Gustavo Says:
June 2nd, 2010 at 2:09 pm

Estou voltando para o Brasil e vou com a Lufthansa, eu comprei um violao de 103cm de comprim. 41cm de largura e 11cm de espessura, e gostaria de levar como bagagem de mao? posso? e posso levar uma mochila com o pc?
obrigado
=======================
Resposta à pergunta:
Todos os especialistas em guitarras e instrumentos musicais irão dizer para não despachar seu instrumento.
Todos atendentes em aviões irão dizer o contrário…
Para ajudar na escolha, vou apontar os problemas práticos:
Burocracia: se você conseguir se livrar do atendente de balcão da companhia aérea, que irá lhe dizer que deve ser despachado (diga que você irá fazer um “gate check” – ou seja, levar até a porta do avião e despachar lá), você passará pela segurança dos aeroportos (cada país é diferente), que irão fiscalizar o conteúdo. Após, você deverá tentar ENTRAR no avião, sem ser parado pelos atendentes de novo – e CONSEGUIR UM LOCAL LIVRE para guardar seu instrumento, ou pedir ajuda de uma comissária para usar o compartimento de “coats” (sobretudos), perto da classe executiva. Seu assento deve estar em um local do avião em que você consiga entrar entre os primeiros, após a classe executiva.
Segurança: se o que estiver descrito acima funcionar, tudo bem. Agora, você deve estar ciente da possibilidade de ser recusado o embarque no avião, e ter que despachar (“gate check”). Tenha um Plano “B”, e pense em como estará seu instrumento se despachado: a embalagem será suficiente para proteger de quedas acidentais e batidas com outras bagagens?
Pense na possibilidade de despachar o violão em um case rígido (como da Gator ATA) e peça pelo “gate check” de qualquer forma. Chegando na porta do avião, você pede, gentilmente e com o sorriso mais honesto que tiver, para utilizar o “Coat compartment”. Se isso não funcionar, colocarão em outro local, mas provavelmente mais protegido do que o restante das bagagens. Não esqueça de ter um etiqueta com seu nome.