Atualização: fevereiro de 2013. Data original de Publicação: Dec 29, 2007 @ 16:26
Saiba tudo sobre a bagagem de mão, também chamada de bagagem de bordo (handy luggage).
O QUE LEVAR
Recomenda-se sempre levar:
- remédios usados diariamente ou que se necessite durante o vôo (enjôos, dor de cabeça, alergia, etc…).
- items de valor: documentos, dinheiro, cartões de crédito ou débito, jóias
- eletrônicos frágeis em geral: ipad, Tablets, Netbooks, Celular, máquinas fotográficas, notebooks.
- uma muda de roupa, se a viagem for longa, em caso da mala chegar atrasada.
- itens básicos de higiene: escova de dentes, por exemplo.
Vale tanto na ida, quanto na volta.
Por regra internacional, as companhias aéreas apenas são obrigadas a indenizar em caso de furto ou extravio de bagagem despachada o valor por quilo, e não pelo valor do conteúdo, exceto se o viajante fizer uma declaração de valor específica no balcão da companhia aérea (não é seguro-viagem),mas é cobrado uma taxa. Judicialmente, pode ser discutido, mas é mais seguro levar itens de maior valor na mão.
TAMANHO
O padrão internacional é de 115cm (altura +largura + comprimento). A maioria dos fabricantes de malas de mão já seguem o padrão. Verifique se as malas com expansores também irão obedecer ao tamanho máximo. Algumas empresas também colocam especificação de dimensão de comprimento (onde fica a alça), pois o compartimento de bordo tem altura reduzida, e nem todas as malas cabem, varia de 25 a 35cm.
PESO
A bagagem de mão varia para cada companhia aérea. Algumas deixam pouco peso (como a TAM e Gol, por uma regulamentação nacional, só 5kgs) e outras deixa levar uma mala inteira (American e United: 18kgs), mas a média é de 10kgs. Convém o passageiro ver esses detalhes na hora de comprar a passagem, isso pode fazer muita diferença depois, especialmente porque as multas para excesso são altas.
Há sempre pesagem da bagagem de mão? Nem todas as malas são pesadas efetivamente quando são levadas a bordo, o que não quer dizer que se pode exagerar. Basta manter uma boa organização nos itens pode fazer com que a mala se pareça menor, especialmente se o viajante utilizar uma sacola ou material maleável.
Malas com rodinhas (roll-on bags) chamam mais atenção no check-in e, geralmente, tem o peso limite confirmado pela atendente. Usualmente, as companhias pedem que o passageiro coloque uma etiqueta de identificação, com nome e telefone, em sua bagagem de mão.
VALORES MÁXIMOS E DUTY FREE
Em geral, items comprados depois da área de inspeção e segurança dos aeroportos, ou seja, depois de raio-x de itens de mão, não tem restrição de peso e segurança, podem ser levados normalmente (até líquidos, mas apenas se comprados dentro da área). Porém, quanto ao valor permitido na Alfândega, os items comprados no exterior entram dentro da quota brasileira de isenção ($500 dólares). Items comprados no Brasil são contados em outro limite (mais $500). Nos Estados Unidos, fazendo conexão para a Europa, não é permitido comprar itens líquidos de mais de 100ml.
SEGURANÇA
Não se deve, sob hipótese alguma, deixar a bagagem de mão sozinha em qualquer parte do aeroporto. Não deixe aos cuidados de terceiros. Em virtude de medidas de segurança, largar a mala de mão, desacompanhada, pode ser visto como crime.
CONTEÚDO E LÍQUIDOS:
- Líquidos, sprays e aerosols para higiene/beleza devem ser dispostos em um saco plástico transparente com ziper (pequeno, de até 1 litro – 20cm x 20cm). O conteúdo total não pode ultrapassar 2 litros e cada frasco não pode ter mais de 100ml. Procure comprar itens já fabricados em tamanhos menores (pasta de dentes, gels, etc). Isso também vale para comidas que tenham aspecto pastoso e líquido (cremes, pastas, bebidas, etc.).
- Produtos restritos a 100ml e que devem estar em saco plástico ziplock: xampu, creme dental, enxaguante bucal, cremes, gels, gloss líquido, bebidas, iogurtes, misturas de sólidos com líquidos, perfumes, óleos, desodorantes – incluindo roll-on, xaropes, sprays, sopas, enlatados com líquidos, queijos e pastosos.
- O recomendável é não levar produtos desse gênero na mão, mas despachá-las.
- Esse saco plástico (um por passageiro) deve ser colocado na bandeja de inspeção, na área de segurança do aeroporto (screening checkpoint).
- Remédios estão liberados para serem levados na bagagem de mão. Mas, se forem líquidos, deixe separado.
OUTROS ITENS ADICIONAIS DE BAGAGEM:
Além da mala de bordo, os passageiros podem levar mais algum item na mão, como seu casaco ou o laptop.
Em esquemas rígidos de segurança, aeroportos permitirão apenas um item na mão. Em tempos mais brandos, permitem até 2 itens, mas isso pode mudar de aeroporto para aeroporto.
Veja a lista de outros items que podem ser levados na mão:
Itens permitidos para adultos ou crianças.
Uma bolsa de mão, ou maleta, ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro, ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;
-
Um sobretudo, manta ou cobertor;
-
Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);
-
Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;
-
Material de leitura para viagem;
-
Alimentação infantil para consumo durante a viagem;
-
Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.
-
Instrumentos musicais ( desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança).
-
Isqueiros cujo combustível seja fluido. (apenas em bagagem de mão)
ITENS PROIBIDOS
• Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete etc.;
• Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).
Outros Posts relacionados:
- Fazendo as malas
- Alfândega: valores máximos, mercadorias permitidas
- Fazendo as Malas
- Limite de Peso de Bagagens
Descrição adicional: carry-on baggage, hand luggage, produtos permitidos na bagagem de mão, bagagem de bordo
=============================================================