entrada pela Rua de Ecoles, onde tem uma indicação para a Boutique – loja. Peça ao segurança acesso para a loja. Da loja, acesse a área central. From Monday to Friday: 9a.m. to 5p.m. 47, rue des Ecoles)

* Museu da Idade Média (ou Museu Cluny) www.musee-moyenage.fr – um museu interessante e rápido de visitar, em geral sem filas.
*Shakespeare & Co – famosa Livraria – 37 Rue Bûcherie. Famosa livraria que lançou Ernest Hemingway à fama.

Invalides – onde está a Tumba de Napoleão (a cúpula é coberta de ouro e pode ser vista de vários pontos da cidade) e o Museu Militar, ambos grátis com o Passe de Museus. Ao lado está o Museu do Rodin.
Musée de l’Armée – Tombeau de Napoléon 1er
Metrô La Tour Maubourg, Varenne. 10am-6pm from 04.1 to 09.30 ; 10am-5pm from 10.1 to 03.31.Late opening until 9 pm on Tuesdays from April to September.

* Musée Rodinhttp://www.musee-rodin.fr/welcome.htm – Metrô Varenne 10am-5:45pm (Park : 6pm); Last entry 30 min prior to closing. Closed on Mondays, on 01.1, on 05.1 and on 12.25.

METRÔ ÔNIBUS
* *

—————————————
NORTE                                                                             
OPERA                                                                            
* Opera Garnier www.operadeparis.fr– o prédio é bonito e muito mais bonito dentro. Metrô Opera. Ingresso à parte, não incluso no cartão de museus, dá direito à entrar no salão. Apenas visitas guiadas tem acesso aos camarotes do auditório.
Por perto:
Galeria Laffayette– loja de departamentos mais famosa da cidade. www.galerieslafayette.com, subir sentido nordeste a partir da Opera.
* Na vizinha Printemps , na 64, bd Haussmann (RER Haussmann, Metrô Havre Caumartin), pode-se subir até o Terraço Panorâmico para vista da cidade. Website

METRÔ ÔNIBUS21 e 81 na Rue Rivoli / 22 do Arco do Triunfo
* *

SACRE COEUR
**Basílica de Sacre Coeur (descer no Metrô Anvers, seguir a mutidão pela estreita rua dos Mártires, e pegar o Funicular, com seu passe de metrô. Ou Metro Pigalle, para quem vier do Lafayette). www.sacrecoeur-montmartre.com

METRÔPigalle (para quem vier da Galeria Lafayette) ou Anvers (mais perto). ÔNIBUS67 da Rue de Louvre
*

—————————————
OESTE                                                                          
TORRE EIFFEL                                     
* Torre Eiffel www.toureiffel.fr – Ticket para elevador: €13,40. Para subir a pé, custa mais barato, 5 euros, por vezes há fila também.

Todo mundo cruza o rio para onde está o Palais de Chailot e Trocadero (metrô Trocadero ou ônibus), para tirar foto lá.
** Bateaux (cruises): um passeio pelo Rio Sena. Em mapas e informativos turísticos há cupons de desconto (pegue os informativos só para ver se tem cupom). 11 a 12 euros por pessoa. www.bateaux-mouches.fr/ e www.bateauxparisiens.com

METRÔ
Linha 6 – Estação Bir-Hakeim ou Trocadero
ÔNIBUS
Linha 72 (Louvre, Rue de Rivoli, Cours La Reine
Linha 42: Opera, Madeleine, Champs Elysees
*

———————————————————–
CHAMPS ELYSEES                                      
Acesso pelo (Metrô Charles de Gaulle Etoile, ao Arco do Triundo e a Avenida Champs Elysees.
***<Arco do Triunfo – ou strong> Arc de Triomphewww.arcdetriompheparis.com – possível subir para ter vista da cidade. Ingresso pelo cartão do museus ou na hora. 10am-11pm from 04.01 to 09.30 ; 10am-10:30pm from 10.1 to 03.31. Last entry 30 min prior to closing.
* quando for ao Arco do Triunfo (Metrô 6, verde claro e 1, amarela), caminhe pela Champs Elysees, a avenida mais famosa da cidade.
* Pode-se seguir até o Grand Palais (http://www.grandpalais.fr), ou ir de metrô (Estação Champs-Élysées Clemenceau) – Virar direita na Av. de Marigny, parece um prédio de Jardim botânico, mas é uma casa de eventos e exposições. Veja na internet se há alguma exibição no local. www.grandpalais.fr

METRÔ
Linha 1 La Defense (sentido oeste)
Linha 6 Charles de Gaulle
Linha 2 Porte Dauphine
ÔNIBUS
Linha 73 Champs Elysees, Museu D’Orsay
Linha 92 Ecole Militaire, Av. Tourville, Av. Bosquet
* *

———————————————————–
LESTE                                                                            
PLACE DE VOSGES                                            
Praça considerada uma das mais bonitas da cidade, é particularmente popular no verão e dias quentes.
Aí está a ** Casa de Vitor Hugo – www.paris.fr/pratique/…/maisons…victor-hugo. Hôtel de Rohan-Guéménée 6, place des Vosges. Métro: Bastille. Terça a domingo, exceto feriados, 10h à 18h. Apartamento: acesso grátis. Exposições temporárias: pagar ingresso.

Se não estiver com pressa, pode-se chegar na Vosges caminhando a partir do Centro Pompidou, seguir pela Rambuteau, que passará a se chamar rua des Francs Bourgeois. Chegando perto da Place de Vosges, haverá uma boa loja L$%occitane, a nova-iorquina Kiehl$%s e a loja de produtos japoneses Muji (casa, cozinha e papelaria).

Por perto:

* Bastilha, antiga prisão. Metrô Bastille. O metrô tem bonitos mosaicos com cenas da queda da Bastilha.
** Museu Carnavaletcarnavalet.paris.fr/ Grátis para a coleção permanente. 23 rue de Sévigné. Acesso também a pé pela Fracis Bourgois, que sai da região do Les Halles, importante área comercial. Terça a domingo 10h à 18h. Coleção de objetos históricos, réplicas de salas decoradas de épocas históricas. Museu mais antigo da cidade de Paris.
*Hotel Sullysully.monuments-nationaux.fr. Para quem passar na Casa de Vitor Hugo, retornar à praça à esquerda, virar primeira à esquerda (Rue de Biraque).

METRÔ
Linha 1 Chateau de Vincennes – Estação Bastille
Ônibus
Linha 76 – Louvre, Rue De Rivoli até St Antoine
Linha 86 St. Germain (St. Sulpice e R. de Ecoles) até Bastille
* *

———————————————————–
OUTRAS ATRAÇÕES                                                       
*DISNEYLANDIA: http://www.ratp.info/touristes/index.php…
50 Adulto e 42 criança mais o valor da passagem de trem (metrô)
—————————————————–
VERSAILLES
CHATEAUX DE VERSAILLES
Musée national des Châteaux de Versailles et de Trianon – Antiga residência r

10 thoughts on “Guia de Paris

  1. Bom dia,

    Brasileira, ex publicitária, há cinco anos, moro na França e recebo grupos de brasileiros em Paris. Convido vocês a descobrir mais sobre o meu perfil no site: http://www.parciparla.com.br

    Os viajantes, que desejam vir a Paris e conhecer esta cidade fora dos itinerários turísticos, podem contar com o parci parla como guia para descobrir os lugares inusitados.

    Espero poder contribuir na organização dos seus roteiros de viagem na França.

    Atenciosamente,

    Aureliana Paula
    http://www.parciparla.com.br
    +33 (0) 6 38 34 06 15

  2. Bom dia!Estou indo para Paris dia 11 de Novembro, passar minha Lua de Mel, gostaria de saber como é o clima nesta época, que tipo de roupa devo levar…
    Obrigada!

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Novembro já está frio, já fica com cara de inverno. Não neva, mas as temperaturas podem chegar a 0º. não passando de máximas de 10º. É claro que isso tudo é bem variável, sugiro que veja a previsão 10 dias antes de sua viagem.

  3. BOA NOITE,
    VOU PASSAR A LUA DE MEL EM NOVEMBRO DESSE ANO EM PARIS.
    ESSA ÉPOCA DO ANO CHOVE MUITO?
    AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS FICAM LOTADAS OU O MOVIMENTO DIMINUI BASTANTE?
    OBRIGADO
    RAFAEL

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Chove moderadamente (ou seja, pode ser que você tenha sorte e não pegue chuva). Chuvas serão mais constantes em Dezembro e na primavera.
    As atrações turísticas ficam sempre cheias, o ano todo, mas é claro que um pouco menos que na primavera e verão, pois começa a ficar mais frio.
    De qualquer forma, com o passe de museu e o passe de transporte (ou o carnet, em que o bilhete é quase metade do preço), você evita várias filas. Só vai pegar mesmo na Torre Eiffel (exceto se subir a pé, 700 degraus, aí não tem fila…) e Torre de Notre Dame.

  4. Olá, meu nome é Willian e estou pensando em passar a lua de mel em Paris em Abril… nessa época já acabou ou frio ou deu uma diminuída?
    Como funciona o passe de museu e o passe de transporte?? Eu posso entrar em qualquer museu e andar quantas vezes quiser no metro?? Vc acha que 8 dias vc consegue conhecer bem a cidade??
    Obrigado!

    ================================
    Resposta à pergunta:
    Deu uma diminuida no frio, mas você ainda pode pegar dias frios, uns 10º à tarde / noite. Ocasionalmente, você pode pegar até 5º. O bom é que tem bons preços de hotéis para essa época ainda. Já em maio, embora o tempo possa ficar mais agradável, os preços sobem e a cidade fica mais cheia.
    O passe de Museu você compra em qualquer atração incluida ou no posto de informações turísticas. O passe de museus garante entrada para os locais citados e filas especiais, que são menores que as filas normais. Vale a pena pela economia de tempo para compra de ingresso, que tem filas gigantescas.
    O passe de transporte você compra na própria estação de metrô. O passe deixa vovê entrar e sair do metrô quantas vezes quiser, ônibus e trem também, na área atendida (em geral, os turistas compram para Zona 1 a 3, ficando fora apenas Versailles.). Dica: se não for usar tanto transporte, compre um “carnet” (fala-se carnêê), que são 10 bilhetes por quase metade do preço, especialmente para os dias em que não houver o cartão ilimitado.
    8 dias consegue conhecer bem, é um ótimo período.

  5. Ola
    Estou indo a Paris em 19/12 e adorei suas dicas. Copiei tudo. Obrigada.

    ===============================
    Resposta ao comentário:
    Espero que aproveite bastante. Algumas informações foram atualizadas hoje, para constar o transporte do aeroporto até a cidade.

  6. Ola eu adorei as dicas
    eu estou indo no reveillon em pleno inverno e eu li que chove muito ne??

    ==========================
    Resposta à pergunta:
    Paris no final do ano tem uma média maior de chuvas. A partir de 20 de dezembro, a tendência é chover um pouco mais até meados de 15 de janeiro. Também chove muito na segunda quinzena de abril até junho. Mas Paris chove o ano todo praticamente.
    A dica é se agasalhar bem, cachecol e luva (preferência a uma roupa mais impermeável) e aproveitar a noite na Cidade da Luz, que tem esse nome não por acaso. Muitos vão se reunir no Reveillon na Champs Elysées, perto do Arco do Triunfo.

  7. Ola, gostaria de saber quantos dias deve-se passar em Paris para conhecer a cidade de forma bacana? Vou fazer um mochilão (volta ao mundo) e queria saber para me organizar melhor.
    Obrigada,
    Carolina Altenfelder

    ===================================
    Resposta à pergunta:
    5 dias é o mínimo ideal, mas dependendo do seu trajeto, pode-se até reduzir para 3, 4 dias.

  8. Olá,
    gostei demais das dicas e já salvei algumas páginas para impressão e guia.

    Irei em Novembro de 2013 passar lua de mel. Chegaremos numa quarta e voltaremos na outra quarta. Devo me hospedar no Quartier Latin pois disseram que é badalado a noite e gostoso de caminhar de dia. Existe algum roteiro seu de 7 dias que você possa me indicar? Gostaria de fazer muitas coisas a pé ou passeios por áreas.
    Grato,
    Leandro

    ====================================
    Resposta à pergunta:
    É uma ótima região mesmo, bem central e fácil acesso a diversos pontos turísticos. Mas não se deixe enganar pelo mapa: as distâncias são maiores do que parecem… Calcule, pelo Google Maps, cerca de 1 quilômetro até 1,5km para andar a pé… Do contrário, você gastará mais energia andando nas ruas – o que é legal também – mas poderia ficar muito cansado para ir até os Museus, por exemplo.
    Para facilitar, o post já está dividido por bairros e tem os dois sistemas de transporte. Porém sugiro você pegar um mapa de ônibus completo em uma estação de metrô ou até comprar em livraria (a BLd St Michel em várias), porque é muito difícil achar o ônibus e ponto correto (o mapa gratuito não indica o ponto do ônibus). Outra dica para smartphone: coloque um aplicativo com o mapa de Paris. Compre um chip pré-pago. Mesmo que você não consiga ligar ou usar internet (é bloqueado para estrangeiros), ele vai funcionar o GPS e você nunca estará perdido.
    Divida os dias por previsão do tempo e calcule que muitos turistas farão o mesmo: é só o sol aparecer que as filas da Torre Eiffel duplicam… elas são grandes mesmo com tempo nublado. Então chegue cedo, se quiser evitar fila. O roteiro vai ter que ser enviado depois, porque vai ficar muito grande aqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *