Bagagem de mão

by • 29/12/2007 • BagagemComments (205)171559

+
-


Print Friendly

(Atualização: março de 2010)
Descrição adicional: carry-on baggage, hand luggage, produtos permitidos na bagagem de mão, bagagem de bordo
=============================================================
TAMANHO
O padrão internacional é de 115cm (altura +largura + comprimento). A maioria dos fabricantes de malas de mão já seguem o padrão. Verifique se as malas com expansores também irão obedecer ao tamanho máximo

PESO
A bagagem de mão varia para cada companhia aérea. Algumas deixam pouco peso (como a TAM e Gol: 5kgs) e outras deixa levar uma mala inteira (American e United: 18kgs), mas a média é de 10kgs. Convém o passageiro ver esses detalhes na hora de comprar a passagem, isso pode fazer muita diferença depois, especialmente porque as multas para excesso são altas.

Em relação a peso e tamanho, as malas com rodinhas (roll-on bags) chamam mais atenção no check-in e, geralmente, tem o peso limite confirmado pela atendente. Usualmente, as companhias pedem que o passageiro coloque uma etiqueta de identificação, com nome e telefone, em sua bagagem de mão.

VALORES e DUTY FREE
Em geral, items comprados depois da área de inspeção e segurança dos aeroportos (Duty Free) não tem restrição de peso e segurança, podem ser levados normalmente. Porém, quanto ao valor permitido na Alfândega, os items comprados no exterior entram dentro da quota brasileira de isenção ($500 dólares). Items comprados no Brasil são contados em outro limite (mais $500). Nos Estados Unidos, fazendo conexão para a Europa, não é permitido comprar itens líquidos de mais de 100ml.

SEGURANÇA
Não se deve, sob hipótese alguma, deixar a bagagem de mão sozinha em qualquer parte do aeroporto. Não deixe aos cuidados de terceiros. Em virtude de medidas de segurança, largar a mala de mão, desacompanhada, pode ser visto como crime.

CONTEÚDO:
Líquidos, sprays e aerosols para higiene/beleza devem ser dispostos em um saco plástico transparente com ziper (pequeno, de até 1 litro – 20cm x 20cm). O conteúdo total não pode ultrapassar 2 litros e cada frasco não pode ter mais de 100ml. Procure comprar itens já fabricados em tamanhos menores (pasta de dentes, gels, etc). Isso também vale para comidas que tenham aspecto pastoso e líquido (cremes, pastas, bebidas, etc.).
Produtos restritos a 100ml e que devem estar em saco plástico ziplock: xampu, creme dental, enxaguante bucal, cremes, gels, gloss líquido, bebidas, iogurtes, misturas de sólidos com líquidos, perfumes, óleos, desodorantes – incluindo roll-on, xaropes, sprays, sopas, enlatados com líquidos, queijos e pastosos.
O recomendável é não levar produtos desse gênero na mão, mas despachá-las.
Esse saco plástico (um por passageiro) deve ser colocado na bandeja de inspeção, na área de segurança do aeroporto (screening checkpoint).
Remédios estão liberados para serem levados na bagagem de mão. Mas, se forem líquidos, deixe separado.

OUTROS ITENS:
Além da mala de bordo, os passageiros podem levar mais algum item na mão, como seu casaco ou o laptop.
Em esquemas rígidos de segurança, aeroportos permitirão apenas um item na mão. Em tempos mais brandos, permitem até 2 itens, mas isso pode mudar de aeroporto para aeroporto.

Veja a lista de outros items que podem ser levados na mão:

Itens permitidos para adultos ou crianças.

Uma bolsa de mão, ou maleta, ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro, ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;

  1. Um sobretudo, manta ou cobertor;

  2. Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);

  3. Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;

  4. Material de leitura para viagem;

  5. Alimentação infantil para consumo durante a viagem;

  6. Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

  7. Instrumentos musicais ( desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança).

  8. Isqueiros cujo combustível seja fluido. (apenas em bagagem de mão)

ITENS PROIBIDOS
• Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete etc.;
• Fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás, tipo maçarico (não podem ser transportados no interior de bagagens de mão e/ou bagagens despachadas).

Outros Posts relacionados:

  • Fazendo as malas
  • Alfândega: valores máximos, mercadorias permitidas
  • Fazendo as Malas
  • Limite de Peso de Bagagens
  • Pin It

    Related Posts

    205 Responses to Bagagem de mão

    1. Natália disse:

      Boa tarde,
      Viajarei para Argentina e gostaria de saber se essas bolsas femininas que usamos no dia-a-dia é considerada bagagem de mão? Caso não seja, há também alguma consideração em relação a peso e dimensão? Obrigada.

      ======================
      Resposta à pergunta:
      Sim, a bolsa é um dos itens que podem ser levados como bagagem de mão.
      São dois itens: um de dimensão máxima de 115 cm (uma pequena mala ou sacola de viagem), que será guardado no bagageiro acima; e outro segundo item que caiba embaixo do assento (bolsas, mesmo grandes, pequenas sacolas ou mochilas).
      O peso máximo da bagagem que guarda no lado de cima é de 5kgs, depende do limite da companhia aérea.

    2. jeferson disse:

      obrigado pela resposta.
      ocorre que os trogloditas do controle de segurança do aeroporto salgado filho não só retiveram o mel como um policial federal ao ouvir minha reclamação tentou me intimidar ameaçando não me permitir viajar.
      eles exerceram o papel que incumbiria às autoridades sanitárias …. do uruguay.
      de toda forma, agradeço tua resposta
      obrigado novamente.

      =============================
      Resposta à pergunta:
      Ah, desculpe o equívoco, você se referia a trazer na BAGAGEM DE MÃO
      Não pode levar LÍQUIDOS na bagagem de mão, nem gel. Acho que eles enquadraram como sendo líquido.
      Contudo, deveriam ter lhe dado a possibilidade de despachar esse item. Como bagagem despachada, por levar tranquilamente.
      http://www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/resolucao07.pdf

    3. Carlos Salla disse:

      Oi boa tarde!
      Estou indo para Orlando em Janeiro 2012 com a minha esposa e filha e gostaria de tirar algumas duvidas:
      1º Posso trazer um Home Theater Soundbar Speaker System com Subwoofer na bagagem de mão?
      2º Caso não como devo fazer para trazer?
      3º Os $500 são por pessoa ou por grupo familiar
      4º Posso trazer 30 miniaturas colecionáveis na escala 1:64 de automóveis?
      5º Preciso registrar a camera fotográfica de minha filha no embarque?
      Um abraço e muito obrigado pelas orientações
      Carlos Salla

      ======================
      Resposta à pergunta:
      1 e 2) Depende de quanto a companhia aérea deixa levar na bagagem de mão e o peso do aparelho. Se você deixar de forma bem compacta, poderia conseguir levar na bagagem de mão sim. Porém, se houver alguma escala no Brasil, haverá uma restrição de peso (5kgs por pessoa). Se a viagem de retorno for pela TAM, você deverá despachar seu home-theater ou dividí-lo em várias partes para que cada um carregue uma parte.
      3) São $500 por pessoa. Mas não pode somar tudo para um único objeto. Por exemplo, comprar um computador de $1500 e usar três cotas… Uma pessoa teria que declarar os $1000 excedentes.
      4) Você terá que dividir nas malas dos demais viajantes. O limite de itens abaixo de $10 é 20 unidades, que é muito pouco, mas a Fiscalização só irá realmente contar item por item se houver muitos parecidos… por isso precisa espalhar pelas malas.
      art. 33 da IN 1059 de 2010: V – bens não relacionados nos incisos I a IV, de valor unitário inferior a US$ 10.00 (dez dólares dos Estados Unidos da América): 20 (vinte) unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 (dez) unidades idênticas; e
      5) Não existe mais a declaração de bens importados na Receita Federal do aeroporto. Vale lembrar, contudo, que agora é expressamente permitido e isento de tributos bens importados que são condizentes com o uso pessoal na viagem, exceto notebook e filmadora. Ou seja, você pode comprar ou levar bens importados eletrônicos pequenos como maquina fotográfica, gravador digital, etc, e relógios, produtos de perfumaria, etc…

    4. jeferson disse:

      viajarei de são paulo a montevideo, e gostaria de saber se posso levar na bagagem de mão 1 pote com 1 Kg de mel industrializado, devidamente acondicionado.
      obrigado

      ===============================
      Resposta à pergunta:
      Pode trazer.
      A importação de vegetais, partes, produtos e subprodutos está condicionada ao cumprimento de requisitos fitossanitários estabelecidos com base na categorização e análise de risco pragas. Reduzem o risco de introdução de novas pragas no País e protegemas áreas agrícolas e nativas do Brasil.
      Produtos da categoria 0: aqueles que, mesmo sendo de origem vegetal, não necessitam de controle fitossanitário e não veiculam pragas. Fazem parte dessa categoria: óleos, frutos em calda, gomas açúcares, carvão vegetal, celulose, sucos, melaço, corantes, congelados e enlatados.

      http://www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/vegetal/importacao/requisitos-fitossanitarios

    5. Marilene Jatoba Botelho disse:

      Estou indo para o Brasil, de Toronto no Canada, e gostaria de saber se posso levar na bagagem de mao um conjunto de vidrinhos com diversos temperos secos para cozinha: louro seco, pimenta vermelha, alho moído, cu unho, sal etc….
      ============================
      Resposta à pergunta:
      Pode levar.

    6. Karla disse:

      Boa Noite!
      Estou de viagem marcada em novembro para Buenos Aires e tenho algumas duvidas:
      -A maquina fotografica que irei levar daqui para uso pessoal, é necessario declarar no embarque??
      -Com relação ao procedimento para entrar no duty free, no momento do embarque aqui no Brasil, é necessario fazer o check-in primeiro e so depois entrar nele??? Pretendo chegar com bastante antecedencia ao Aeroporto para fazer algumas compras de uso pessoal no duty free.Vou levar uma mala, uma mochila e uma bolsa de mão com itens pessoais.
      -Quais são as quantidades de cada produtos dentro da cota de U$ 500 no free shop brasileiro,que posso comprar?
      Grata pela atenção!
      Karla Ramos

      ===================================
      Resposta à pergunta:
      Desde outubro de 2010, não existe mais a declaração de bens antes do embarque. É livre levar a máquina fotográfica (sendo a única).
      Duty Free – apenas após embarque. Porém, o Duty free da ida é diferente da saída, é menor e com menos produtos. Em Buenos Aires idem. Os DutyFrees do retorno são melhores e tem isenção adicional de $500.
      Free Shop na ida: você pode comprar os produtos, mas eles entram na cota normal de compras no exterior (não há isenção especial)
      Free Shop da volta: 1) de Buenos Aires: entra na cota normal de compras no exterior (isento até $500, somadas todas as compras no exterior) 2) da cidade de chegada: entra em isenção adicional de $500 dólares, além dos $500 dólares isentos de compras normais no exterior.
      Não se esqueça de não deixar líquidos na bolsa de mão. Líquidos até 100ml podem ser carregados na mão, mas devem ser colocados em saquinhos plásticos ZIP LOCK, fora da bolsa, para que você consiga passar pela segurança do aeroporto.

    7. Adalberto Santos disse:

      Uma pergunta mais posso trancar as mala com cadeados comuns?
      Novamente obrigado!
      Adalberto
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Sim, mas se precisarem abrir para fins de segurança, irão quebrar o cadeado. O melhor é usar um cadeado com selo TSA (órgão de segurança norte-americano), que possui chaves mestras para a segurança do aeroporto.

    8. Adalberto Santos disse:

      Olá Bom dia!
      1-Estou na Espanha e Pretendo levar para o Brasil doze garrafas de vinho em minha bagagem despachada, totalizando 9 litros, estando pouco abaixo dos 500 U$. Pelas informações do site ví que é possível, estarão divididas em 2 caixas com 6 garrafas cada e de rótulos diferentes como o sugerido se ultrapassar essa quantidade quais são as consequencias?
      2-também gostaria de levar um capacete como bagagem de mão (dentro de uma mochila) é possivel e permitido?
      3- O capacete está novo só tem 10 dias de uso, o problema é que ele ultrapassa o valor de U$ 500 doláres. Gostaria de saber se ele está enquadrado em objetos de uso pessoal?
      Desde agradeço a atenção!
      O SITE É ÓTIMO POIS TIRA MUITAS DE NOSSAS DÚVIDAS!
      Obrigado!
      Adalberto Santos

      =============================
      Resposta à pergunta:
      Até 12 litos está OK trazer as bebidas (só não pode trazer acima de 30% teor alcóolico, aliás, a legislação é até um percentual menor). Vinho está OK.
      Capacete também não tem problema. Sobre levar na bagagem de mão, pode se não for muito pesado (se fizer escalas no Brasil, lembre-se que são apenas 5kgs. Se desembarcar direto aqui, o peso é o da companhia aérea estrangeira, mas não creio que terá problemas).
      Entendo que sim, o capacete é item de uso pessoal… Mas se não for, não é por isso que a Receita Federal vai te parar.

    9. reginaldo disse:

      Bom dia,
      Gostaria de saber se posso levar um litro de whiskey em vôo nacional (sp-belo horizonte-porto seguro). Se for possível, eu posso levá-lo em bagagem de mão ou despacha-lo?
      Obrigado
      Reginaldo
      ===============================
      Resposta à pergunta:
      Bebidas apenas na mala despachada. Não há vedação para que você leve bebidas na bagagem.

    10. Cristiane Rodrigues disse:

      Estaou viajando pra Buenos Aires esta semana. Gostaria de saber se os produtos de higiene pessoal coo shampoo, perfume etc podem ser acondicionados em necessaires transparentes ou apenas em sacos ziplock como está no texto.
      ==========================
      Resposta à pergunta:
      O texto se refere à bagagem de mão (aquele que você não despacha). Na bagagem despachada tanto faz ser a necessaire ou solto. Não precisa de zip lock.
      Na bagagem de mão você tem que colocar em zip lock (não serve carregar a necessaire) e não pode ter mais de 100ml cada frasco e não ultrapassar o total de 1 litro (no exterior é um litro apenas).

    11. elizangela disse:

      Vou viajar no próximo dd 12, para palmas-to, gostaria de saber se bolsa feminina, de ombro,aquela que colocamos carteiras,docomentos e outros é considerada bagagem de mão?
      =======================
      Resposta à pergunta:
      É considerado “item pessoal”, você ainda pode levar uma outra mala de até 115cm de dimensão linear total.

    12. Rui Silva disse:

      ola boa noite, qual é a medida máxima das malas para porão, comprimento, altura e largura
      =========================
      Resposta à pergunta:
      São 158 cm lineares (somar a altura + largura + profundidade)

    13. Maria Clara disse:

      Olá.
      Sábado pela manhã viajarei ao Rio de Janeiro, saindo de São Paulo, voo pela WebJet.
      Não queria ter minha mala despachada, mas não sei qual o limite de peso para bagagem de mão. No caso, levaria minha mala e mais uma bolsa com coisas pessoais.
      ===========================
      Resposta à pergunta:
      Desculpe pela demora. Todas as companhias nacionais deixam levar 5kgs de bagagem de mão. É o padrão da Anac.

    14. antonela disse:

      boa noite gostaria de saber se posso levar um pacote de nescau e preparo para bolo os dois produtos são po, é que vou para usa em maio desde de já obrigada
      ==============================
      Resposta à pergunta:
      Depende para onde você for levar. Aqui no Brasil é permitido, mas mantenha na embalagem original.
      Não deixe a mala trancada, em razão de possível inspeção no aeroporto (ou use um cadeado aprovado pela TSA, que permite abertura por chaves-mestras.)
      Também não deixe coisas de valor na mesma mala.

    15. Eduarda disse:

      Olá,

      Faço viagens com uma certa frequencia e estou achando super interessante o seu site!
      Parabéns!
      Eu tenho um blog que fala um pouco sobre uma época deste ano em que vivi na Europa…
      eu diria que foi um mini mochilão!

      Vou recomendar seu site para os meus amigos que assim como eu sempre precisão de algumas boas dicas de viagem!

      Att,

      Duda Polibiano

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification