Bagagem de mão

by • December 29, 2007 • BagagemComments (68)6075

Print Friendly

(Atualização: março de 2010)
Descrição adicional: carry-on baggage, hand luggage, produtos permitidos na bagagem de mão, bagagem de bordo
=============================================================
TAMANHO
O padrão internacional é de 115cm (altura +largura + comprimento). A maioria dos fabricantes de malas de mão já seguem o padrão. Verifique se as malas com expansores também irão obedecer ao tamanho máximo

PESO
A bagagem de mão varia para cada companhia aérea. Algumas deixam pouco peso (como a TAM e Gol: 5kgs) e outras deixa levar uma mala inteira (American e United: 18kgs), mas a média é de 10kgs. Convém o passageiro ver esses detalhes na hora de comprar a passagem, isso pode fazer muita diferença depois, especialmente porque as multas para excesso são altas.

Em relação a peso e tamanho, as malas com rodinhas (roll-on bags) chamam mais atenção no check-in e, geralmente, tem o peso limite confirmado pela atendente. Usualmente, as companhias pedem que o passageiro coloque uma etiqueta de identificação, com nome e telefone, em sua bagagem de mão.

VALORES e DUTY FREE
Em geral, items comprados depois da área de inspeção e segurança dos aeroportos (Duty Free) não tem restrição de peso e segurança, podem ser levados normalmente. Porém, quanto ao valor permitido na Alfândega, os items comprados no exterior entram dentro da quota brasileira de isenção ($500 dólares). Items comprados no Brasil são contados em outro limite (mais $500). Nos Estados Unidos, fazendo conexão para a Europa, não é permitido comprar itens líquidos de mais de 100ml.

SEGURANÇA
Não se deve, sob hipótese alguma, deixar a bagagem de mão sozinha em qualquer parte do aeroporto. Não deixe aos cuidados de terceiros. Em virtude de medidas de segurança, largar a mala de mão, desacompanhada, pode ser visto como crime.

CONTEÚDO:
Líquidos, sprays e aerosols para higiene/beleza devem ser dispostos em um saco plástico transparente com ziper (pequeno, de até 1 litro – 20cm x 20cm). O conteúdo total não pode ultrapassar 2 litros e cada frasco não pode ter mais de 100ml. Procure comprar itens já fabricados em tamanhos menores (pasta de dentes, gels, etc). Isso também vale para comidas que tenham aspecto pastoso e líquido (cremes, pastas, bebidas, etc.).
Produtos restritos a 100ml e que devem estar em saco plástico ziplock: xampu, creme dental, enxaguante bucal, cremes, gels, gloss líquido, bebidas, iogurtes, misturas de sólidos com líquidos, perfumes, óleos, desodorantes – incluindo roll-on, xaropes, sprays, sopas, enlatados com líquidos, queijos e pastosos.
O recomendável é não levar produtos desse gênero na mão, mas despachá-las.
Esse saco plástico (um por passageiro) deve ser colocado na bandeja de inspeção, na área de segurança do aeroporto (screening checkpoint).
Remédios estão liberados para serem levados na bagagem de mão. Mas, se forem líquidos, deixe separado.

OUTROS ITENS:
Além da mala de bordo, os passageiros podem levar mais algum item na mão, como seu casaco ou o laptop.
Em esquemas rígidos de segurança, aeroportos permitirão apenas um item na mão. Em tempos mais brandos, permitem até 2 itens, mas isso pode mudar de aeroporto para aeroporto.

Veja a lista de outros items que podem ser levados na mão:

Itens permitidos para adultos ou crianças.

Uma bolsa de mão, ou maleta, ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro, ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;

  1. Um sobretudo, manta ou cobertor;

  2. Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);

  3. Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;

  4. Material de leitura para viagem;

  5. Alimentação infantil para consumo durante a viagem;

  6. Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

  7. Instrumentos musicais ( desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança).

  8. Isqueiros cujo combustível seja fluido. (apenas em bagagem de mão)

ITENS PROIBIDOS
• Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete etc.;
• Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).

Outros Posts relacionados:

  • Fazendo as malas
  • Alfândega: valores máximos, mercadorias permitidas
  • Fazendo as Malas
  • Limite de Peso de Bagagens
  • Share on Facebook
    Pin It

    Related Posts

    68 Responses to Bagagem de mão

    1. ISA says:

      OI, gostaria de saber o que posso levar numa frasqueira (com pertences pessoais, se posso levar tipo shampoo, sabonete, escova dental. etc) como bagagem de mão. E se posso levar minha bolsa pessoal com documentos carteira e notebook como bagagem de mão. Obrigada.
      ==========================
      Resposta à pergunta:
      Viagem internacional não pode levar recipientes acima de 100ml e superior total a 1 litro.
      Viagem doméstica no Brasil sim, pode.
      Pode levar sua bagagem de mão conforme descrito.

    2. Mariana says:

      Olá, gostaria de saber se tem como levar na bagagem de mão um izopor com polpas de frutas congeladas ou se devo despachar ? São 19 envelopes pequenos com polpa de fruta. Desde já agradeço a atenção.

      Mariana
      ===============
      resposta à pergunta:
      Se for nacional, sim, pode ser levado na mão. Se for internacional, ficaria mais dificil, teria que ser na mala despachada mesmo.

    3. lannes says:

      To indo do rio a salvador minha filha tem seis anos e pagou passagem, no total 4 pessoas posso levar 4 malas outra duvida minhas coisas podem ser levadas em uma mochila do tipo escolar como bagagem de mão grato
      Submitted on 2012/09/08 at 3:56 pm | In reply to lannes.
      desculpe + uma duvida posso trazer comida de la? grato
      ==================================
      Resposta à pergunta:
      Sim, é bagagem por pessoa. Pode levar 4 malas.
      Pode também levar mochila como bagagem de mão. Pode levar comida em vôos domésticos, OK.

    4. Douglas says:

      óla, eu vou viajar esse mês e queria levar duas mochilas, uma com o notebook e algumas coisas, e a outra com roupas e um objetos, mas não queria despachar, teria problema? acho q não excederia o peso máximo permitido, a viajem é dentro do brasil.
      ================================
      Resposta à pergunta:
      Depende do tamanho. Pois uma delas pode ter 5kgs e ir no compartimento acima de seu assento. A outra deve ser pequena o suficiente para caber debaixo do seu assento (que é pequeno, mas cabe um case de notebook, por exemplo). Se as duas mochilas forem grandes, ou cheias, não poderia.

    5. Nilma de Oliveira says:

      Bom dia, gostaria de saber se há problema em levar 2 sombrinhas na mala despachada e se posso levar uma bolsa tira colo e mais uma bagagem de mão.Obrigada por sua atenção.
      =====================================
      Resposta à pergunta:
      Sim, pode na bagagem despachada.
      Se for vôo internacional, sugiro não levar a sombrinha na mão (alguns aeroportos tem grandes desconfianças com objetos que se armam…). Sim, pode levar a bolsa tiracolo (se não for muito grande, que caiba abaixo do assento) e a bagagem de mão de até 115cm.

    6. Tamiris says:

      Olá, vou viajar de Portugal de volta ao Brasil e estou muito confusa com tanta informação.
      1) Os itens declarados para receber o Tax-Free devem necessariamente ser declarados na alfândega no Brasil?
      2) trouxe meu note do Brasil para Portugal e não sabia que deveria declará-lo como saída e não tenho a nota fiscal (já tem mais de um ano a compra) o que faço? Ele entrará na cota dos 500 dólares?
      3) Comprei um celular e estou a utilizá-lo, posso levar o antigo de volta ao Brasil (ví que só pode um celular por pessoa)?
      4) Comprei um tablet e um hd externo para uso pessoal, mas ultrapassaram os 500 dólares, devo declará-los?
      Obrigada

      ================================
      Resposta à pergunta:
      Depende que “tax-free” você se refere… 1) se for para sair Tax-Free da Europa, você precisa declarar no aeroporto de saída da Europa. 2) se for para chegar isento no Brasil (não pagar imposto de importação), aí aplica-se a legislação brasileira. Declara apenas quando o total de bens ultrapassar $500 dólares.
      Notebook se for nacional (tem selo da Anatel ou de empresa brasileira) não precisa declarar, pois apenas produtos estrangeiros tem restrição. Se ele for importado mesmo, aí não tem jeito, ele entra na cota de $500 mesmo usado.
      Celular e o hd pode entrar sem problema. O tablet é variável, eu entendo que você não precisa declarar, pois não há nada específico na legislação, então pode ser que seja considerado “bem de uso pessoal”, que é isento.

    7. Guilherme says:

      Ola , eu irei vazer um voo internacional pela primeira vez , irei passar um mes em Londres, vou pela Tam ida e volta , e o peso de bagagem e de 32Kg essa ja esta tudo certo , mas tipo eu queria levar tbm uma mochila tipo universitario sabe como mala de mão , e queria saber se posso levar mais uma mochila onde eu colocaria meu iPad e cameras saab , mas eu levaria comigo no banco , e a outra eu colocaria naquele compartimento para bagagens de mão no teto saab , então queria saber se existe alguma restrição para essa mala adcional para levar meus aparelhos ?!?!?
      ==================================
      Resposta à pergunta:
      O problema é que a TAM pode pedir para pesar sua bagagem de mão e vai depender do atendente, já que o limite é 5kgs para essa sua mochila. Não pode levar duas mochilas, exceto se a outra é pequena. Você pode levar uma sacola tipo carteiro (tira-colo) e a mochila.

    8. Olá,
      Farei uma viagem de SP para SE no proximo dia 10. Gostaria de saber se minha bagagem tanto de mão quanto a despachada devem ter axatamente o peso recomendado pela compania (no mdu casoa TAM)pois, fica difícil saber se esta um pouco acima ou não. Sds

      ==========================
      Resposta à pergunta:
      A despachada sim, porque é passada em uma balança. A mala de mão eles podem até pesar, mas em geral não pesam, o mais importante é o tamanho.

    9. Carla lorencini says:

      Estarei indo para a Flórida no próximo dia 07/07, ficarei 15 dias lá, tenho uma filha que só toma Nescau, gostaria de saber se posso levar 2 latas dentro da mala despachada e se é necessário deixar a Nf do supermercado junto, a mala deve ir sem cadeado para possível inspeção? Isso pde me causar algum transtorno ?
      ===============================
      Resposta à pergunta:
      Existe Nescau lá também.
      Pode levar, mas deixe a mala destrancada, pois pode ficar sujeita a inspeção física da mala, não precisa da Nota Fiscal, será totalmente inútil.
      Não deve causar nenhum transtorno, pois sua mala seria vistoriada antes de ser enviada no avião. Chegue com antecedência para fazer o despacho das malas.

    10. Paula says:

      olá, viajarei para Natal semana que vem. Minha mala que será despachada está pesando em média 18,5kg, penso tb em levar uma frasqueira de mão (3,6kg) com produtos de higiene e maquiagem, alem de minha bolsa pessoal, onde alem de documentos pessoais, levarei alguns remedios e minha camera fotografica. posso levar a maleta e a bolsa? Acredito que se pesar a bolsa pessoal junto com a frasqueira ira exceder o peso de 5 kg. minha bolsa é considerada bagagem de mão?
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Antes de tudo, verifique se o seu vôo será embarque doméstico. Se for, não terá restrição de líquido. Porém, no embarque internacional (mesmo para vôos domésticos), não poderia levar líquido. Quanto à frasqueira, não poderá ter lixa de unha, cortador, tesoura ou alicate.
      O resto poderá ser levado na bolsa de mão normalmente. Se o excesso acima de 5kgs é pouco, não haveria problema.

    11. Rozangela A.t.Avila says:

      Olá,
      Estou indo para o Japão em julho e gostaria de levar um vidro de creme de Pequi
      para um amigo, é pastoso e acondicionado em vidro de conserva.Tem restrição já que voo passa por NY.
      Grata
      Rozangela

      ================================
      Resposta à pergunta:
      De preferência, despache o vidro na bagagem (antes embalando bem e colocando em sacos plásticos para caso quebrar não sujar sua mala).
      Se for abaixo de 100ml, você pode carregar na mão, mas deve colocar num saco zip-lock de 20cm por 20cm no máximo, junto com outros produtos líquidos e pastosos. O total de frascos não pode ultrapassar o tamanho do saco, nem 1 litro de líquidos.

    12. marcelo de oliveira viana says:

      Bom dia, no dia 04/07/2012 estarei viajando com destino a Portugal e gostaria de levar alguns itens:feijão preto,café,farinha de mandioca e charque.Posso levá-los?Qual o procedimento que deve ser adotado por mim em caso positivo.Desde ja´muito obrigado
      ============================
      Resposta à pergunta:
      Teria que ver qual as restrições específicas em Portugal. Com certeza, não pode entrar com charque, vai ser confiscado.
      Os demais produtos parece que são permitidos.

    13. Xavi says:

      gostaria de saber se caso compre um perfume no duty free de 75ml se poderei viajar com ele ou preciso de fazer alguma coisa.
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Pode carregar até na mão se quiser, mas deve ser colocado em um saco zip lock, junto com outros líquidos que você estiver carregando (cada frasco não pode ter mais de 100ml). Ou você pode despachar.

    14. Fernando says:

      Olá,
      Estou indo para a Irlanda (Dublin) na semana que vem (03/07/2012)pela Delta Air Lines. Entretanto, farei conexões em New York e Atlanta.
      Minha maior dúvida é: Como o tempo para chegar ao destino final será muito longo, gostaria de levar itens de higiene pessoal na bagagem de mão, como desodorante roll-on, sabonete, shampoo, creme dental e demais itens para uso pessoal.
      Como posso levar esses itens na bagagem de mão e como devem ser acomodados?
      Obrigado.

      ==================================
      Resposta à pergunta:
      Pode levar, mas cada frasco não pode ultrapassar o tamanho de capacidade de 100ml. No total, não pode haver mais de um litro.
      Isso inclui gel, líquidos ou substâncias pastosas. Basta colocar num saco plástico zip lock, no máximo de 20cm por 20cm. Na hora de passar pela segurança do aeroporto, retire o saquinho e coloque na bandeja de raio-x.

    15. luciana says:

      Olá gostaria de esclarecer umas dúvidas… cada site fala uma coisa e fiquei confusa.
      Estou voltando para o Brasil pela companhia Avianca. Nesse caso a bagagem de mão deve pesar 5 ou 10 kg sem que eu tenha que pagar por peso extra?
      pq eu estava com a mala pronta com 10 kilos, aí me disseram que eu terei que pagar pq só posso levar 5 kilos… me ajude.
      Obrigada

      =================================
      Resposta à pergunta:
      Depende de qual país estiver saindo. Da Colômbia e da maioria dos países da América Latina é 10kgs. O site brasileiro fala de 5kgs porque é o padrão doméstico, mas isso pode não ser aplicável a viagens internacionais.

    16. Larissa says:

      Olá. Mudarei para os EUA em janeiro, para ficar 2 anos. Nunca viajei ao exterior, mas sou daquelas que leva “a casa” na bagagem. Talvez tenha que levar mais de 2 volumes, pois minha primeira semana é em NY e posteriormente irei pegar voo interno para a cidade onde ficarei (que ainda não sei qual será). Minhas dúvidas:
      1) O limite será reduzido à 23kg, já que farei trecho interno nos EUA?
      2) A multa por excesso de volume é dada por quilo excedente ou os USD 150 é total, independente de quantos quilos a mais do permitido a mala possua.

      ============================
      Resposta à pergunta:
      Exatamente, o vôo interno poderá ter restrições na bagagem.
      Se for pela mesma companhia aérea da passagem internacional, vão deixar você despachar pelo menos uma mala grátis (United e American).
      As demais fazem cobranças para despachar malas (tanto a primeira como a segunda) e tem limite de 23kgs mesmo, mas a bagagem de mão pode ser bem pesada (18kgs, mas mantendo o tamanho linear de 115cm).
      No vôo doméstico, terá que ver o limite da companhia aérea escolhida e como é calculada a multa (qual sistema aplica). Isso estará explicado na página da companhia aérea.
      United: http://www.united.com/cms/en-US/travel/pages/baggageexcess.aspx
      All other customers traveling within the U.S., and between the U.S. and Canada, Puerto Rico, and the U.S. Virgin Islands with checked baggage weighing more than 50 pounds (23 kg) and not exceeding 70 pounds (32 kg) will be charged at the rate of $100 per piece. Bags exceeding 70 pounds (32 kg), but less than 100 pounds (45 kg) will be charged $200 per piece.
      American: http://www.aa.com/i18n/travelInformation/baggage/baggageAllowance.jsp
      Checked baggage weighing over 50 lbs./23 kgs but not more than 70 lbs./32 kgs will be charged at the rate of $100 per piece.
      Checked baggage weighing over 70lbs./32 kgs but not more than 100 lbs./45 kgs will be charged at the rate of $200 per piece.

    17. Eliani says:

      estou indo dos Estados Unidos para o Brasil, tenho um voo do Rio para o Espirito Santo o peso da bagagem de despache e 32 kgs, a bagagem de mao saindo dos Estados Unidos sao 10 kgs, eu tenho risco de pagar multa quando eu chegar no Rio. eu tenho tenho que seguir o limite de 5 kgs mesmo eu saindo do USA.

      obrigada
      =============================
      Resposta à pergunta:
      Quanto à bagagem despachada, depende se comprou junto ou separado a passagem do trecho domestico.
      Quanto à bagagem de mao, tente apenas manter uma sacola de dimensōes pequenas, assim há menor possibilidade de pesarem no vôo doméstico.
      Na volta, se a passagem foi comprada junto, provavelmente você faria um check in de translado, que é simplificado, eles nem reparam…

    18. Mario says:

      Olá,
      Achei muito interessante este serviço e aproveito para tirar uma dúvida. Vou Viajar para Portugal (primeira viagem) e verifiquei que a TAP restringe o peso da bagagem de porão em 32 Kg e 158 cm na ida, sendo que na volta isso diminui para 23 KG. Será que está correta essa informação? Uma outra coisa que não cosegui ver com certeza: as malas devem ser medidas incluindo as rodinhas ou só o corpo da mala?
      Fico muito agradecido se merecer vossa atenção.
      Mario

      ================================
      Resposta à pergunta:
      (Com atraso em razão de férias)
      Há um erro de interpretação ao lançar os dados na TAP: a bagagem de volta é a mesma da ida (você precisa distinguir apenas se a viagem INICIOU no Brasil). A medida é tudo, com rodinha e alça. As grande malas de fabricantes observam essa medida (dificilmente será maior)

    19. Gomes Edilaine says:

      Vou viajar para Porto Seguro, como devo levar os produtos de higiene pessoal, qual a quantidade permitida?

      ================================
      Resposta à pergunta:
      (Com atraso em razão de férias)
      O condizente com os dias de sua viagem. Se você deixar na mala despachada, sem problemas, pode levar à vontade.

    20. SANDRO ALVES says:

      Ola farei minha primeira viagem ao exterior e gostaria de saber o que é preciso para eu levar minha medicaçao ( insulina ) ja que sou DIABÉTICO e dependo deste remedio, o q eu preciso fazer…. obgdo
      ==========================
      Resposta à pergunta:
      É permitido levar medicamento (é só mostrar a receita, se perguntarem). Escreva no exterior da embalagem que é medicamento (“Medicine”) e para facilitar, deixe uma cópia da receita já com os medicamentos. Deixe na cestinha onde se passa na segurança do aeroporto, ao levar na bagagem de mão (também é permitido).

    21. Jucyde says:

      Vou viajar para a Argentina e gostaria de saber se posso levar na bagagem de mão maquiagem como: batom, pó, base pastosa, sombra em pó? E se posso acondicionálas apenas em sacos plásticos
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Se você embarcar pelo Terminal Internacional, não poderá levar líquidos ou pastas na mão, exceto se acondicionados no saco Zip lock (exige que hava vedação).
      Coloque no saquinho todos os produtos que sejam creme, pasta ou similares. Na dúvida, inclua. Embora dificilmente alguém vá lhe perguntar sobre um batom na bolsa…

    22. sarah says:

      Oi… vou viajar agora dia 31 e queria saber se posso levar como bagagem de mão uma mala pequena e uma mochila de costas, pq vou despachar uma mala grande e se a pequena for despachda junto terei que pagar excesso de bagagem.
      Posso levar a malinha pequena e uma mochila nas costas como bagagem de mão?

      =====================
      Resposta à pergunta:
      Tecnicamente, não. Depende do tamanho da mochila. Se ela é do tipo escolar e não está totalmente cheia, poderia. Mas se ela estiver cheia e estufada, então não, porque não vai caber debaixo do seu assento. Na maioria das companhias aéreas, não há um controle específico da bagagem de mão (basta ser discreta ao fazer check-in e na hora de embarcar), mas não posso garantir que você conseguirá entrar com os dois items.

    23. bbc says:

      Olá, moro em Porto Alegre e tenho loucura pelo mercado público de São Paulo (hehehe). Minha dúvida é a seguinte: As coisas q eu comprar lá (temperos, queijos, petiscos, etc e muitos etc) eu posso trazer na bagagem despachada?? Existe alguma restrição??
      =====================
      Resposta à pergunta:
      Não tem

    24. Natalia says:

      Oi, vou viajar para a Argentina em maio, e gostaria de saber se posso levar líquido na mala de mão? Tipo rímel, shampoo, condicionador, cremes…? Caso não possa, como eu levo? Na mala maior, de 23kg, para serem despachados? E eles terão que estar em saco ziplock mesmo? Fora isso, 100ml é o quanto eu posso levar no máximo como líquidos no TOTAL, ou para cada tipo de líquido, eu posso levar 100ml?
      Outra coisa: parece que, como regra geral, o peso permitido para a mala de mão é 5kg, mas no site da Pluna (que é a companhia que eu viajarei), diz que é possível levar até 8kg nessa mala. E então, o que faço? Levo uma mala de 5kg ou de 8kg? Lembrando que eu vou e volto apenas com com a Pluna, mesmo fazendo uma escala.
      Obrigada.

      ======================
      Resposta à pergunta:
      Você pode mandar despachado (qualquer tamanho e volume).
      A restrição é carregar na mala de mão. Aí, é máximo de 100ml por frasco e 1 litro no total. Isso inclui tudo que é líquido, pastoso e gel. Tem que ser em saco zip lock (alguns aeroportos oferecem, mas é mais fácil levar já no saco).
      A bagagem de mão é fixada pela companhia aérea. Se a Pluna vai fazer todo o trajeto, até escalas, então são 8kgs.

    25. julio Cesar Rodrigues says:

      Vou pra itália e peciso saber quantas malas posso levar: duas e uma de mão ou a de mão já é a segunda mala? Para levar uma Imagem religiosa de 50cm, posso levar na bagagem de mão (dentro de uma caixa em uma sacola)?
      ====================
      Resposta à pergunta:
      A bagagem depende da companhia aérea. Basicamente são 2 peças (malas, sacolas, etc) DESPACHADAS, em geral com 32kgs de peso cada uma. Algumas companhias restringem para 23kgs, ver no site da companhia aérea. MAIS a bagagem de bordo (ou de mão), que consiste em UMA mala ou sacola menor, de até 115cm, com peso que varia conforme a companhia aérea, e MAIS UM objeto pessoal, que caiba abaixo do assento, tal como bolsa tiracolo, maleta, notebook – apenas UM item pessoal. Ou seja, no total são 2 malas despachadas, 2 bagagens de mão, sendo uma de 115cm e outra menor.
      Pode levar a imagem religiosa. Se for frágil, leve na bagagem de mão.

    26. Alexandre says:

      Estou em singapura e vou voltar para o Brasil no final do mês, e estou com alguma dúvidas.
      1. Eu vou para Frankfurt pela Lufthansa e de la para o Brasil pela Tam, quais são as regras que eu devo seguir em relação a peso, tamanho da bagagem essas coisas?
      2. Essa é a minha primeira viagem de avião e queria saber em relacão a milhagens, eu vim Tam – Lufthansa e vou voltar Lufthansa – Tam, com quem que eu devo procurar saber sobre milhagens com a Tam ou Lufthansa?
      3. Quais são os limites peso para bagagem acompanhada e bagagem de mão na Tam e Lufthansa?
      Desde já agradeço a ajuda.
      Alexandre Ferreira

      ==========================
      Resposta à pergunta:
      BAGAGEM: é o mesmo da ida, que deve ser 2 x 32kgs para as duas companhias. 158 cm de dimensão máximo, que é o tamanho padrão das malas de viagem grandes. Ou seja, você só irá ultrapassar se levar caixas grandes como bicicletas ou televisores
      A Bagagem de mão é de 5kgs pela TAM (ou seja, não adianta levar mais pela Lufthansa – mas raramente é pesado – ficando mais limitado ao volume do que outra coisa 115cm lineares).
      Lembre-se que compras no DutyFree de líquidos maiores de 100ml em Cingapura ou Frankfurt deverão ser despachados. Não pelo peso, mas por vedação de carregar líquidos em vôos internacionais.
      MILHAGEM: você poderá optar qual companhia quer colocar as milhas. Na hora do check-in, apresente o número de milhagem para que seja acrescentado a esse vôo (na escala também, se houver novo check-in em Frankfurt). Ou você poderá fazer depois, no site da TAM.

    27. Fernanda Oliveira says:

      Bom dia, eu e minha família vamos para os EUA agora em Janeiro pela American e gostaria de tirar umas dúvidas:
      1- O limite da bagagem de mão é 18kg pela american? Mas isso vale para GOL ou TAM quando eu voltar pra cá?
      2- Quanto pagamos pelo excesso de peso na bagagem de mão? E quanto pagamos pelo excesso acima de 32kg nas malas despachadas? São duas de 32kg? Ficando 64kg a soma?
      3- Meu pai quer levar bebida para lá… ele pode retirar a bebida da garrafa de vidro e colocar em outra de plastico para melhor vedação?
      4- Quero levar meu notebook, uma maquina digital e um gps para utilizar lá… devo declarar aqui no aeroporto a saída temporária de bens desses ítens? (só o gps é novo, o resto é visivelmente usado)
      Obrigado

      ======================
      Resposta à pergunta:
      1- É, tem esse problema quando o vôo não é direto: Cada companhia aérea faz o limite de bagagem de mão.
      No Brasil, quase todas limitaram a 5kgs. Não pode levar 18kgs como na American. Nem na ida, nem na volta.
      2- Babagem de mão não paga excesso: ela vai despachada se for muito grande ou pesada. Aí paga o excesso de bagagem despachada, se for o caso.
      Na bagagem despachada, o excesso é por peso (acima de 32kgs) ou por volume (a partir da 3ª mala), variando de $100 a $150.
      São 2 malas de 32kgs cada, ou seja, total de 64kgs por pessoa (é muita bagagem…). Mas não pode fazer 33 em uma e 31 na outra. Vai pagar excesso na de 33, mesmo que a soma seja 64. Para resolver isso, compre uma pequena balança de pesca ou de pesagem de bagagem.
      3 – O problema de tirar da embalagem é que ninguém saberia o que é. Pode ser até confiscado porque ninguém saberá do que se trata. Leve a garrafa fechada e lacrada. Forre com plastico bolha e ainda coloque em 2 sacos plásticos bem fechados (se quebrar, ela não vaza na roupa que está na mala). Acondicione a garrafa no meio de roupas (ou enrole com roupa), nunca deixando ela na beirada das malas (onde sofre maiores choques).
      4 – Notebook: se for importado, sem nenhuma indicação no lado inferior de que foi montado no Brasil, então depende do valor e modelo. Se for bem antigo e com teclado em português, pode ser que não tenha problema (isso só não é nenhuma garantia). NÃO EXISTE mais a declaração na Receita Federal antes de viajar. Agora, tudo que é importado, mesmo usado ou trazido em outra viagem, CONTA PARA FINS DE COTA e importação.
      Celular, máquina e GPS OK, está liberado para levar e trazer sem incluir na cota.

    28. Luciana says:

      Olá,
      Vou com meu filho (6anos) e meu marido para Florianópolis pela WEBJET, cada um de nós teríamos direito a uma mala de 23Kg. Estou fazendo uma mala só para os trÊs se ultrapassar os 23Kg pagarei excesso ou terá que ser 3 malas?????
      Obrigada
      Luciana

      ==========================
      Resposta à pergunta:
      Não há uma regra definida, em geral fazem por cortesia e não por existir regra.
      Muitos deixam ultrapassar 23kgs, mas não pode ser muito mais. Se for muito mais que isso, leve uma sacola maleável suplementar ou capriche mais na bagagem de mão (são 5kgs, mas muitas vezes não se pesa, apenas tome cuidado com o tamanho dessa bagagem de mão, que não pode ultrapassar os 115cm lineares, é como uma sacola de academia de ginástica).

    29. suzana says:

      Estou indo para Israel em janeiro/2012;só quero levar a bagagem de mão ;o que posso levar para passar 10 dias?
      Qual a melhor mala de bordo,seria a sansoneide?
      obrigada Suzana

      ======================
      Resposta à pergunta:
      Primeiro, depende da companhia aérea, pois muitas deixa levar apenas 5 a 7 kilos, o que é muito pouco para os 10 dias.
      Para essa quantidade de dias, precisa de uns 10 kilos, se considerar que você não vai lavar roupa lá. (precisa um mínimo de 5 camisetas, um casaco – depende se irá fazer frio – 3 calças e roupa íntima, além de artigos de higiene). A própria mala de bordo a ser usada, nesse caso, deve ser leve. As malas com rodas tem, no mínimo, 3 kilos de peso. Sugiro então uma sacola de alça, não muito grande, que chama pouca atenção da companhia aérea e cabe bastante coisa.

    30. Pedro Guimaraes de Barros says:

      Ola, morei um ano na Alemanha e aqui comprei um capacete para uso proprio e gostaria de leva-lo para o brasil, posso leva-lo na mao dentro do aviao, (nao tenho nota fiscal do mesmo pois faz mais de 9 meses q o comprei)??
      =========================
      Resposta à pergunta:
      Pode levar, não tem problema

    31. Paula says:

      Olá, A minha mala de mão tem 118cm totais. Tem problema??? Isso acontece se eu colocar algo lá e esticar o bolso lateral. Ele não será utilizado.
      =====================
      Resposta à pergunta:
      Em geral, não tem problema. Mas algumas empresas (na Europa principalmente) pedem para colocar em um recipiente de medidas (ou seja, não são 115cm total, mas medidas exatas de largura, altura e profundidade). Ver os sites das companhias aéreas.

    32. Silvia says:

      Num voô para Florianópolis de SP Gol posso levar a mala que será despachada, mais a mala de mão de até 5kilos e mais a bolsa feminina de ombro? Obrigada!
      ============================
      Resposta à pergunta:
      Pode.

    33. Regiane says:

      Olá, estou indo para Espanha nunca fiz viagem internacional,e gostaria de saber quais itens posso levar na bagagem de mão e como transportar maquiagem,perfume,sobretudo ,logo porque estarei saindo se Salvador- Bahia “muito calor”O que fazer? Me ajude!!!
      2011/11/25 at 7:09 am
      Olá , boa tarde!
      Vou viajar para Espanha pela Air Europa, e lá especificam as bagagens de porão assim: 2 peças/32kg c/u …o quer dizer que as 2 malas terão que pesar ao todo 32kg? Me ajude!!!Por favor!

      ========================
      Resposta à pergunta:
      Você pode levar na mão a especificação de peso da companhia aérea, sendo uma peça de até 115cm (sacola grande, mala pequena, mochila) e uma peça que caiba abaixo do assento (bolsa, sacola pequena). Não pode haver líquidos com mais de 100ml, os quais devem estar em um saco ziplock. Ao chegar na área de segurança do aeroporto, retire o saco ziplock da bolsa e deixe na bandeja plástica.
      O sobretudo você pode carregar na mão… se implicarem, vc veste ele. Mas lembre-se de não exagerar, porque o excesso de peças pode te complicar ao chegar no seu destino e pode atrapalhar outros passageiros.
      A bagagem é 32 kilos cada. São 64 kilos, o que te deixa levar até seu sobretudo na bagagem despachada.

    34. Anette says:

      Olá.. estou indo morar no Canadá (Toronto) e a minha intenção é ficar 2 anos… Sei que posso levar 2 malas de 32KG + a de mão… Mas terei que levar a terceira mala pois é muita coisa e volume… Minha reserva foi pela United mas o voo sera operado pela Continental fazendo conexão nos Estados Unidos. Depois pegarei outro avião reservado pela United também, mas operado pela Air Canada. Entrei em contato com a United, e eles me disseram que terei que pagar pela terceira mala até 32 kg também, o valor de U$ 150,00, é esse mesmo o valor? Outra coisa, esqueci de falar para a atendente da United que o voo sera pela continental, será que a regra é a mesma? Se eu pagar esse valor pela bagagem extra aqui no Brasil, na hora da conexão para a Air Canada, terei que pagar de novo? Muito obrigada desde já.
      ============================
      Resposta à pergunta:
      Exatamente, a partir da terceira mala você paga o excesso de bagagem. Em geral, varia de $100 a $200, depende da companhia aérea.
      A regra é a mesma para todos os vôos (é considerado como se fosse um só). Paga só um excesso.
      Lembre-se, ainda, que é permitido uma bagagem de mão de até 115cm, o que talvez lhe ajudasse para reduzir o número de sua bagagem e uma sacola de mão que caiba abaixo do assento. Esses itens não são pesados pela companhia aérea (vai o que couber dentro).
      (outra sugestão é usar aqueles sacos herméticos à vácuo, que você reduz o volume da roupa com ajuda de um aspirador de pó). Todavia, veja antes de embarcar o peso exato de sua bagagem, através de uma balança, para que não ultrapasse os 32kgs, uma vez que o excesso de peso custa também $150 dólares.

    35. junior says:

      ola estou indo embora para o brasil de portugal tenhu uma duvida vou levar 6 malas sendo 3 passagens de 23kg cada as bagagens de mao tem que ter ate 5 kg mais uma mala feminina pode sercontada como bagagen de mao onde so vai documentos? e outr coisa tenhu uma filha de 2 anos e meio e ela ainda nessesita muto do leite se eu levar aquelas embalagens (caixnhas) e biscoitos sera que terei problema por ser liquido, me esclareçam isso se puderem se fazem o favor.
      =========================
      Resposta à pergunta:
      A restrição de líquidos está menor, pode levar até o leite preparado na mamadeira (embora a comissária de bordo irá lhe auxiliar se precisar fazer o preparo na hora), mas na porta de segurança do aeroporto tem que estar separado da bagagem de mão, para mostrar ao fiscal de segurança.
      Bagagem: são 2 malas despachadas por pessoa adulta ou criança pagante. Bebês não pagantes depende da companhia aérea (em geral, restrito a 10kgs de bagagem).
      Bagagem de mão: são dois itens por pessoa – uma bolsa que caiba debaixo do assento e outra de até 115cm que vai no compartimento superior. Como você tem neném de colo, pode levar ainda outra bolsa para a criança.

    36. Natália says:

      Boa tarde,
      Viajarei para Argentina e gostaria de saber se essas bolsas femininas que usamos no dia-a-dia é considerada bagagem de mão? Caso não seja, há também alguma consideração em relação a peso e dimensão? Obrigada.

      ======================
      Resposta à pergunta:
      Sim, a bolsa é um dos itens que podem ser levados como bagagem de mão.
      São dois itens: um de dimensão máxima de 115 cm (uma pequena mala ou sacola de viagem), que será guardado no bagageiro acima; e outro segundo item que caiba embaixo do assento (bolsas, mesmo grandes, pequenas sacolas ou mochilas).
      O peso máximo da bagagem que guarda no lado de cima é de 5kgs, depende do limite da companhia aérea.

    37. jeferson says:

      obrigado pela resposta.
      ocorre que os trogloditas do controle de segurança do aeroporto salgado filho não só retiveram o mel como um policial federal ao ouvir minha reclamação tentou me intimidar ameaçando não me permitir viajar.
      eles exerceram o papel que incumbiria às autoridades sanitárias …. do uruguay.
      de toda forma, agradeço tua resposta
      obrigado novamente.

      =============================
      Resposta à pergunta:
      Ah, desculpe o equívoco, você se referia a trazer na BAGAGEM DE MÃO
      Não pode levar LÍQUIDOS na bagagem de mão, nem gel. Acho que eles enquadraram como sendo líquido.
      Contudo, deveriam ter lhe dado a possibilidade de despachar esse item. Como bagagem despachada, por levar tranquilamente.
      http://www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/resolucao07.pdf

    38. Carlos Salla says:

      Oi boa tarde!
      Estou indo para Orlando em Janeiro 2012 com a minha esposa e filha e gostaria de tirar algumas duvidas:
      1º Posso trazer um Home Theater Soundbar Speaker System com Subwoofer na bagagem de mão?
      2º Caso não como devo fazer para trazer?
      3º Os $500 são por pessoa ou por grupo familiar
      4º Posso trazer 30 miniaturas colecionáveis na escala 1:64 de automóveis?
      5º Preciso registrar a camera fotográfica de minha filha no embarque?
      Um abraço e muito obrigado pelas orientações
      Carlos Salla

      ======================
      Resposta à pergunta:
      1 e 2) Depende de quanto a companhia aérea deixa levar na bagagem de mão e o peso do aparelho. Se você deixar de forma bem compacta, poderia conseguir levar na bagagem de mão sim. Porém, se houver alguma escala no Brasil, haverá uma restrição de peso (5kgs por pessoa). Se a viagem de retorno for pela TAM, você deverá despachar seu home-theater ou dividí-lo em várias partes para que cada um carregue uma parte.
      3) São $500 por pessoa. Mas não pode somar tudo para um único objeto. Por exemplo, comprar um computador de $1500 e usar três cotas… Uma pessoa teria que declarar os $1000 excedentes.
      4) Você terá que dividir nas malas dos demais viajantes. O limite de itens abaixo de $10 é 20 unidades, que é muito pouco, mas a Fiscalização só irá realmente contar item por item se houver muitos parecidos… por isso precisa espalhar pelas malas.
      art. 33 da IN 1059 de 2010: V – bens não relacionados nos incisos I a IV, de valor unitário inferior a US$ 10.00 (dez dólares dos Estados Unidos da América): 20 (vinte) unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 (dez) unidades idênticas; e
      5) Não existe mais a declaração de bens importados na Receita Federal do aeroporto. Vale lembrar, contudo, que agora é expressamente permitido e isento de tributos bens importados que são condizentes com o uso pessoal na viagem, exceto notebook e filmadora. Ou seja, você pode comprar ou levar bens importados eletrônicos pequenos como maquina fotográfica, gravador digital, etc, e relógios, produtos de perfumaria, etc…

    39. jeferson says:

      viajarei de são paulo a montevideo, e gostaria de saber se posso levar na bagagem de mão 1 pote com 1 Kg de mel industrializado, devidamente acondicionado.
      obrigado

      ===============================
      Resposta à pergunta:
      Pode trazer.
      A importação de vegetais, partes, produtos e subprodutos está condicionada ao cumprimento de requisitos fitossanitários estabelecidos com base na categorização e análise de risco pragas. Reduzem o risco de introdução de novas pragas no País e protegemas áreas agrícolas e nativas do Brasil.
      Produtos da categoria 0: aqueles que, mesmo sendo de origem vegetal, não necessitam de controle fitossanitário e não veiculam pragas. Fazem parte dessa categoria: óleos, frutos em calda, gomas açúcares, carvão vegetal, celulose, sucos, melaço, corantes, congelados e enlatados.

      http://www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/vegetal/importacao/requisitos-fitossanitarios

    40. Marilene Jatoba Botelho says:

      Estou indo para o Brasil, de Toronto no Canada, e gostaria de saber se posso levar na bagagem de mao um conjunto de vidrinhos com diversos temperos secos para cozinha: louro seco, pimenta vermelha, alho moído, cu unho, sal etc….
      ============================
      Resposta à pergunta:
      Pode levar.

    41. Karla says:

      Boa Noite!
      Estou de viagem marcada em novembro para Buenos Aires e tenho algumas duvidas:
      -A maquina fotografica que irei levar daqui para uso pessoal, é necessario declarar no embarque??
      -Com relação ao procedimento para entrar no duty free, no momento do embarque aqui no Brasil, é necessario fazer o check-in primeiro e so depois entrar nele??? Pretendo chegar com bastante antecedencia ao Aeroporto para fazer algumas compras de uso pessoal no duty free.Vou levar uma mala, uma mochila e uma bolsa de mão com itens pessoais.
      -Quais são as quantidades de cada produtos dentro da cota de U$ 500 no free shop brasileiro,que posso comprar?
      Grata pela atenção!
      Karla Ramos

      ===================================
      Resposta à pergunta:
      Desde outubro de 2010, não existe mais a declaração de bens antes do embarque. É livre levar a máquina fotográfica (sendo a única).
      Duty Free – apenas após embarque. Porém, o Duty free da ida é diferente da saída, é menor e com menos produtos. Em Buenos Aires idem. Os DutyFrees do retorno são melhores e tem isenção adicional de $500.
      Free Shop na ida: você pode comprar os produtos, mas eles entram na cota normal de compras no exterior (não há isenção especial)
      Free Shop da volta: 1) de Buenos Aires: entra na cota normal de compras no exterior (isento até $500, somadas todas as compras no exterior) 2) da cidade de chegada: entra em isenção adicional de $500 dólares, além dos $500 dólares isentos de compras normais no exterior.
      Não se esqueça de não deixar líquidos na bolsa de mão. Líquidos até 100ml podem ser carregados na mão, mas devem ser colocados em saquinhos plásticos ZIP LOCK, fora da bolsa, para que você consiga passar pela segurança do aeroporto.

    42. Adalberto Santos says:

      Uma pergunta mais posso trancar as mala com cadeados comuns?
      Novamente obrigado!
      Adalberto
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Sim, mas se precisarem abrir para fins de segurança, irão quebrar o cadeado. O melhor é usar um cadeado com selo TSA (órgão de segurança norte-americano), que possui chaves mestras para a segurança do aeroporto.

    43. Adalberto Santos says:

      Olá Bom dia!
      1-Estou na Espanha e Pretendo levar para o Brasil doze garrafas de vinho em minha bagagem despachada, totalizando 9 litros, estando pouco abaixo dos 500 U$. Pelas informações do site ví que é possível, estarão divididas em 2 caixas com 6 garrafas cada e de rótulos diferentes como o sugerido se ultrapassar essa quantidade quais são as consequencias?
      2-também gostaria de levar um capacete como bagagem de mão (dentro de uma mochila) é possivel e permitido?
      3- O capacete está novo só tem 10 dias de uso, o problema é que ele ultrapassa o valor de U$ 500 doláres. Gostaria de saber se ele está enquadrado em objetos de uso pessoal?
      Desde agradeço a atenção!
      O SITE É ÓTIMO POIS TIRA MUITAS DE NOSSAS DÚVIDAS!
      Obrigado!
      Adalberto Santos

      =============================
      Resposta à pergunta:
      Até 12 litos está OK trazer as bebidas (só não pode trazer acima de 30% teor alcóolico, aliás, a legislação é até um percentual menor). Vinho está OK.
      Capacete também não tem problema. Sobre levar na bagagem de mão, pode se não for muito pesado (se fizer escalas no Brasil, lembre-se que são apenas 5kgs. Se desembarcar direto aqui, o peso é o da companhia aérea estrangeira, mas não creio que terá problemas).
      Entendo que sim, o capacete é item de uso pessoal… Mas se não for, não é por isso que a Receita Federal vai te parar.

    44. reginaldo says:

      Bom dia,
      Gostaria de saber se posso levar um litro de whiskey em vôo nacional (sp-belo horizonte-porto seguro). Se for possível, eu posso levá-lo em bagagem de mão ou despacha-lo?
      Obrigado
      Reginaldo
      ===============================
      Resposta à pergunta:
      Bebidas apenas na mala despachada. Não há vedação para que você leve bebidas na bagagem.

    45. Cristiane Rodrigues says:

      Estaou viajando pra Buenos Aires esta semana. Gostaria de saber se os produtos de higiene pessoal coo shampoo, perfume etc podem ser acondicionados em necessaires transparentes ou apenas em sacos ziplock como está no texto.
      ==========================
      Resposta à pergunta:
      O texto se refere à bagagem de mão (aquele que você não despacha). Na bagagem despachada tanto faz ser a necessaire ou solto. Não precisa de zip lock.
      Na bagagem de mão você tem que colocar em zip lock (não serve carregar a necessaire) e não pode ter mais de 100ml cada frasco e não ultrapassar o total de 1 litro (no exterior é um litro apenas).

    46. elizangela says:

      Vou viajar no próximo dd 12, para palmas-to, gostaria de saber se bolsa feminina, de ombro,aquela que colocamos carteiras,docomentos e outros é considerada bagagem de mão?
      =======================
      Resposta à pergunta:
      É considerado “item pessoal”, você ainda pode levar uma outra mala de até 115cm de dimensão linear total.

    47. Rui Silva says:

      ola boa noite, qual é a medida máxima das malas para porão, comprimento, altura e largura
      =========================
      Resposta à pergunta:
      São 158 cm lineares (somar a altura + largura + profundidade)

    48. Maria Clara says:

      Olá.
      Sábado pela manhã viajarei ao Rio de Janeiro, saindo de São Paulo, voo pela WebJet.
      Não queria ter minha mala despachada, mas não sei qual o limite de peso para bagagem de mão. No caso, levaria minha mala e mais uma bolsa com coisas pessoais.
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Desculpe pela demora. Todas as companhias nacionais deixam levar 5kgs de bagagem de mão. É o padrão da Anac.

    49. antonela says:

      boa noite gostaria de saber se posso levar um pacote de nescau e preparo para bolo os dois produtos são po, é que vou para usa em maio desde de já obrigada
      ==============================
      Resposta à pergunta:
      Depende para onde você for levar. Aqui no Brasil é permitido, mas mantenha na embalagem original.
      Não deixe a mala trancada, em razão de possível inspeção no aeroporto (ou use um cadeado aprovado pela TSA, que permite abertura por chaves-mestras.)
      Também não deixe coisas de valor na mesma mala.

    50. Eduarda says:

      Olá,

      Faço viagens com uma certa frequencia e estou achando super interessante o seu site!
      Parabéns!
      Eu tenho um blog que fala um pouco sobre uma época deste ano em que vivi na Europa…
      eu diria que foi um mini mochilão!

      Vou recomendar seu site para os meus amigos que assim como eu sempre precisão de algumas boas dicas de viagem!

      Att,

      Duda Polibiano

    51. Geraldo Freitas says:

      Olá, tenho rinite e bronquite de fundo alérgico (ácaros), faço uso há muito tempo (por isso não tenho receita recente), quando em crise, de xarope bronco-dilatador e descongestionante nasal. Esses medicamentos especificamente e outros como anti-térmicos, dor de cabeça, anti-ácidos etc, serão levados na bagagem de mão ou despachada na mala de porão??? Há necessidade da receita atualizada???
      Nossa viagem compreenderá Uruguai, Argentina e Chile.
      Obrigado.

      ================================
      Resposta à pergunta:
      (Com atraso em razão de férias)
      Pode levar na bagagem de mão, sem problemas. Receita só se o medicamento for controlado.

    52. milene says:

      olá, vou a cuba em julho e minha grande dúvida é sobre os remédios.me disseram que eles são rigorosos e que preciso levar receita em português e espanhol pra todos eles, antitérmico, para enjoos, digestivos, etc..nenhum é controlado.mas na dúvida vou pedir receita inclusive para descongestionante.alias vão todos na mala de mão. Essa informação está correta? Tem algum problema de irem na mala de mão? E sobre quantidade? Talvez eu use dois saquinhos de fecho, alguma restrição?
      obrigada

      ===================================
      Resposta à pergunta:
      Os saquinhos para líquido é apenas UM por viajante, não mais que 1 litro de líquidos.
      O site da Aduana de Cuba não está funcionando, por isso não tem informações oficiais.
      Sugere-se apenas os seguintes cuidados para remédios: não ultrapassar 10kgs de remédios, manter em embalagens originais lacradas. Mais seguro com receita médica, dependendo do tipo de remédio (mais fortes, como analgésicos mais fortes do que dipirona ou tylenol).~Recomenda-se, ainda, levar na bagagem de mão (separada da bagagem despachada).

    53. cristof fereira nunes says:

      boa noite, estarei viajando agora dia 30 de julho para alemanha em casa de minha companheira, ela gostaria que eu leve a ela dois litros de refrigerante , por que lá não tem o nosso guarana, seria possivel levar? obrigado
      ==========================
      Resposta à pergunta:
      Pode levar, só que tem que ser na bagagem despachada, ok?
      Como o refrigerante tem gás e vai haver variação na pressão do ar, prefira refrigerante em lata ou pequenas garrafas pets, assim você não perde a garrafa inteira se estourar.

    Escreva um comentario

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification